No dia 13 de novembro, durante a Reunião do Conselho Diretor de Centro do Formação de Professores da UFRB, foi realizada uma homenagem ao servidor Roberto Jorge Silva dos Santos, falecido no dia 4 de novembro. O momento foi marcado por profunda emoção e reconhecimento pela sua dedicação, profissionalismo e contribuição ao Centro de Formação de Professores. Colegas, servidores e gestores se reuniram para relembrar sua trajetória e celebrar o legado deixado por ele na instituição.
O texto e a gravação da homenagem serão apresentados abaixo:
Roberto Jorge Silva dos Santos nasceu em Amargosa, em 21 de outubro de 1981, filho de Rufino Jorge dos Santos e Roquelina Morais da Silva. Fez seus estudos básicos em Amargosa, tendo estudado no Colégio Estadual Santa Bernadete (Ensino Fundamental II) e no Colégio Estadual Pedro Calmon (Ensino Médio), onde fez parte da direção do Grêmio Estudantil Dom Helder Câmara, importante centro de ativismo estudantil. Após concluir seus estudos, prestou vestibular e foi aprovado no Curso de Letras da UNEB, no Campus V, em Santo Antonio de Jesus. Já nesse período, se destacava como professor de aulas de reforço para muitos alunos de Amargosa, demonstrando habilidade, conhecimento e aptidão para o ofício de professor. Ainda durante a graduação, ingressou como docente contratado no Colégio Estadual Pedro Calmon, tornando-se colega de muitos de seus ex-professores.
Uma vez licenciado em Letras pela UNEB, prestou concurso público estadual para professor e, sendo aprovado, foi lotado no Colégio Estadual Pedro Calmon, agora como professor efetivo de Língua Portuguesa. Trabalhou ainda como docente de Língua Portuguesa no Centro Educacional Maria Lygia (Cemaly) por muitos anos. Aprovado em concurso público, tomou posse na UFRB em janeiro de 2010 no cargo de Técnico em Assuntos Educacionais, sendo o primeiro amargosense a ocupar esse cargo no CFP. Lotado desde a sua posse no Núcleo Acadêmico (atual NUGTEAC), Roberto sempre desenvolveu suas atividades com competência, respeito, eficiência e proatividade, sendo responsável por um controle efetivo dos procedimentos internos a este núcleo e pelo apoio às demandas acadêmicas de discentes e docentes do Centro.
Foi um exímio conhecedor dos sistemas acadêmicos utilizados pela UFRB, o Sagres e o SIGAA, sendo sempre referência e fonte segura de orientação para operar esses sistemas. Roberto compôs também a CPA, contribuindo de forma contundente para o sucesso da atividade avaliativa tão cara à instituição. Foi Chefe do Núcleo Acadêmico no período de 2013 a 2016, sempre desempenhando suas atividades com a competência, cordialidade e probidade que lhe eram peculiares. Durante sua gestão, promoveu a reorganização e reestruturação do setor, com o objetivo de atender melhor toda a comunidade acadêmica.
Roberto ainda contribuiu com o CFP e a UFRB exercendo o cargo de Gerente Técnico-Administrativo do CFP no período de 2016 a 2018, durante a gestão do professor Clarivaldo Santos de Sousa e Giovana Carmo Temple como Diretor e Vice-diretora, respectivamente, do Centro. Nesse período atuou de forma colaborativa, democrática e transparente com os chefes de setor no sentido de afirmar o CFP como uma realidade exitosa para Amargosa e toda a região. Sempre muito proativo e resolutivo, foi de fundamental importância para o funcionamento do CFP, mesmo em momentos difíceis, como no episódio da quebra do transformador, que deixou o Centro sem energia elétrica por um período. Roberto também se destacou no fórum de gerentes, sendo voz ativa na defesa de uma UFRB mais eficiente e igualitária na gestão das demandas dos centros de ensino.
Em 2018, deixou o cargo de gerente e voltou a ocupar suas funções no NUGTEAC, sendo suporte direto para a Gestão de Ensino e para as demais demandas inerentes ao setor. Ingressou no Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas (UFRB), se licenciando das suas funções de 2023 a 2025. No mestrado, construiu um trabalho acadêmico de referência, ao estudar com afinco e propriedade a questão da evasão dos cursos de licenciaturas da UFRB, tendo como tema Política de Prevenção e Mitigação da Evasão nas Licenciaturas da UFRB. Seu trabalho foi amplamente elogiado e lhe rendeu a publicação de um artigo no livro comemorativo dos 20 anos da UFRB, ainda não publicado. Roberto retornou da licença em março de 2025 e retomou suas valiosas contribuições para o funcionamento das demandas acadêmicas do CFP.
Sua trajetória profissional se confunde com a própria história de consolidação do Centro de Formação de Professores – CFP/UFRB. Desde sua chegada, Roberto Jorge dedicou-se intensamente à construção e fortalecimento institucional do Centro, contribuindo para a organização administrativa, o aprimoramento dos fluxos acadêmicos e a melhoria contínua dos serviços prestados à comunidade universitária. Sempre pautado pelo compromisso com o serviço público e pela empatia no trato com as pessoas, Roberto se destacou pelo atendimento humanizado e atencioso aos estudantes, professores, coordenadores e técnicos, tornando-se referência de acolhimento, paciência e prontidão no atendimento das demandas. Seu empenho diário em buscar soluções, orientar com clareza e manter um ambiente de respeito e cordialidade contribuiu de maneira significativa para o reconhecimento do CFP como um espaço de excelência acadêmica e de convivência solidária.
Infelizmente, sua vida foi abreviada drasticamente por complicações médicas após uma cirurgia, vindo a falecer no último dia 04 de novembro. Seu legado é imensurável, não só para o CFP e para a UFRB, mas para todos aqueles que puderam desfrutar do seu convívio e presenciar sua generosidade, seriedade e simpatia. O filho, irmão, esposo, amigo, colega se vai, mas sua memória entre nós será eterna, bem como suas ações e contribuições para que hoje estejamos aqui.