[Atualizado em 03/02/25]
    programa estudante apoiador

    Núcleo de Políticas de Inclusão - NUPI

    O Núcleo de Políticas de Inclusão foi criado em setembro de 2011 através da Portaria 462/2011 e visa assessorar os Centros de Ensino e Colegiados na efetivação de ações que assegurem as condições de acessibilidade e atendimento adequado aos estudantes com necessidades educacionais específicas, comprometendo-se com a implementação de políticas e com a busca permanente da eliminação de barreiras. 

    • Elaborar projetos para captação de recursos na área de acessibilidade e tecnologias assistivas;
    • Fomentar a formação de docentes e de servidores técnico-administrativos;
    • Criar estratégias junto aos colegiados de cursos que assegurem acessibilidade pedagógica e atitudinal entre docentes e servidores técnico-administrativos;
    • Viabilizar os suportes pedagógicos necessários no âmbito de tecnologias assistivas de modo a favorecer a permanência dos estudantes com necessidades especiais nos cursos de graduação da UFRB.

    O Núcleo de Políticas de Inclusão está direcionado a atender os (as) estudantes com necessidades educacionais específicas dos cursos de Graduação da UFRB.

    Quem está incluído no grupo de estudantes com necessidades educacionais específicas?

    A. Pessoa com deficiência de natureza física, intelectual ou sensorial, que, em interação com uma ou mais barreiras, pode ter obstruída sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. São consideradas condições de deficiência: física, intelectual, auditiva, visual, surdez, cegueira, surdocegueira, deficiência múltipla e pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA);

    B. Pessoa com altas habilidades/superdotação: pessoa que demonstra potencial elevado em qualquer uma das seguintes áreas, isoladas ou combinadas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e artes, além de apresentar grande criatividade, envolvimento na aprendizagem e realização de tarefas em áreas do seu interesse e que tenha sua condição comprovada por avaliação multidisciplinar e/ou com histórico do acompanhamento pedagógico durante a vida escolar;

    C. Pessoa com transtornos específicos da aprendizagem: pessoa que apresenta déficits específicos na capacidade em perceber ou processar informações, decorrentes de um transtorno do neurodesenvolvimento, com dificuldades persistentes e prejudiciais nas habilidades acadêmicas de leitura, escrita e/ou matemática e que tenha sua condição comprovada por avaliação multidisciplinar e/ou com histórico do acompanhamento pedagógico durante a vida escolar;

    D. Pessoa com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade: pessoa que apresenta níveis prejudiciais de desatenção, desorganização e/ou hiperatividade-impulsividade que, na vida adulta, resulta em prejuízos no funcionamento social, acadêmico e profissional e que tenha sua condição comprovada por avaliação multidisciplinar e/ou com histórico do acompanhamento pedagógico durante a vida escolar. 

    1. Como faço para solicitar o serviço de intérprete de Libras?  

    Primeiramente você precisa estar cadastrado no base de dados. Não se preocupe, é um cadastro bem simples. Basta clicar no link a seguir, fazer seu cadastro e seguir com sua solicitação. QUERO SOLICITAR O SERVIÇO DE INTÉRPRETE

    2. Quem pode solicitar o serviço de intérpretes de Libras do NUPI?  

    Qualquer servidor ou estudante pode solicitar os serviços. Salientamos apenas que comunidade acadêmica do Centro de Formação de Professores é assistida diretamente pela Equipe de intérpretes do NUATILS-CFP, portanto, as demandas do CFP devem ser direcionadas àquele núcleo. 

    3. Todas as solicitações feitas serão atendidas?  

    Infelizmente não temos uma equipe que comporte todas as solicitações. As atividades são atendidas seguindo a seguinte ordem de prioridade.

    1. Aulas regulares em Cursos de gradução;

    2. Aulas regulares em Cursos de pós-gradução;

    2. Eventos presenciais calendarizados com a participação de surdos confirmada;

    3. Reuniões administrativas presenciais com a participação de surdos confirmada; 

    4. Eventos virtuais com a participação de surdos confirmada;

    5. Eventos virtuais;

    6. Eventos presenciais;

    Dúvidas adcionais poderão ser encaminhadas para libras@prograd.ufrb.edu.br

    Presencial: Rua Rui Barbosa, 710, Centro, Cruz das Almas - Bahia. CEP 44.380-000

    Telefone:  (75) 99969-6146 WhatsApp Logo PNG Sem Fundo Transparente

    Email: 

    Área Administrativa
    nupi@prograd.ufrb.edu.br

    Serviço de Apoio aos Estudantes com Necessidades Educacionais Específicas ou com Deficiência
    apoionee.nupi@prograd.ufrb.edu.br

    Serviço Social para Estudante com Necessidades Educacionais Específicas ou com Deficiência
    servicosocial.nupi@prograd.edu.br

    Serviço de Tradução e Interpretação Libras/PROGRAD
    libras@prograd.ufrb.edu.br ou Clique AQUI para solicitar o serviço

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