Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

ISBN e ISSN - como solicitar

ISBN

            O ISBN – International Standard Book Number – é um sistema internacional padronizado que identifica numericamente os livros segundo o título, o autor, o país, a editora, individualizando-os inclusive por edição. Utilizado também para identificar software, seu sistema numérico é convertido em código de barras, o que elimina barreiras lingüísticas e facilita a circulação e comercialização das obras.

   A emissão do ISBN é feita pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), através do site https://www.cblservicos.org.br/isbn/.

            Para saber se a sua publicação recebe ISBN, consulte https://www.cblservicos.org.br/isbn/atribuicao.

           A Editora da UFRB realiza a solicitação do ISBN para servidores (técnicos e docentes) e discentes da UFRB, desde que a obra seja resultado de pesquisa, evento e/ou produto institucional. Obras de caráter pessoal (ainda que científicas) não serão consideradas aptas para o serviço.

         O autor da obra poderá solicitar a emissão do ISBN pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.anexando a obra pronta, já diagramada. Deverá informar o título da obra, autores/organizadores, ano de publicação, volume, se faz parte de alguma coleção, área do conhecimento, palavras-chave e resumo. Informar também se a obra será digital ou impressa. Para o formato digital deverá informar o site que a obra ficará hospedada. Para a veiculação impressa deverá ser informado o tamanho, o tipo de capa (espiral, brochura ou capa dura) e a data da impressão. Informar um número para contato para eventuais dúvidas no momento do cadastro. O autor se compromete a nos enviar dois exemplares da obra impressa para realizarmos o Depósito Legal junto à Biblioteca Nacional, conforme a lei 10.994 de 14 de dezembro de 2004.

          Observação: A EDUFRB é apenas uma mediadora deste processo. O prazo de atendimento a esta solicitação está intimamente ligado à análise da CBL e pagamento da taxa.

          O autor solicitante é o responsável por pagar as taxas fixadas pela Agência Brasileira da ISBN. A análise do pedido será realizada, pela CBL, após o pagamento do boleto. O tempo de resposta para análise e emissão do ISBN, em geral, estará condicionada à data do pagamento. Portanto, no momento do pagamento do boleto, atente-se para a data e possível agendamento.

            A EDUFRB não se responsabiliza pelo conteúdo intelectual das obras.

 

ISSN

         O ISSN  – International Standard Serial Number – é um número padrão composto de oito dígitos, incluindo um dígito verificador e precedido pelo prefixo ISSN, atribuído a uma publicação seriada pela Rede ISSN. É um número de identificação única, internacionalmente reconhecido para publicações seriadas que, uma vez atribuído, torna-se um atributo individual do título pelo tempo que for editado.

        São exemplos de publicações que recebem ISSN: revistas, anuários, boletins, jornais, anais de congressos, publicações de sociedades, séries monográficas, dentre outros.

          A EDUFRB não realiza solicitações de ISSN, no entanto está à disposição para eventuais esclarecimentos.

     A emissão do ISSN é realizada pelo Centro Brasileiro do ISSN, coordenado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). A solicitação deverá ser feita pelo site http://cbissn.ibict.br/index.php/solicitar-issn.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página