Como Publicar
NORMAS DA EDUFRB PARA SUBMISSÃO DE ORIGINAIS
Procedimentos para submissão de originais à Editora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
1. ELEMENTOS ESTRUTURANTES DO LIVRO
A organização do texto deve seguir a estrutura padrão estabelecida pela EDUFRB, contendo:
- Textos para as orelhas para livros impressos: sobre a obra (máximo de 10 linhas) e sobre a formação acadêmica do(a) autor(a) (máximo de 5 linhas), e uma foto do(a) autor(a) (opcional);
- Dedicatória, epígrafes e agradecimentos nas primeiras páginas do livro são opcionais (máximo de 5 linhas);
- Sumário;
- Prefácio (opcional);
- Apresentação;
- Introdução (opcional);
- Corpo do texto;
- Referências;
- Sobre os autores (informações acadêmicas, vínculo institucional e e-mail). Quando a obra for organizada, máximo 08 linhas para cada autor(a), em ordem alfabética, incluindo os organizadores;
- Texto para contracapa (máximo de 10 linhas).
Preparação dos originais:
- Formatação:
- O formato das laudas deve ser: papel A5; fonte Arial, corpo 11; entrelinha 1,5;
- Todas as páginas devem estar numeradas. Devem apresentar as seguintes margens: esquerda 1,8 cm; superior 2,5 cm; direita 1,4 cm; inferior 1,5 cm; Recuo de 1,0 cm na primeira linha do parágrafo;
- Os títulos dos capítulos devem ser escritos em negrito, caixa baixa, com fonte tamanho 14.
- Os originais devem ter de 70 a 250 páginas, salvo quando o edital definir uma formatação específica;
- O título do livro deve traduzir adequadamente o tema abordado e ter até 06 (seis) palavras no máximo, já contando com o subtítulo, caso tenha. O título da obra está suscetível a modificações sugeridas pela Editora;
- Os títulos dos capítulos devem ter até 06 (seis) palavras no máximo e os subitens devem ter até 04 (quatro) palavras, não sendo contabilizados os artigos e sinais gráficos. Não se deve utilizar aspas em títulos e subitens nem inserir neles notas de rodapé, quando necessárias recomenda-se que as informações sejam redigidas no corpo do texto. Devem-se evitar títulos e subitens sem ter parágrafos intercalando-os. Ressalta-se que os títulos e subitens são suscetíveis a ajustes sugeridos pela Editora;
- Os originais resultantes de teses e dissertações devem ser redigidos e estruturados sem os elementos que caracterizam o trabalho acadêmico, desnecessários na editoração de um livro, como resumo, abstract, longos agradecimentos, subdivisão em seções e subseções (numeração progressiva), repetição de conceitos, reprodução da metodologia, excesso de citações, uso de remissivas no corpo do texto (ver capítulo tal, etc.), lista de quadros e imagens. Não iniciar nem finalizar capítulos com citações. Não usar linguagens impróprias ao contexto acadêmico. Não utilizar epígrafes, dedicatória e agradecimentos dentro dos capítulos, nem nota de rodapé como referência das citações;
- As notas de rodapé devem ser utilizadas preferencialmente para notas explicativas, endereços, aditamentos ao texto, mas não para referências bibliográficas e nem informações sobre os(as) autores(as), exceto do(a) prefaciador(a) do livro. A nota de rodapé não deve ultrapassar oito linhas;
- Sistema de citação recomendado, autor/data (NBR 10520/2023).
- Citações literais: da indicação do autor e ano da publicação, é indispensável indicar a(s) página(s) de onde foram retiradas; evitar que sejam numerosas e extensas;
- Citações traduzidas de língua estrangeira: devem ser seguidas da expressão “tradução nossa” entre parênteses; caso a citação seja em língua estrangeira, sua tradução deve vir na nota de rodapé, com igual identificação entre parênteses.
- As referências devem seguir a NBR 6023/2018;
- Em fotos, gravuras e desenhos, incluir numeração, legenda e fonte (autoria e ano); as fotos devem ter resolução a partir de 300 DPI. Não colocar link nas fotos, gravuras e desenhos. Para os livros impressos as fotos, figuras e desenhos coloridos deverão ser acordados previamente com a Editora;
- Todas as imagens (fotografias, figuras e ilustrações) devem vir acompanhadas de “Autorização” de publicação do(a) respectivo(a) autor(a), para serem publicados:
- Salvo nos casos de obras de arte que já caíram em domínio público, mas deve-se citar a fonte e o ano. Em obra coletiva, quando há um(a) ou mais organizadores(as), estes(as) deverão apresentar as declarações de uso de texto em obra coletiva de todos(as) os(as) colaboradores(as) que participam da coletânea (declarações disponibilizadas no formulário de inscrição);
- Para qualquer publicação é necessário ter a autorização de uso de imagens (autorização disponibilizada no formulário de inscrição). Caso a figura ou gráfico tenha sido retirada de algum livro deve-se citar a fonte, se for elaborado pelo(a) próprio(a) autor(a) do capítulo, deve-se legendar: “Elaboração própria (ano)” ou “Autoral (ano)”;
- Se for fotografia de experimentos registrada pelo(a) autor(a) do capítulo basta legendar: “Fonte: Autor(a) (ano)”. Caso nestas fotografias tenham pessoas, estas pessoas fotografadas devem autorizar o uso de sua imagem (declaração de autorização disponibilizada no formulário de inscrição).
- O arquivo da autorização deve ser renomeado com o nome do respectivo autor(a)/autorizante e numerado conforme a ordem que é apresentado nos capítulos.
- A criação da capa é de responsabilidade da Editora, podendo o(a) autor(a) contribuir com sugestões.
- Nos créditos do livro (responsabilidade da Editora) constarão os nomes do diagramador, ilustrador, revisor e designer de capa, sendo informado uma única pessoa de cada área técnica. Não serão aceitos nomes de comitês científicos, dentre outros, salvo quando previsto em edital específico.
2. DAS ORIENTAÇÕES PARA OBRA ORGANIZADA
Para a publicação de um livro organizado deve-se atender à "Preparação dos originais" e seguir as seguintes orientações:
- É necessário que o(a)(s) organizador(a)(es)(as) identifique(m) um tema a ser trabalhado pelos(as) colaboradores(as) de maneira transversal sobre o assunto escolhido e que dê certa unidade ao produto final;
- A organização de cada capítulo dos colaboradores deve seguir o mesmo modelo, ou seja, se vai utilizar a palavra Introdução, Considerações finais ou Conclusões. Ao referir-se aos capítulos não utilizar palavras como artigo, texto, trabalho, etc., recomenda-se utilizar a palavra capítulo;
- A identificação do(a) autor(a) ou autores(as) do capítulo deve(m) estar abaixo do título do capítulo, recuado à direita e deve constar também no sumário, abaixo do respectivo capítulo. Não se deve colocar siglas nem outras informações junto ao nome do(a)(s) autor(a)(s);
- Recomenda-se que os textos de cada um dos capítulos que vão integrar a obra tenha entre 10 (dez) e 20 (vinte) páginas no máximo, incluindo-se as referências;
- Antes de encaminhar os originais deve-se fazer a revisão gramatical e de ABNT da obra;
- Cada obra poderá ter no máximo 03 (três) organizadores(as). Cada capítulo poderá ter no máximo 03 (três) autores(as). Em casos excepcionais o capítulo poderá chegar a 05 (cinco) autores(as), se justificado e comprovado a necessidade deste número;
- Não serão utilizadas fotos de perfil dos(as) organizadores(as) na obra;
- O(a)(s) organizador(a)(es)(as) deve(m) ter no mínimo um capítulo na obra, sem considerar prefácio e apresentação.
3. INSCRIÇÃO
- A inscrição consta do preenchimento completo de formulário eletrônico de inscrição disponível na página da editora em https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf_AkHlD1zTtDmk7nV38s3Rsbx1dkzdzInU6x_rHI_WWsCfTw/viewform?usp=header;
- Quando a obra for organizada, é necessário o preenchimento da Declaração de Autoria de Capítulo disponibilizada no formulário;
- Quando a obra não for organizada, serão aceitos(as) até três autores(as) por obra. Para obras com mais de um autor, é necessário o preenchimento da Declaração de Coautoria disponibilizada no formulário.
Sobre a publicação, o envio da obra não garante a sua publicação;
- As propostas que não estiverem de acordo com as normas de publicação não serão aceitas para análise;
- Poderão ser aceitas propostas de submissão compreendidas apenas entre os meses de fevereiro a novembro;
- Após a aprovação da obra, o setor de diagramação entrará em contato com os(as) responsáveis para que sejam enviados os arquivos de imagens, fotos e gráficos, utilizados no arquivo original;
- A obra só será publicada após o parecer conclusivo e aprovação do Conselho Editorial.
4. PASSO A PASSO DO PROCESSO DE EDIÇÃO NA EDUFRB
Avaliação por um parecerista ad hoc;
Aprovação do livro pelo Conselho Editorial;
Não havendo solicitação de mudanças no texto por parte do parecerista, a obra será encaminhada para a diagramação. Se a obra for impressa, será feita licitação para a impressão e o autor será chamado para assinatura do contrato de edição do livro;
Projeto gráfico do livro – O designer gráfico é o responsável pelo projeto, definição de formato e outras especificações do livro. Elaborado o projeto, originais formatados e encaminhados para impressão, o(a) autor(a), juntamente com um representante da Editora deverão marcar data provável para o lançamento (para livro impresso), buscando sempre que possível algum evento importante da área; caso não haja, definir data de preferência do autor, em comum acordo com a Editora; a data definitiva só será marcada quando o livro estiver impresso;
A título de direito autoral o autor ou organizador receberá 10% da tiragem. Caso o livro possua mais de um(a) autor(a) ou organizador(a)a porcentagem é dividida entre o grupo.
O(a) autor(a), organizador(a) e colaborador(a) poderá, a qualquer tempo, adquirir o livro na editora com 50% de desconto.
5. PROCEDIMENTOS PARA COEDIÇÕES
Compete à Editora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia encaminhar propostas de coedições com outras editoras e analisar indicação do(a)(s) autor(a)(es)(as) ou de setores interessados em possíveis parcerias. Compete à EDUFRB encaminhar a proposta ao Conselho Editorial, além de administrar e acompanhar a produção da obra conveniada.
6. PROCEDIMENTOS PARA REEDIÇÕES E REIMPRESSÕES
O processo de reedição de uma obra esgotada inclui a revisão do texto, ajustes, mudanças, atualização e acréscimos para que se caracterize como uma nova edição, incluindo mudança de capa e novo numero do ISBN. A reimpressão de uma obra, por sua vez, não exige alterações, mantendo-se texto, capa e ISBN originais.
Para a reedição ou reimpressão de uma obra compete ao autor(es) encaminhar oficio à Editora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia informando de seu interesse. Compete à EDUFRB solicitar Parecer ao Conselho Editorial, propondo reimpressão ou reedição da obra.
7. COMERCIALIZAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO
Os livros editados pela Editora da UFRB são vendidos na livraria da Editora no campus de Cruz das Almas e em algumas livrarias Universitárias que participam do PIDL – Programa Inter-Universitário de Distribuição de Livros, em outras livrarias comerciais e por meio de distribuidores comerciais com os quais a EDUFRB firme contrato neste sentido
São doados para as bibliotecas da UFRB e das universidade públicas baianas, e para as bibliotecas municipais do recôncavo. A EDUFRB participa de eventos locais, regionais e internacionais bem como de feiras de livros, ocasiões em que divulga as obras por ela editadas.
Todos os livros impressos pela EDUFRB são disponibilizados em PDF para download gratuito e podem também ser editados e/ou distribuídos, a critério da Editora, nos formatos de e-book, audiobook ou braile.
Redes Sociais