Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

A Editora

A Superintendência da Editora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - EDUFRB foi criada em 24 de março de 2010, pela Portaria nº 299 de 24 de março de 2010 vinculada diretamente ao Gabinete da Reitoria, com os objetivos de regular e produzir as múltiplas edições de livros no âmbito da Universidade, intensificar o intercâmbio com instituições congêneres, incentivar e promover a publicação cientifica, técnica, didática e artísticas da UFRB.

 

Linhas Editoriais da EDUFRB

A EDUFRB prioriza e busca fundamentar o debate sobre o desenvolvimento da sociedade e das culturas e colocar ao alcance dos leitores obras fundamentais. As linhas editoriais da EDUFRB contemplam todas as áreas do conhecimento agrupadas estrategicamente de acordo com a distribuição dos cursos inseridos em cada um dos sete Centros da UFRB (CAHL, CCAAB, CCS, CETEC, CECULT, CETENS e CFP) e tem objetivos de divulgar a produção acadêmica, artística, literária e ensaísta da UFRB e de outras instituições.

As publicações da EDUFRB deverão contemplar as seguintes áreas:

Arquitetura

Artes

Ciências Agronômicas e Veterinárias

Ciências Biológicas

Ciências da Saúde

Ciências Humanas

Ciências Matemáticas e Naturais

Ciências Sociais Aplicadas

Ciências Exatas

Didáticos

Economia

Educação

Esporte e Lazer

Geografia e Historia

Lingüística e Letras ( ensaios de crítica e todos os gêneros literários)

Negócios

Política

Turismo

Estas áreas serão contempladas em cinco Linhas Editoriais assim distribuídas:

COLEÇÃO RECÔNCAVO – pretende divulgar a produção artístico-literária, técnico-científica que tratem de temas referentes ao Recôncavo da Bahia e, também, a produção de autores dos municípios que integram a Região do Recôncavo.

COLEÇÃO ACADÊMICA – Tem por objetivo publicar trabalhos produzidos nas diversas áreas das ciências agrárias, ambientais, biológicas, ciências da saúde, ciências humanas, ciências sociais aplicadas, ciências exatas e tecnológicas. Em síntese, esta coleção destina-se a publicar os textos produzidos pelos professores da UFRB, bem como produtos resultantes de estudos monográficos, dissertações e teses.

COLEÇÃO ENSAIO E DEBATE – Tem o objetivo de divulgar trabalhos que promovam o debate e a reflexão de temas de interesse da comunidade acadêmica, da comunidade externa e que contribua para o desenvolvimento sócio-econômico, político e cultural regional.

COLEÇÃO DIDÁTICA – Pretende divulgar a produção literária, técnica e científica resultante do processo de ensino-aprendizagem do docente e do discente. Livros de apoio ao ensino de graduação de caráter didáticos.

COLEÇÃO DESENVOLVIMENTO SOCIAL – Linha que objetiva desenvolver em parceria com organizações representativas do Terceiro setor em seus diversos focos de atuação, dedicada ao fortalecimento das organizações da sociedade civil, tanto no que diz respeito à gestão institucional, como ao desenvolvimento de conceitos relacionados à sua missão, aos direitos humanos, ao meio ambiente, criança e adolescente, responsabilidade social das empresas, saúde etc.

registrado em:
Fim do conteúdo da página