Livro da Editora UFRB será lançado em Itabuna

Publicado: Quinta, 29 Novembro 2012 11:47

O livro Ponte estreita em curva sinuosa foi selecionado em Edital da UFRB para publicação de obras técnicas e literárias da comunidade acadêmica. Tem prefácio de Reheniglei Rehem, doutora em literatura e professora da UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz. O livro é o terceiro lançamento da Editora UFRB.

O autor, filho das “terras do sem fim”, nasceu em Ilhéus e viveu a maior parte de sua vida em Itabuna. É graduado em letras, cursa mestrado em literatura na UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana) e é servidor técnico-administrativo da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Ainda que os textos não sejam realistas, é possível identificar cenários do Sul e do Recôncavo baiano e imediações em algumas referências a localização das histórias. Porém, a referência espacial predominante na ambientação dos contos é o espaço interiorano, utilizado como microcosmo da experiência humana e das relações sociais.

Segundo o autor, a temática surgiu da aproximação com as narrativas de terror sem, no entanto, ser fiel ao tema: “Busquei integrar elementos que colocam a vida em suspense em situações corriqueiras. As paixões, a morte, a maldade, a religiosidade, a loucura são abordadas no ritmo da vida das personagens”, diz Aquilino Paiva.

O livro traz 15 contos que exploram o universo temático do horror cotidiano. Os dilemas e situações-limite da existência humana são abordados dentro do desenrolar das experiências ordinárias. As histórias se apresentam curtas, concisas e se narram em um instantâneo de crise, momento em que se abre para revelar outros tempos, fatos e questões.

O livro de contos “Ponte estreita em curva sinuosa”, de Aquilino Paiva, publicado pela Editora UFRB, será lançado neste sábado, dia 28, em Itabuna. O lançamento acontece em evento conjunto com o lançamento do CD da Banda Oquadro, de Ilhéus, no Galpão Music Bar, com participação também da Banda Manzuá.