O Centro de Formação de Professores (CFP) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) está localizado em Amargosa, no centro-sul baiano. Integrante do Território de Identidade Vale do Jiquiriçá, iniciou suas atividades em 16 de outubro de 2006, consolidando-se como um polo de excelência na formação docente no interior da Bahia.
Formar professores-pesquisadores qualificados e comprometidos com o desenvolvimento educacional e a qualidade da Educação Básica pública.
Tornar-se referência na formação de profissionais da educação inicial e continuada, como instituição pública, gratuita e diversa.
Cidadania crítica, responsabilidade social, sustentabilidade, autonomia e integração sólida com a sociedade.




O CFP promove cursos latu sensu e stricto sensu de alta relevância:
O corpo docente do Centro de Formação de Professores da UFRB é constituido por 143 professores/as, dos/as quais:
| Titulação | Quantitativo | Percentual |
|---|---|---|
| Doutor(a) | 115 | 80,42% |
| Mestre(a) | 24 | 16,70% |
| Especialista | 04 | 2,82% |
| Total | 143 | 100,00% |
Para manter a consistência com o layout que estamos construindo, organizei as Áreas de Conhecimento em uma tabela dentro da estrutura de abas (tab-nested). Note que, como os nomes das áreas são links, criei uma coluna de Ação para o acesso, deixando o visual mais limpo e profissional. HTML
Além das atividades regulares, o CFP mantém diversos programas ativos voltados à tríade ensino-pesquisa-extensão:
Atualmente, o Centro também fomenta a produção científica através de:
O CFP possui grupos de pesquisa certificados pela Instituição e devidamente cadastrados no Diretório do CNPq. Esses grupos são liderados por docentes do Centro e articulam investigações em diversas áreas do conhecimento.