Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Como Publicar

 

NORMAS DA EDUFRB PARA SUBMISSÃO DE ORIGINAIS

  Procedimentos para submissão de originais à Editora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

1.   PREPARAÇÃO DOS ORIGINAIS

1.1 Formatação:

  • O formato das laudas deve ser: tamanho do papel A5; fonte Arial, corpo 11; entrelinha 1,5.

  • Todas as páginas devem estar numeradas. Devem apresentar as seguintes margens: esquerda 1,8 cm; superior 2,5 cm; direita 1,4 cm; inferior 1,5 cm. Recuo de 1,0 cm na primeira linha do parágrafo.

  • Os títulos dos capítulos devem ser escritos em negrito, caixa baixa, com fonte tamanho 16.

1.2 Tamanho da obra – os originais devem ter de 70 a 200 páginas, salvo quando o edital definir uma formatação específica.

1.3 Título do livro – o título do livro deve traduzir adequadamente o tema abordado e ter até 06 (seis) palavras no máximo, já contando com o subtítulo, caso tenha. O título da obra está suscetível a modificações sugeridas pela Editora.

1.4 Título e subitens dos capítulos – os títulos dos capítulos devem ter até 06 (seis) palavras no máximo e os subitens devem ter 04 (quatro) palavras no máximo, não sendo contabilizados os artigos e sinais gráficos. Não se deve aspear títulos e subitens nem inserir neles notas de rodapé, quando necessárias recomenda-se que as informações sejam redigidas no corpo do texto. Deve-se evitar títulos e subitens sem ter parágrafos intercalando-os. Ressalta-se que os títulos e subitens são suscetíveis a correções sugeridas pela Editora.

1.5 Conteúdo – os originais resultantes de teses e dissertações devem ser redigidos e estruturados sem os elementos que caracterizam o trabalho acadêmico, desnecessários e mesmo impróprios na editoração de um livro, como resumo, abstract, longos agradecimentos, muita subdivisão em seções e subseções (numeração progressiva), repetição de conceitos, reprodução da metodologia, excesso de citações, uso de remissivas no corpo do texto (ver capítulo tal, etc.), lista de quadros e imagens. Não iniciar nem finalizar capítulos com citações. Não usar linguagens impróprias ao contexto acadêmico. Não utilizar epígrafes, dedicatória e agradecimentos dentro dos capítulos,nem nota de rodapé como referência das citações.

1.6 Nota de rodapé – deve ser utilizado preferencialmente para notas explicativas, endereços, aditamentos ao texto, mas não para referências  e nem informações sobre os autores, exceto do prefaciador do livro. Observe-se que a nota de rodapé não deve ultrapassar oito linhas.

1.7 Sistema de citação recomendado – autor/data (NBR 10520/2023).

Citações literais: da indicação do autor e ano da publicação, é indispensável indicar a(s) página(s) de onde foram retiradas; evitar que sejam numerosas e extensas.

Citações traduzidas de língua estrangeira: devem ser seguidas da expressão “tradução nossa” entre parênteses; caso a citação seja em língua estrangeira, sua tradução deve vir no pé da página, com igual identificação entre parênteses.

1.8 Referências – devem seguir a NBR 6023/2018.

1.9 Fotos, gravuras e desenhos – Além de inseri-los no texto, deverá também enviar o arquivo original separado; incluir numeração, legenda e ano; as fotos devem ter resolução a partir de 300 DPI. Não colocar link nas fotos, gravuras e desenhos. Para os livros impressos, as fotos, figuras e desenhos coloridos deverão ser acordados previamente com a Editora.

1.10 Autorização – todas as imagens, como fotografias, figuras e ilustrações, no livro, devem vir acompanhadas de “Autorização” de publicação do respectivo autor, para serem publicados. Salvo nos casos de obras de arte que já caíram em domínio público, mas deve-se citar a fonte e o ano. Em obra coletiva, quando há um ou mais organizadores, estes deverão apresentar os termos de cessão de direitos de uso de texto em obra coletiva de todos os colaboradores que participam da coletânea (Anexo III).

Para qualquer publicação é necessário ter a autorização de uso de imagens (Anexo IV). Caso a figura ou gráfico tenha sido retirada de algum livro deve-se citar a fonte, se for elaborado pelo próprio autor do capítulo, deve-se legendar: “Elaboração própria (ano)" ou ”Autoral (ano)".

Se for fotografia de experimentos fotografadas pelo autor do capítulo basta legendar: “Fonte: Autor (ano)”. Caso nestas fotografias tenham pessoas, estas pessoas fotografadas devem autorizar o uso de sua imagem (Anexo V).

O arquivo da autorização deve ser renomeado com o nome do respectivo autor/autorizante e numerado conforme a ordem que é apresentado nos capítulos. Não serão aceitas assinaturas coladas no documento. Preferencialmente utilizar a assinatura eletrônica do GOV.BR ou assinar o documento e digitalizar.

1.11 Autores estrangeiros – O texto será mantido na língua original do autor e padronizadas conforme as regras da ABNT.

1.12 Capa – A criação da capa é de responsabilidade da Editora, podendo o autor contribuir com sugestões. 

1.13 Créditos Na página de créditos do livro (responsabilidade da Editora) constará os nomes do diagramador, ilustrador, revisor, normatizador técnico, capista e criador da imagem de capa, sendo informado uma única pessoa de cada área técnica. Não será aceito nomes de comissões, salvo quando previsto em edital específico.

Obras desenvolvidas com o auxílio de Inteligência Artificial não seram aceitas.

 

2. ORIENTAÇÕES SOBRE COLETÂNEA ORGANIZADA

Para a publicação de um livro organizado deve-se atender ao item 1 – Preparação de originais – e seguir as seguintes orientações:

É necessário que o(a)(s) organizador(a)(es)(as) identifique(m) um tema a ser trabalhado pelos colaboradores de maneira transversal, apresentando diversos olhares e perspectivas, sobre o assunto escolhido e que dê certa unidade ao produto final. 

O(a)(s) organizador(a)(es)(as) deve(m) ter no mínimo um capítulo na obra, sem considerar prefácio e apresentação.

O(a)(s) organizador(a)(es)(as) deve(m) indicar aos autores que todos os capítulos obedeçam ao mesmo formato, no que diz respeito ao corpo, fonte e espaçamento entre as linhas.

A organização de cada capítulo dos colaboradores deve seguir o mesmo modelo, ou seja, se vai utilizar a palavra Introdução, Considerações finais ou Conclusões. Ao referir-se aos capítulos não utilizar palavras como artigo, texto, trabalho, etc., recomenda-se utilizar a palavra capítulo.

A identificação do autor ou autores do capítulo deve(m) estar abaixo do título do capítulo, recuado à direita e deve constar também no sumário, abaixo do respectivo capítulo. Não se deve colocar siglas nem outras informações junto ao nome do(a)(s) autor(a)(s).

Recomenda-se que os textos de cada um dos capítulos que vão integrar a obra tenham entre 10 (dez) e 20 (vinte) páginas no máximo, incluindo-se as referências.

Antes de encaminhar os originais deve-se fazer a revisão ortográfica e gramatical, pois a qualidade do texto é de responsabilidade de cada autor. O organizador é o responsável direto pela obra (respondendo pela revisão do livro) e apenas ele deve manter contato com a Editora para esclarecer dúvidas e/ou para acompanhar o desenvolvimento da produção do livro.

Cada obra só poderá ter no máximo 03 (três) organizadores, sendo que apenas um deles será o escolhido para os contatos com a Editora. Cada capítulo só poderá ter no máximo 03 (três) autores. Em casos excepcionais o capítulo poderá chegar a 05 (cinco) autores, se justificado e comprovado a necessidade deste número.

Não será utilizada fotos de perfil dos organizadores na obra, sendo opcional quando a obra for individual.

 

3.    ELEMENTOS INTEGRANTES DO LIVRO 

 A organização do texto deve estar da seguinte forma:

-Textos para orelha:

  • Sobre a obra (máximo de 10 linhas).

  • Sobre a formação acadêmica do autor (máximo de 5 linhas), e uma foto do autor (opcional e apenas para obra de autoria individual).

- Dedicatória (opcional, máximo de 5 linhas).

- Agradecimentos (opcional, máximo de 5 linhas).

- Epígrafes (opcional).

- Prefácio (opcional).

- Apresentação.

-Sumário (deve retratar fielmente a estrutura da obra).

- Corpo do texto.

- Referências (quando a obra for organizada, referências no final de cada capítulo).

- Sobre os autores (informações acadêmicas, vínculo institucional e e-mail). Observação: quando a obra for organizada, máximo 08 linhas para cada autor, incluindo o(a)(s) organizador(a)(es)(as).

-Texto para contracapa (máximo de 10 linhas).

 

4.   ENTREGA DE ORIGINAIS NA EDUFRB

A inscrição consta do envio de dois arquivos (um deles sem constar os nomes dos autores /organizadores ou elementos que os identifiquem) para o e-mail da editora (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) assim como, devem ser anexados: o ofício de encaminhamento do trabalho, o Formulário de Inscrição (Anexo I), Declaração de aceite das normas da EDUFRB (Anexo II) e os Termos de cessão de uso de texto em obra coletiva (Anexo III). Todos os arquivos devem ser enviados em word, com exceção das autorizações e declaração que devem ser assinadas e enviadas no formato PDF. Em relação ao tamanho, não exceder a 24MB.

Quando a obra for organizada, todos os(as) organizadores(as) devem preencher o formulário de inscrição.

O envio da proposta não garante a sua publicação. As propostas que não estiverem de acordo com as normas de publicação não serão aceitas para análise. A obra só será publicada após o parecer conclusivo e a aprovação do Conselho Editorial.

 

 5.  PASSO A PASSO DO PROCESSO DE EDIÇÃO NA EDUFRB

Avaliação por um parecerista ad hoc;

Aprovação do livro pelo Conselho Editorial;

Não havendo solicitação de mudanças no texto por parte do parecerista, a obra será encaminhada para a diagramação. Se a obra for impressa, será feita licitação para a impressão e o autor será chamado para assinatura do contrato de edição do livro;

Projeto gráfico do livro – O designer gráfico é o responsável pelo projeto, definição de formato e outras especificações do livro. Elaborado o projeto, originais formatados e encaminhados para impressão, o(a) autor(a), juntamente com um representante da Editora deverão marcar data provável para o lançamento (para livro impresso), buscando sempre que possível algum evento importante da área; caso não haja, definir data de preferência do autor, em comum acordo com a Editora; a data definitiva só será marcada quando o livro estiver impresso;

A título de direito autoral o autor ou organizador receberá 10% da tiragem. Caso o livro possua mais de um autor ou organizador a porcentagem é dividida entre o grupo.

O autor, organizador e colaborador poderá, a qualquer tempo, adquirir o livro na editora com 50% de desconto. 

 

6.   PROCEDIMENTOS PARA CO-EDIÇÕES

Compete à Editora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia encaminhar propostas de co-edições com outras editoras e analisar indicação do autor (es) ou de setores interessados  em possíveis parcerias. Compete à EDUFRB encaminhar a proposta ao Conselho Editorial, além de administrar e acompanhar a produção da obra conveniada.

 

7.   PROCEDIMENTOS PARA REEDIÇÕES E REIMPRESSÕES

O processo de reedição de uma obra esgotada inclui a revisão do texto, ajustes, mudanças, atualização e acréscimos para que se  caracterize como uma nova edição, incluindo mudança de capa e novo numero do ISBN.  A reimpressão de uma obra, por sua vez, não exige alterações, mantendo-se texto, capa e ISBN originais.

Para a reedição ou reimpressão  de uma obra compete ao autor(es)  encaminhar oficio á Editora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia informando de seu interesse. Compete à EDUFRB solicitar Parecer ao Conselho Editorial, propondo reimpressão ou reedição da obra. 

 

8.  COMERCIALIZAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO

Os livros editados pela Editora da UFRB são vendidos na livraria da Editora no campus de Cruz das Almas e em algumas livrarias Universitárias que participam do PIDL – Programa Inter-Universitário de Distribuição de Livros, em outras livrarias comerciais e por meio de distribuidores comerciais com os quais a EDUFRB firme contrato neste sentido

São doados para as bibliotecas da UFRB e das universidade públicas baianas, e para as bibliotecas municipais do recôncavo. A EDUFRB participa de eventos locais, regionais e internacionais bem como de feiras de livros, ocasiões em que divulga as obras por ela editadas.

Todos os livros impressos pela EDUFRB são disponibilizados em PDF para download gratuito e podem também ser editados e/ou distribuídos, a critério da Editora, nos formatos de e-book, audiobook ou braile.

 
 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página