[Atualizado em 03/02/25]

Reservar sala para evento

 

 

A reserva de sala realizada no Núcleo de Gestão Técnico Administrativo é utilizada para estudantes, docentes e técnicos administrativos, sem acesso ao sistema de reserva e que tenham necessidade de reservar determinada sala do Centro, para utilização em algum evento, palestra, etc. 

 

Estuantes, Professores, Técnicos-Administrativos.

 (consulte a disponibilidade de dia e horario: https://reservascfp.ufrb.edu.br/day.php?area=3&room=59)

 

1ª etapa: Solicitar reserva de sala para evento

1 - Enviar e-mail para administrativo@cfp.ufrb.edu.br, em que no assunto deverá constar precisamente o texto “Pedido de reserva de sala”.

2 – O e-mail deverá conter as seguintes informações:

  • Informações detalhadas do pedido;
  • Nome da atividade;
  • Dia de sua utilização;
  • Horário de início e fim da atividade,
  • Identificação do solicitante e nº de matrícula.

 

2ª etapa  – Atendimento ou negativa da solicitação

O setor irá analisar o quadro de reservas de sala e verificar se a sala solicitada encontra-se disponível para uso e irá informar por email ao solicitante.

 

A solicitação deve ser feita com antecedência mínima de 72h antes da realização do evento. O retorno da solicitação (atendimento ou negativa) será em 48h.

 

Setor - Núcleo de Gestão Técnico Administrativo - NUGTEAD
Email - administrativo@cfp.ufrb.edu.br

Horário de Atendimento - 
Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Endereço - 
Pavilhão de Aulas da UFRB/Centro de Formação de Professores. AV. Nestor de Melo Pita, 535, Centro, Amargosa/BA. CEP 45.300-00 (Ver no mapa)

 

 

A reserva de sala realizada pela Coordenação da CAsA do DUCA é utilizada para docentes, discentes, técnicos administrativos e público em geral que tenham necessidade de reservar determinada sala do equipamento, para utilização em algum evento, palestra, etc. 

 

Professores, Estudantes, Técnicos-administrativos, Público em geral.

 

1ª etapa: Solicitar reserva de sala para Evento

1 - Acessar o site https://ufrb.edu.br/cfp/casadoduca e verificar disponibilidade de sala;

2 - Enviar e-mail para casadoduca@cfp.ufrb.edu.br, em que no assunto deverá constar precisamente o texto “Pedido de reserva de sala”.

3 – O e-mail deverá conter as seguintes informações:

  • Nome do solicitante;
  • Nome da atividade;
  • Descrição da atividade;
  • Data pleiteada para utilização do espaço;
  • Horário de início e fim da atividade.

 

2ª etapa  – Atendimento ou negativa da solicitação

 

A Coordenação da CAsA do DUCA avaliará as solicitações, às terças-feiras, em reunião de planejamento.

Setor - Centro de Artes de Amargosa: Diversidade, Universidade, Cultura e Ancestralidade - CAsA do DUCA
Email - casadoduca@cfp.ufrb.edu.br
Horário de Atendimento - 
Segunda à domingo, das 08:00 às 20:00 horas.
Endereço - 
Praça Iraci Silva (Praça do Cristo), s/nº, Centro, Amargosa/BA. CEP 45.300-00 (Ver no mapa)

[Atualizado em 03/02/25]

Solicitar Declaração de Nada Consta

[Atualizado em 03/02/25]

Atendimento Psicológico Individual

A atenção psicológica tem a missão de prestar atendimento psicológico à comunidade discente dos cursos de graduação presencial, observando as políticas públicas adotadas pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e promovendo ações de cuidado com foco na saúde mental do estudante universitário com a finalidade de auxiliá-lo em seu processo de adaptação ao contexto universitário e permanência com qualidade de vida. Os atendimentos são ofertados na modalidade individual, através do acolhimento especializado de demandas espontâneas e pontuais; e grupal por meio de grupos psicoeducativos com temas específicos conforme demanda identificada em cada centro de ensino a partir de um número limitado de encontros.

Estuantes

1ª etapa

Solicitar atendimento psicológico individual

O  estudante envia e-mail para a unidade informando seu nome completo e a matrícula ou se dirige a sala de atendimento do Núcleo de Gestão da PROPAAE no Centro.

Não há necessidade de documentação

Canais de prestação 

Núcleo de Gestão da PROPAAE no CFP

E-mail: nugcam@propaae.ufrb.edu.br

Presencial: Avenida Nestor de Melo Pita, 535 – Centro, Amargosa – BA, CEP: 45.300-000

 

2ª etapa

Agendamento e confirmação de presença ou justificativa de impossibilidade de comparecimento.

Um e-mail será enviado com a data e o horário do atendimento para o(a) discente. Este deve confirmar ou justificar a impossibilidade de sua presença na data sugerida.

Não é necessário apresentar documentação.

Canais de prestação – 

Núcleo de Gestão da PROPAAE no CFP

E-mail: nugcam@propaae.ufrb.edu.br

Presencial: Avenida Nestor de Melo Pita, 535 – Centro, Amargosa – BA, CEP: 45.300-000

 

3ª etapa

Comparecer ao local de atendimento no dia e horário agendado.

Realização do atendimento para prestar orientações ao (à) discente.

O(A) discente deve comparecer no dia e horário acordado para escuta acolhedora/orientações que possam ajudá-lo (a) em sua trajetória acadêmica.

Não é necessário apresentar documentação.

Canais de prestação

Núcleo de Gestão da PROPAAE no CFP

E-mail: nugcam@propaae.ufrb.edu.br

Presencial: Avenida Nestor de Melo Pita, 535 – Centro, Amargosa – BA, CEP: 45.300-000

Os interessados poderão contatar o Núcleo da PROPAAE do seu respectivo Centro para verificar os grupos de apoio disponíveis.

[Atualizado em 03/02/25]

Solicitar Atendimento/acompanhamento Social

O Serviço de Acompanhamento Social, executado pelos Assistentes Sociais dos Núcleos da PROPAAE nos Centros de Ensino, consiste em ações voltadas para apoiar os/as discentes, sobretudo aqueles em vulnerabilidade socioeconômica, na sua permanência na universidade, mediante atendimento individual ou em grupo, prestando-lhes orientações, realizando acompanhamentos, entrevistas, encaminhamentos à rede socioassistencial, entre outros.

As principais demandas são relativas a questões de saúde, conflitos familiares e questões econômicas.

Decreto 7.416 Regulamenta a Concessão de Bolsas para o Desenvolvimento de Atividades de Ensino e Extensão Universitária.

Informação complementar: o atendimento presencial encontra-se temporariamente suspenso em razão da necessidade de distanciamento social ocasionada pela Pandemia da Covid-19.

Os interessados poderão contatar o Núcleo da PROPAAE do seu respectivo Centro para verificar os grupos de apoio disponíveis.

Estuantes

1ª etapa

Solicitar atendimento psicológico individual

O  estudante envia e-mail para a unidade informando seu nome completo e a matrícula ou se dirige a sala de atendimento do Núcleo de Gestão da PROPAAE no Centro.

Não há necessidade de documentação

Canais de prestação 

Núcleo de Gestão da PROPAAE no CFP

E-mail: nugcam@propaae.ufrb.edu.br

Presencial: Avenida Nestor de Melo Pita, 535 – Centro, Amargosa – BA, CEP: 45.300-000

 

2ª etapa

Agendamento e confirmação de presença ou justificativa de impossibilidade de comparecimento.

Um e-mail será enviado com a data e o horário do atendimento para o(a) discente. Este deve confirmar ou justificar a impossibilidade de sua presença na data sugerida.

Não é necessário apresentar documentação.

Canais de prestação – 

Núcleo de Gestão da PROPAAE no CFP

E-mail: nugcam@propaae.ufrb.edu.br

Presencial: Avenida Nestor de Melo Pita, 535 – Centro, Amargosa – BA, CEP: 45.300-000

 

3ª etapa

Comparecer ao local de atendimento no dia e horário agendado.

Realização do atendimento para prestar orientações ao (à) discente.

O(A) discente deve comparecer no dia e horário acordado para escuta acolhedora/orientações que possam ajudá-lo (a) em sua trajetória acadêmica.

Não é necessário apresentar documentação.

Canais de prestação

Núcleo de Gestão da PROPAAE no CFP

E-mail: nugcam@propaae.ufrb.edu.br

Presencial: Avenida Nestor de Melo Pita, 535 – Centro, Amargosa – BA, CEP: 45.300-000

Os interessados poderão contatar o Núcleo da PROPAAE do seu respectivo Centro para verificar os grupos de apoio disponíveis.

[Atualizado em 03/02/25]
programa estudante apoiador

Programa estudante apoiador

O programa Estudante Apoiador é garantido através da Resolução CONAC 040/2013 e regulamentado pela Resolução CONAC 102/2023 e visa oferecer suporte ao estudantes com necessidade educacionais específica. 

As atribuições do Estudante Apoiador envolve:

  • Acompanhamento nas atividades em sala de aula;
  • Adaptação de materiais pedagógicos;
  • Aplicação de avaliação;
  • Auxilio na locomoção;
  • Ledor de textos em Língua Portuguesa ou em LIBRAS;
  • Transcritor;
  • Organização de rotina acadêmica;

Os Estudantes Apoiadores são selecionados através de Edital lançado pelo NUPI e pode ocorrer semestralmente ou sempre que houver demanda. São divididos em Estudantes Apoiadores Voluntários e Bolsistas com carga horaria semanal de 10 ou 20 horas. Preferencialmente, o NUPI mantém Estudantes Apoiadores dos mesmo cursos em que os estudantes apoiados estão matriculados.

Presencial: Rua Rui Barbosa, 710, Centro, Cruz das Almas - Bahia. CEP 44.380-000

Telefone:  (75) 99969-6146 WhatsApp Logo PNG Sem Fundo Transparente

Email: 

Área Administrativa
nupi@prograd.ufrb.edu.br

Serviço de Apoio aos Estudantes com Necessidades Educacionais Específicas ou com Deficiência
apoionee.nupi@prograd.ufrb.edu.br

Serviço Social para Estudante com Necessidades Educacionais Específicas ou com Deficiência
servicosocial.nupi@prograd.edu.br

Serviço de Tradução e Interpretação Libras/PROGRAD
libras@prograd.ufrb.edu.br ou Clique AQUI para solicitar o serviço

[Atualizado em 03/02/25]
programa estudante apoiador

Programa estudante apoiador

Este programa é garantido na Resolução CONAC UFRB 040/2013  e prevê que todo os estudantes com deficiência tenham um professor/professora tutor/a acadêmico. 

1. Sou estudante com deficiência, como faço para solicitar um professor tutor ou uma professora tutora? 

Primeiramente você precisa estar cadastrado entre os/as discentes atendididos/as pelo NUPI. Para se cadastrar acesse o SIGAA>Outros>Necessidades Educacionais Especificas>acessibilidade.pngSolicitar apoio ao NUPI - ali você preenche o formulário com as informações solicitadas e está feito, agora é só aguardar que alguém do NUPI entrará em contato contigo. 

Caso você já seja cadastrado, basta enviar um e-mail para o NUPI e fazer sua solicitação. O e-mail é: nupi@prograd.ufrb.edu.br ou você pode enviar um e-mail para o colegiado com cópia para o NUPI e fazer seu pedido. 

 2. Sou coordenador ou coordenadora de curso, qual o fluxo para registrar o/ professor/a tutor/a? 

A designação de um/a tutor/a acadêmico é de responsabilidade do Colegiado, assim, você deverá colocar esse tema como pauta da próxima reunião de colegiado e registrar a decisão em ata.  Em seguida solicite à direção do Centro uma Ordem de Serviço específica com essa designação. 

No Módulo SIGAA> Portal de coordenação de graduação> Aluno > Cadastrar orientação acadêmica > Escreva o nome do Professor > Avançar > Alimente com os dados do aluno.

Envie um e-mail notificando ou atualizando a informação para o NUPI. 

Presencial: Rua Rui Barbosa, 710, Centro, Cruz das Almas - Bahia. CEP 44.380-000

Telefone:  (75) 99969-6146 WhatsApp Logo PNG Sem Fundo Transparente

Email: 

Área Administrativa
nupi@prograd.ufrb.edu.br

Serviço de Apoio aos Estudantes com Necessidades Educacionais Específicas ou com Deficiência
apoionee.nupi@prograd.ufrb.edu.br

Serviço Social para Estudante com Necessidades Educacionais Específicas ou com Deficiência
servicosocial.nupi@prograd.edu.br

Serviço de Tradução e Interpretação Libras/PROGRAD
libras@prograd.ufrb.edu.br ou Clique AQUI para solicitar o serviço

[Atualizado em 03/02/25]
Solicitar serviço socioassistencial

Solicitar serviço socioassistencial

O serviço consiste na análise socioeconômica dos estudantes com deficiência ingressantes pela reserva de vagas (L1D, L2D) nos cursos de graduação; na mediação entre estudantes com deficiência, com NEE com a PROPAAE no intuito de dirimir inconsistências identificadas nos auxílios e bolsas ofertadas por aquela Pró-Reitoria; busca ativa para realização de análise socioeconômica de estudantes para identificar possíveis demandas biopsicossociais e encaminhá-los aos serviços adequados; atendimento à demanda espontânea biopsicossocial; acompanhamento das condições de permanência dos estudantes com deficiência.

O KIT PCD é um auxílio financeiro para aquisição de tecnologia assistiva e/ou materiais acadêmicos específicos e/ou de instrução, de uso individual. Os recursos financeiros destinados a este edital são provenientes do INCLUIR do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) e recursos próprios da Universidade, e direcionados ao desenvolvimento das ações de assistência estudantil para estudantes com deficiência e pessoas com transtorno do espectro autista. 

Este programa está regulamentado através da Resolução CONAC 103/2023 

Presencial: Rua Rui Barbosa, 710, Centro, Cruz das Almas - Bahia. CEP 44.380-000

Telefone:  (75) 99969-6146 WhatsApp Logo PNG Sem Fundo Transparente

Email: 

Área Administrativa
nupi@prograd.ufrb.edu.br

Serviço de Apoio aos Estudantes com Necessidades Educacionais Específicas ou com Deficiência
apoionee.nupi@prograd.ufrb.edu.br

Serviço Social para Estudante com Necessidades Educacionais Específicas ou com Deficiência
servicosocial.nupi@prograd.edu.br

Serviço de Tradução e Interpretação Libras/PROGRAD
libras@prograd.ufrb.edu.br ou Clique AQUI para solicitar o serviço

[Atualizado em 03/02/25]
Solicitar serviço socioassistencial

Solicitar serviço socioassistencial

O NUPI disponibiliza para empréstimos aos estudantes, equipamentos e materiais de tecnologia assistiva, tais como teclados e impressora braille, lupas eletrônicas, mesas adaptadas entre outras. A lista completa pode ser verificada abaixo.Este programa é garantido pela Resolulçao CONAC UFRB 040/2013.

Primeiramente você precisa estar cadastrado entre os/as discentes atendididos/as pelo NUPI. Acesse: Acesse o SIGAA>Outros>Necessidades Educacionais Especificas>Solicitar apoio ao NUPI - ali você preenche o formulário com as informações solicitadas. E está feito, agora é só aguardar que alguém do NUPI entrará em contato contigo.

Caso você já seja cadastrado, basta enviar um e-mail para o NUPI e fazer sua solicitação. O e-mail é: nupi@prograd.ufrb.edu.br

Item

Descrição

Tombo

Situação

01

Papel para máquina de escrever braille

N.A

Disponível para consumo;

02

Bombas de ar para manutenção das cadeiras de rodas 

N.A

Disponíveis em todos os setores da UFRB para garantir a manutenção das cadeiras de rodas

03

Teclado adaptado com letras ampliadas e em braille

N.A

Disponível para uso na biblioteca do CETENS

04

Teclado adaptado com letras ampliadas e em braille

N.A

Disponível para uso na biblioteca do CECULT

05

Lupa eletrônica portátil - Marca: Amigo

2019113989

Emprestado à discente.

06

Lupa eletrônica portátil

2019114725

Emprestado à discente.

07

Lupa eletrônica portátil

2019114726

Emprestado à discente.

08

Lupa eletrônica portátil

2022120267

Emprestado à discente.

09

Lupa eletrônica portátil

2022120268

Emprestado à discente.

10

Lupa eletrônica portátil

2022120269

Disponível para empréstimo.

11

Cadeira de Rodas motorizada Stand Up

2019113758

Emprestado à discente.

12

Cadeira de Rodas motorizada Stand Up

2017110837

Disponível para empréstimo (equipamento em manutenção)

13

Scanner com voz

2019113464

Disponível para uso nas bibliotecas do CECULT

14

SCANNER COM VOZ - DIGITALIZADOR E LEITOR COM VOZ SARA PC

2020116137

Disponível para uso no CETENS.

15

SCANNER COM VOZ - DIGITALIZADOR E LEITOR COM VOZ SARA PC

2020116133

Disponível para uso no CETENS.

16

SCANNER COM VOZ - DIGITALIZADOR E LEITOR COM VOZ SARA PC

2020116134

Disponível para uso no CETENS.

17

SCANNER COM VOZ - DIGITALIZADOR E LEITOR COM VOZ SARA PC

2020116136

Disponível para uso no CETENS.

18

Teclado tipo orbit 2.0 – Teclado Digital para Braille

2019114723

Emprestado à discente.

19

Teclado tipo orbit 2.0 – Teclado Digital para Braille

2019114724

Disponível para empréstimo no CETENS.

20

Máquina de escrever manual para braille

2019114716

Disponível para uso no CETENS.

21

Máquina de escrever manual para braille

2019114717

Disponível para empréstimo uso no CECULT.

22

Impressora escrita braille

2019114714

Disponível para uso no CETEC

23

Impressora escrita braille

2019114715

Disponível para uso no CETENS.

24

Software SuperNova com Voz - AMPLIADOR DE TELA COM VOZ

2019114727

Licença concedida à discente. Uma licença disponível para concessão imediata. 

25

Maca

2019114024

Disponível para uso no CAHL.

26

Maca

2019114025

Disponível para uso no CETENS

27

Impressora 3D

2020116131

Disponível para uso no CETENS. 

28

Impressora 3D

2020116132

Disponível para uso no CETENS. 

29

Gabinete acústico para impressora Braille

2017111553

Disponível para uso no CETENS;

30

FONE DE OUVIDO

2019114704

Disponível para uso na biblioteca do CETENS;

31

FONE DE OUVIDO

2019114705

Disponível para empréstimo imediato;

Presencial: Rua Rui Barbosa, 710, Centro, Cruz das Almas - Bahia. CEP 44.380-000

Telefone:  (75) 99969-6146 WhatsApp Logo PNG Sem Fundo Transparente

Email: 

Área Administrativa
nupi@prograd.ufrb.edu.br

Serviço de Apoio aos Estudantes com Necessidades Educacionais Específicas ou com Deficiência
apoionee.nupi@prograd.ufrb.edu.br

Serviço Social para Estudante com Necessidades Educacionais Específicas ou com Deficiência
servicosocial.nupi@prograd.edu.br

Serviço de Tradução e Interpretação Libras/PROGRAD
libras@prograd.ufrb.edu.br ou Clique AQUI para solicitar o serviço

[Atualizado em 03/02/25]
programa estudante apoiador

Núcleo de Políticas de Inclusão - NUPI

O Núcleo de Políticas de Inclusão foi criado em setembro de 2011 através da Portaria 462/2011 e visa assessorar os Centros de Ensino e Colegiados na efetivação de ações que assegurem as condições de acessibilidade e atendimento adequado aos estudantes com necessidades educacionais específicas, comprometendo-se com a implementação de políticas e com a busca permanente da eliminação de barreiras. 

  • Elaborar projetos para captação de recursos na área de acessibilidade e tecnologias assistivas;
  • Fomentar a formação de docentes e de servidores técnico-administrativos;
  • Criar estratégias junto aos colegiados de cursos que assegurem acessibilidade pedagógica e atitudinal entre docentes e servidores técnico-administrativos;
  • Viabilizar os suportes pedagógicos necessários no âmbito de tecnologias assistivas de modo a favorecer a permanência dos estudantes com necessidades especiais nos cursos de graduação da UFRB.

O Núcleo de Políticas de Inclusão está direcionado a atender os (as) estudantes com necessidades educacionais específicas dos cursos de Graduação da UFRB.

Quem está incluído no grupo de estudantes com necessidades educacionais específicas?

A. Pessoa com deficiência de natureza física, intelectual ou sensorial, que, em interação com uma ou mais barreiras, pode ter obstruída sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. São consideradas condições de deficiência: física, intelectual, auditiva, visual, surdez, cegueira, surdocegueira, deficiência múltipla e pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA);

B. Pessoa com altas habilidades/superdotação: pessoa que demonstra potencial elevado em qualquer uma das seguintes áreas, isoladas ou combinadas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e artes, além de apresentar grande criatividade, envolvimento na aprendizagem e realização de tarefas em áreas do seu interesse e que tenha sua condição comprovada por avaliação multidisciplinar e/ou com histórico do acompanhamento pedagógico durante a vida escolar;

C. Pessoa com transtornos específicos da aprendizagem: pessoa que apresenta déficits específicos na capacidade em perceber ou processar informações, decorrentes de um transtorno do neurodesenvolvimento, com dificuldades persistentes e prejudiciais nas habilidades acadêmicas de leitura, escrita e/ou matemática e que tenha sua condição comprovada por avaliação multidisciplinar e/ou com histórico do acompanhamento pedagógico durante a vida escolar;

D. Pessoa com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade: pessoa que apresenta níveis prejudiciais de desatenção, desorganização e/ou hiperatividade-impulsividade que, na vida adulta, resulta em prejuízos no funcionamento social, acadêmico e profissional e que tenha sua condição comprovada por avaliação multidisciplinar e/ou com histórico do acompanhamento pedagógico durante a vida escolar. 

1. Como faço para solicitar o serviço de intérprete de Libras?  

Primeiramente você precisa estar cadastrado no base de dados. Não se preocupe, é um cadastro bem simples. Basta clicar no link a seguir, fazer seu cadastro e seguir com sua solicitação. QUERO SOLICITAR O SERVIÇO DE INTÉRPRETE

2. Quem pode solicitar o serviço de intérpretes de Libras do NUPI?  

Qualquer servidor ou estudante pode solicitar os serviços. Salientamos apenas que comunidade acadêmica do Centro de Formação de Professores é assistida diretamente pela Equipe de intérpretes do NUATILS-CFP, portanto, as demandas do CFP devem ser direcionadas àquele núcleo. 

3. Todas as solicitações feitas serão atendidas?  

Infelizmente não temos uma equipe que comporte todas as solicitações. As atividades são atendidas seguindo a seguinte ordem de prioridade.

1. Aulas regulares em Cursos de gradução;

2. Aulas regulares em Cursos de pós-gradução;

2. Eventos presenciais calendarizados com a participação de surdos confirmada;

3. Reuniões administrativas presenciais com a participação de surdos confirmada; 

4. Eventos virtuais com a participação de surdos confirmada;

5. Eventos virtuais;

6. Eventos presenciais;

Dúvidas adcionais poderão ser encaminhadas para libras@prograd.ufrb.edu.br

Presencial: Rua Rui Barbosa, 710, Centro, Cruz das Almas - Bahia. CEP 44.380-000

Telefone:  (75) 99969-6146 WhatsApp Logo PNG Sem Fundo Transparente

Email: 

Área Administrativa
nupi@prograd.ufrb.edu.br

Serviço de Apoio aos Estudantes com Necessidades Educacionais Específicas ou com Deficiência
apoionee.nupi@prograd.ufrb.edu.br

Serviço Social para Estudante com Necessidades Educacionais Específicas ou com Deficiência
servicosocial.nupi@prograd.edu.br

Serviço de Tradução e Interpretação Libras/PROGRAD
libras@prograd.ufrb.edu.br ou Clique AQUI para solicitar o serviço

[Atualizado em 03/02/25]

Emitir certificado

Neste sistema de busca você poderá localizar os seus certificados por curso realizado ou por nome. Se desejar localizar todos os seus certificados disponíveis, independente de curso, basta digitar somente o seu nome completo ou o início dele e em seguida clicar no botão BUSCAR CERTIFICADOS

Estuantes, Professores, Técnicos-Administrativos.

Acessar o endereço https://certificados.ufrb.edu.br/prppg/certificados/listaPublica , em seguida digite o seu nome completo e realize a busca pelo evento.

Setor - CPESQ - Coordenação de Pesquisa

Email - cpesq@ppgci.ufrb.edu.br

Horário de Atendimento - Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Endereço - Rua Rui Barbosa, 710, Cruz das Almas, Bahia)

Emissão dos certificados, depois dos trâmites de solicitação feito aos Núcleos da PROGRAD.

Estuantes, Professores, Técnicos-Administrativos.

Acessar o endereço https://certificados.ufrb.edu.br/prograd/certificados/listaPublica , em seguida digite o seu nome completo e realize a busca pelo evento.

Setor - PROGRAD - Pró-Reitoria de Graduação

Email - prograd@ufrb.edu.br

Horário de Atendimento - Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Endereço - Rua Rui Barbosa, 710, Centro Cruz das Almas - Bahia CEP 44.380-000

[Atualizado em 03/02/25]
programa estudante apoiador

Mobilidade acadêmica

A Mobilidade Acadêmica caracteriza-se por oportunizar aos/às discentes regularmente matriculados/as nos cursos de graduação da UFRB a realização de atividades acadêmicas, curriculares e/ou extracurriculares nas instituições nacionais ou internacionais conveniadas a instituição ou nos diferentes Centros de Ensino. Como também, possibilita que os estudantes dessas IES realizem atividades similares na UFRB. Diferente da Transferência Externa, na qual o/a discente perde o vínculo estudantil com a instituição de origem, passando a pertencer à instituição que o/a recebe, a Mobilidade Acadêmica permite ao/à discente vínculo temporário com a instituição anfitriã, enquanto cursa os componentes curriculares previamente estipulados no Plano de Estudo. Após a realização da mobilidade, o/a discente deverá retornar à instituição de origem para cursar, no mínimo, um semestre letivo.

Discentes da UFRB (Mobilidade nas IES conveniadas)

Discentes das IES conveniadas (Mobilidade na UFRB)
Mobilidade Acadêmica Nacional

Juntar TODA DOCUMENTAÇÃO exigida pela IES de interesse e seguir os procedimentos indicados no Serviço " Solicitar realização de Mobilidade Acadêmica presencial em curso de Graduação fora da UFRB (em IES nacionais)"

Atender aos requisitos estipulados no Convênio de Mobilidade e seguir os procedimentos indicados no Serviço "Solicitar Mobilidade Acadêmica em curso de Graduação na UFRB (discentes de Outras IES)".

Mobilidade Acadêmica Internacional Atender aos requisitos e seguir os procedimentos e cronograma estipulado no Edital (vigente) da SUPAI/UFRB Atender aos requisitos e o cronograma estipulado nos Editais (vigentes) das IES de origem
Mobilidade Acadêmica Formato Virtual Atender aos requisitos e o cronograma estipulado no Edital ou Comunicado da IES de interesse  Atender aos requisitos e o cronograma estipulado no Edital (vigente) da PROGRAD ou SUPAI/UFRB
Mobilidade Acadêmica Interna Seguir os procedimentos contidos no Capítulo IV da Orientação Técnica PROGRAD nº 005/2021

A UFRB possui 04 (quatro) tipos de Mobilidade Acadêmica, sendo:

1 - Mobilidade Acadêmica Nacional (Formato presencial)
A Mobilidade Acadêmica Nacional, no formato presencial, possibilita aos/as discentes dos cursos de graduação da UFRB realizarem mobilidade nas Instituições Federais de Ensino (IFES) conveniadas ao Programa ANDIFES de Mobilidade Acadêmica (Clique aqui e conheça as IFES) ou na Universidade Estadual da Bahia (UNEB) por até 02 (dois) semestres letivos. Da mesma maneira, os/as discentes dessas IES também podem realizar mobilidade na UFRB pelo mesmo período.

2 - Mobilidade Acadêmica Internacional (Formato presencial)
A Mobilidade Acadêmica Internacional compreende o processo pelo qual os/as discentes dos cursos de graduação da UFRB tem a oportunidade de desenvolver atividades acadêmicas em Instituições de Ensino Superior (IES) estrangeiras conveniadas à UFRB. Essa possibilidade também é estendida aos discentes pertencentes a essas IES.
Informações sobre os Programas de Mobilidade Acadêmica Internacional, países, instituições conveniadas e editais de seleção são disponibilizados no site da Superintendência de Assuntos Internacionais da UFRB.

3 - Mobilidade Acadêmica Nacional e Internacional (Formato Virtual)
A Mobilidade Acadêmica Nacional e Internacional no formato virtual possibilita aos/às discentes dos cursos de graduação da UFRB realizarem atividades acadêmicas, não presenciais, nas instituições que a UFRB possui convênio, como também permite que os/as discentes dessas IES realizem atividades não presenciais na UFRB. O diferencial do formato virtual é que essa modalidade possibilita que as atividades na IES anfitriã sejam realizadas em concomitância com as atividades do curso de origem, condicionadas à compatibilidade de horário. Ou seja, os/as discentes poderão cursar, no mesmo semestre, componentes curriculares tanto na instituição de origem como na anfitriã, contanto que sejam respeitados os critérios estabelecidos nos editais e que haja compatibilidade de horário.

4 - Mobilidade Acadêmica Interna
A Mobilidade Acadêmica Interna tem por objetivo possibilitar aos estudantes dos cursos de graduação da UFRB cursar atividades formativas em outros Centros de Ensino da instituição.

Convênios:

Núcleo de Gestão de Programas e Projetos/PROGRAD

Presencial: Rua Rui Barbosa, 710, Centro, Cruz das Almas - Bahia. CEP 44.380-000

Email: nuprob@prograd.ufrb.edu.br

[Atualizado em 03/02/25]
programa estudante apoiador

Programa Tutoria por pares

O Programa de Tutoria por Pares (PTP) da UFRB é promovido pela Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD) e voltado para o acompanhamento dos estudantes ingressantes nos cursos de graduação de 1º ciclo (ou ciclo único).  

O Programa é regido pela  RESOLUÇÃO CONAC/UFRB Nº 098/2023.

Com este programa esperamos proporcionar uma integração mais saudável e pró-ativa na universidade, tendo por base, o desenvolvimento de relações interpessoais e um maior sentimento de cooperação e solidariedade.

I - Auxiliar os(as) discentes ingressantes na adaptação à vida universitária;
II - Promover a integração entre ingressantes e veteranos(as);
III - Possibilitar maior conhecimento sobre as rotinas acadêmicas, o funcionamento, as normas e as estruturas da Universidade.

Precisa de Ajuda?