Entre os dias 24 a 26 de setembro de 2025, ocorreu em Salvador, Bahia, o I Encontro Regional de Educação Escolar Quilombola - Nordeste, organizado pela Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais, Coletivo Nacional de Educação da CONAQ, a Secretaria de Educação do Estado - através da Diretoria de Educação para Povos e Comunidades Tradicionais, a SECADI- MEC e a UFRB, através da Escola Quilombo UFRB. O Encontro reuniu 350 pessoas dos nove estados do Nordeste, mais convidados de outras regiões.
O I Encontro Regional de Educação Escolar Quilombola - Nordeste teve como objetivo discutir a Educação Escolar Quilombola no Nordeste e produzir formas de ação coletiva por e a partir do chão das escolas quilombolas e dos coletivos que pautam o tema. O I Encontro ocorre no processo de comemoração dos 30 anos da Carta do I Encontro Nacional de Comunidades Negras Rurais, ocorrido em Brasília, em 1995. A mesa de abertura contou com a presença de lideranças quilombolas nacionais, como Givânia Maria da Silva, Conselheira Nacional de Educação; José Ramos de Freitas.
Florisvaldo Rodrigues (CEAQ-Ba) e Maria Rosalina, do Piauí. A Secretaria de Educação do Estado da Bahia - uma das promotoras do evento - foi representada por Cássia Margarete Amaro e Uilson Viana, ambos da Diretoria de Educação para Povos e Comunidades Tradicionais da SEC-Ba. A SECADI foi representada por Eduardo Fernandes de Araújo, Coordenador-Geral de Educação Escolar Quilombola. A UFRB esteve representada na mesa de abertura pela Profa. Terciana Moura, Coordenadora do PPGEDUCAMPO; Prof. Fábio Josué Souza dos Santos, vice-Reitor da UFRB e Tiago Rodrigues Santos, um dos coordenadores gerais do evento. Além da UFRB, participaram da Mesa de Abertura representantes das reitorias da UNEB, UESB,UNILAB e IFBA.
O evento contou com três mesas e Rodas de Confluências. Um dos momentos mais significativos dos encontros foi a Roda de Memórias: Os passos de quem veio antes: oralidades e narrativas quilombolas do Nordeste, com a presença de lideranças históricas fundadoras da CONAQ no Brasil, como Givânia Maria da Silva (PE), Simplicio Arcanjo Rodrigues (BA), José Carlos da Silva (PE), Maria Rosalina dos Santos (PI) Hilta Costa Araujo (BA), esta mesa foi coordenada pela Profa. Shirley Pimentel de Souza (BA).
O evento contou com a elaboração da Carta de Salvador, documento político de incidência nacional que pauta temas como o Plano Nacional de Educação, a PNEERQ e a formação inicial de professoras/es quilombolas. Destaca-se a importância da parceria com a UFRB na realização deste evento histórico para a Educação Escolar Quilombola no Nordeste e no país.
Com informações de Tiago Rodrigues Santos.
Confira as imagens.