Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Títulos Publicados em Parceria

Filtros


Download Gratuito

Leia Online

Ebook

Estudo de Viabilidade Econômica na Agricultura Familiar

Autor(a) / Org.: Alessandra Bandeira Antunes Azevedo, Edelaine dos Santos Alves e Tamara Rangel de Lacerda Ano: 2018

Páginas: 81 ISBN: 978-85-5971-052-6

O objetivo do livro é embasar os facilitadores e agricultores familiares da ferramenta do estudo de viabilidade econômica para os pequenos proprietários de terra da agricultura familiar de uma maneira simples e didática.
O livro está estruturado em quatro capítulos. No primeiro capítulo, apresentamos a agricultura familiar, suas características e seus desafios. No segundo capítulo, são debatidos os aspectos teóricos do estudo de viabilidade econômica. No terceiro capítulo, é mostradapasso a passo da metodologia desenvolvida em conjunto com os agricultores da Sapucaia eno quarto capítulo, oferecemos ao leitor cinco estudos de casos. Nos anexos estão os slides desenvolvidos pela equipe demonstrando todo o estudo de viabilidade, além dos exercícios que eram dados ao coletivo. Esses anexos buscam oferecer ao leitor um guia para que ele possa replicar e aprimorar o EVE da agricultura familiar.



Download Gratuito

Leia Online

Ebook

Saúde, Alimentos e Meio Ambiente no Recôncavo da Bahia

Autor(a) / Org.: Ana Lúcia Moreno Amor, Fábio Santos de Oliveira, Isabella de Matos Mendes da Silva, Marcilio Delan Baliza Fernandes, Ricardo Mendes da Silva e Sibele de Oliveira Tozetto Klein Ano: 2018

Páginas: 161 ISBN: 978-85-5971-048-9

Os trabalhos desenvolvidos pelo grupo participante deste livro têm como principais focos de atuação o desenvolvimento de estudos na área de saúde, alimentos e ambiente, com foco no Recôncavo da Bahia. Assim, o objetivo deste livro é trazer uma síntese dos trabalhos desenvolvidos na primeira década do SANUTRI e executados pelas equipes de trabalho nas quais os autores estão inseridos.



Download Gratuito

Leia Online

Ebook

Caderno de Receitas de Santo Amaro e Cachoeira

Autor(a) / Org.: Juciara Maria Nogueira Barbosa Ano: 2017

Páginas: 158 ISBN: 978-85-5971-031-1

Este livro, Caderno de Receitas de Santo Amaro e Cachoeira, é fruto de um trabalho de pesquisa, realizado nesses dois municípios do Recôncavo da Bahia, com o objetivo de levantar, por meio de entrevistas, receitas de pratos típicos tradicionais, que foram preservadas pela tradição oral, de uma geração para outra.



Download Gratuito

Leia Online

Ebook

A Saúde Coletiva em Destaque II

Autor(a) / Org.: Rosa Cândida Cordeiro, Suelly Pinto Teixeira de Morais e Ticiana Osvald Ramos Ano: 2017

Páginas: 200 ISBN: 978-85-5971-032-8

Este livro, o segundo da série, dá continuidade ao processo de reflexão no campo da Saúde Coletiva, compartilhando estudos realizados no território do Recôncavo da Bahia. Apresenta reflexões relacionadas ao processo saúde e doença, além de incluir estudos de alcance nacional, tais como a imunização e o aleitamento materno. O livro reúne dez capítulos produzidos por 34 pesquisadores do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFRB.



Download Gratuito

Leia Online

Ebook

Educação, Tecnologia, Ambiente e Sustentabilidade: Perspectivas Multidisciplinares

Autor(a) / Org.: Nelma de Cássia Silva Sandes Galvão, Aline Pereira da Silva Matos, Jacira Teixeira Castro e Susana Couto Pimentel Ano: 2017

Páginas: 235 ISBN: 978-85-5971-036-6

Este livro se constitui como sendo a primeira publicação do Centro de Ciências e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS) da UFRB.  Este e-book reúne 14 textos de pesquisadores com uma proposta multidisciplinar, com diferentes abordagens metodológicas e referenciais teóricos no âmbito da Educação, Ambiente e Sustentabilidade e Tecnologias.



Download Gratuito

Leia Online

Ebook

Adoção de Práticas de Segurança Laboral em Empreendimentos Cooperativos

Autor(a) / Org.: Fabihana Souza Mendes Miranda, Sueline Silva de Souza e Alessandra Bandeira Antunes de Azevedo Ano: 2017

Páginas: 47 ISBN: 978-85-5971-033-5

Dedicado aos trabalhadores e colaboradores de empreendimentos associativos, este livro, no formato de cartilha, destaca a importância de cada trabalhador. Os autores fazem uma reflexão sobre o mundo do trabalho e suas desiguais e desgastantes relações, resgatando os princípios, valores e ideais do cooperativismo. O livro descreve como as atividades e tarefas dos trabalhadores podem ser executadas com saúde e segurança, além de destacar a adoção de práticas de segurança laboral.



Download Gratuito

Leia Online

Ebook

Percurso do som na produção sonora: da fonte sonora ao aparelho auditivo

Autor(a) / Org.: Macello Santos de Medeiros Ano: 2017

Páginas: 109 ISBN: 978-85-5971-030-4

A proposta desse livro é ser uma alternativa para introduzir os leitores não acostumados com os termos e vocabulário da área de produção sonora, podendo, assim, transitar por ela sem muitas dificuldades. Assim, acreditamos que o livro atenderá às necessidades não só daqueles que estão matriculados formalmente em curso superior, mas também aqueles que tenham curiosidade ou querem ter um melhor conhecimento técnico em produção sonora.



Volume 1- Entre veredas e arrabaldes: escravos e libertos na comarca de Nazaré das Farinhas durante o oitocentos e no pós-abolição

Autor(a) / Org.: Wellington Castellucci Junior, Edinelia Maria Oliveira Souza e Virginia Queiroz Barreto Ano: 2016

Páginas: 247 ISBN: 978-85-67589-09-1 Preço: Não comercializado

Esta obra, que integra a coleção UNIAFRO, descreve a vida de escravos e alforriados que viveram na Comarca de Nazaré das Farinhas durante o século XIX e a trajetória de alguns ex-cativos no pós-abolição. No oitocentos, a Comarca de Nazaré possuía um dos mais importantes portos fluviais do Recôncavo, utilizados para o escoamento das mercadorias procedentes de várias regiões do interior que eram levadas para a capital da Bahia. Naquelas imediações, escravos ganho, libertos, migrantes, comerciantes e tantos outros sujeitos se misturavam num frenesi provocado pela constante chegada e saída de embarcações, nem sempre trazendo e levando apenas mercadorias.

As Histórias de escravos fugidos, de levantes da “gente perigosa’ aderindo a motins ocorridos em Salvador na primeira metade do século XIX, bem como a presença de chefes religiosos e líderes influentes na comunidade escrava são temas tratados, com argúcia, pelos autores a obra. Além disso, a vida dos negros após a abolição, a formação do campesinato negro, a luta pela terra e a vida dos agregados e outras forma de relação de trabalho no mundo rural são objeto de estudo nessa inédita pesquisa que foca uma parte do Recôncavo Baiano ainda pouco estudada.

Doações de exemplares apenas para instituições de ensino.



Volume 2- Cenários da saúde: da população negra no Brasil diálogos e pesquisas

Autor(a) / Org.: Regina Marques de Souza Oliveira Ano: 2016

Páginas: 222 ISBN: 978-85-67589-13-8 Preço: Náo comercializado

Este livro, que integra a coleção UNIAFRO, é uma coletânea de nove textos sobre a situação da saúde da população negra no Brasil, escrito por autores de diferentes formações acadêmicas e campos do conhecimento, os quais passam pelos saberes da história, psicologia, psicanálise, enfermagem, medicina, ciências sociais e serviço social. De caráter interdisciplinar ele compõe diálogo rico com estes campos epistemológicos, refletindo sobre a realidade brasileira em seus distintos períodos históricos.  Realiza-se um traçado entre a origem da condição do africano que fora escravizado no Brasil e nas Américas (Norte e Sul) para pensar as repercussões sociais, culturais na formação do conceito, acesso e práticas de cuidados em saúde. Observa-se que neste âmbito, a saúde da população negra, poucos estudos no Brasil são realizados, pois há neste campo do saber uma negação da realidade histórica, social e cultural do negro como importante linha temática para pensar o dimensionamento da saúde no Brasil.

Doações de exemplares apenas para instituições de ensino.



Volume 3- Formação cultural: sentidos epistemológicos e políticos

Autor(a) / Org.: Rita de Cássia Dias Pereira Alves e Cláudio Orlando Costa do Nascimento Ano: 2016

Páginas: 295 ISBN: 978-85-67589-14-5 Preço: Não comercializado

O livro, que integra a coleção UNIAFRO, trata do tema de formação em uma abordagem multirreferencial, vinculada aos diversos contextos históricos e socioculturais, às culturas, às políticas e práticas da educação, às inclusões relativas, às ênfases nas diversidades, nas vivências, nas experiências, nos saberes culturalmente demarcados nas existências individuais e coletivas implicados.

A obra visa contribuir com o debate propositivo e engajado a cerca de referenciais, de suas linguagens, tecnologias e saberes culturais voltados para a realização de uma proposta formativa do ser em seus contextos e diferentes expressões, como dínamos das ações que visam a emancipação e a equidade, pela via da educação, no cenário das produções que conjugam a interdisciplinaridade, a complexidade, a interculturalidade, a subjetividade e os estudos étnico-raciais nos campos da formação e do currículo.

Doações de exemplares apenas para instituições de ensino.



Volume 4- Cultura e negritude: linguagens do contemporâneo

Autor(a) / Org.: Cláudio Orlando Costa do Nascimento e Rita de Cássia Dias Pereira Alves Ano: 2016

Páginas: 117 ISBN: 978-85-67589-15-2 Preço: Não comercializado

Esta obra, que integra a coleção UNIAFRO, apresenta os debates sobre as relações entre as culturas, as questões da negritude, da diversidade étnico-racial, ancestralidade e o território do Recôncavo, tendo como interfaces as diferentes linguagens, expressões, práticas e saberes artístico-culturais tradicionais e contemporâneos.

Tem como lastro os registros e participações no I Cultura e Negritude – Ago, Motumbá, Mucuiu, Kolofé, promovido em novembro de 2013, no Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas – CECULT-UFRB, em parceria com a Linha - Educação e Cultura do NEAB - Recôncavo e os grupos do Programa de Educação Tutorial- UFRB.

Doações de exemplares apenas para instituições de ensino.



Volume 5- Diáspora africana nas Américas

Autor(a) / Org.: Isabel Cristina Ferreira dos Reis e Solange Pereira da Rocha Ano: 2016

Páginas: 231 ISBN: 978-85-67589-16-9 Preço: Não comercializado

Esta coletânea, que integra a coleção UNIAFRO, é composta por onze capítulos abordando temas relacionados à história, cultura e processos de resistências de africanos e afrodescendentes  em diferentes sociedades escravistas do mundo atlântico. Nela, temas como comércio atlântico de cativos, trabalho, tradições religiosas da diáspora afro-atlântica, resistência e família negra foram discutidos a partir de novas pesquisas em fontes primárias e bibliográfica realizada por estudiosos/as brasileiros/as e estrangeiros/as, que nas últimas décadas tem realizado seus estudos acadêmicos.

Com esta publicação, visamos compartilhar não apenas os resultados de interessantes pesquisas produzidas sobre pessoas que vivenciaram a experiência da diáspora nas Américas, mas também procuramos dar visibilidade a conhecimentos históricos que possibilitam a aplicação da Lei nº 10.639/03, que criou a obrigatoriedade do ensino da história e da cultura da África e do negro no Brasil nos cursos de Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Doações de exemplares apenas para instituições de ensino.



Volume 6- Reflexões sobre a África contemporânea

Autor(a) / Org.: Juvenal de Carvalho Ano: 2016

Páginas: 151 ISBN: 978-85-67589-17-6 Preço: Não comercializado

Esta obra, que integra a coleção UNIAFRO, reúne pesquisadores de Angola, Moçambique, Guiné Bissau e do Brasil. Todos os textos são escritos na mesma língua, mas pode-se perceber os traços, as marcas de escrita e particularidades de cada país. Um diálogo de História, Sociologia e Literatura que busca refletir sobre variados temas da realidade africana contemporânea. As origens mais remotas do processo de desqualificação do Outro e sua naturalização; a caracterização dos processos de resistência contra a invasão colonial; a idéia de unidade africana que alimentou os movimentos de libertação e que deu origem a OUA; a construção do Estado Nacional; as conexões entre a literatura e esses movimentos de libertação; guerra e paz na construção do Estado Nacional; o lugar que ocupa o espaço social do mercado no cotidiano e no imaginário social luandense e o uso de biocombustíveis nas comunidades e a sua integração no Plano estratégico de Energia são os pontos debatidos neste trabalho. O objetivo desta obra é fornecer uma amostra de algumas das preocupações que tem sido objeto de pesquisa sobre África em vários campos, além de colocar mais um fio no emaranhado de redes que ligam as duas margens do Atlântico.

Doações de exemplares apenas para instituições de ensino.



Volume 7- Histórias da escravidão e do pós-abolição para as escolas

Autor(a) / Org.: Giovana Xavier Ano: 2016

Páginas: 341 ISBN: 978-85-67589-18-3 Preço: Não comercializado

O objetivo deste livro, que integra a coleção UNIAFRO, é reunir histórias da escravidão e do pós-abolição em diferentes regiões do Brasil e trazer à tona experiências em ensino de história da África e cultura afro-brasileira no estado do Rio de Janeiro, assim como apresentar um estudo de caso sobre coleções didáticas em Angola.

Com base em relações de circularidade entre saber histórico escolar e saber histórico acadêmico, a obra também discute as articulações entre ensino de história, ações afirmativas e legislação educacional. Espera-se que o livro constitua-se em subsidio para o trabalho de professores e professoras no tocante à implementação da Lei 11.645/2008 nas instituições de educação básica.

Doações de exemplares apenas para instituições de ensino.



Volume 8- Da escravidão e da liberdade: processos, biografias e experiências da abolição em perspectiva transnacional

Autor(a) / Org.: Antonio Liberac Cardoso Simões Pires, Flavio Gomes Maria Helena P. T. Machado, Paulo Moreira, Petrônio Domingues, Walter Fraga e Wlamyra Albuquerque Ano: 2016

Páginas: 334 ISBN: 978-85-67589-19-0 Preço: Não comercializado

Livro, que integra a coleção UNIAFRO, é composto pelos trabalhos apresentados no Simpósio Temático Da Escravidão e da liberdade: processos, biografias e experiências da abolição e do pó-emancipação em perspectiva transnacional, que teve lugar no XXVII Simpósio Nacional de História Conhecimento histórico e diálogo social, organizado pela ANPUH, em Natal (RN), em 2013.

A proposta que norteou a organização desse livro partiu do pressuposto de que a historiografia no Brasil ainda carece da necessidade de aprofundar seus estudos a respeito dos complexos processos de tornar-se livre, ensejando a conformação de um campo analítico capaz de abarcar uma temporalidade mais ampla do que a tradicional e que trafegue na escravidão ao pós-abolição, vencendo descontinuidades no enfoque de seus temas e questões.

Doações de exemplares apenas para instituições de ensino.



Volume 9- Territorialidades negras em questão: conflitos, lutas por direitos e reconhecimento

Autor(a) / Org.: Rosy de Oliveira, Ana Paula Comin Carvalho, Cíntia Beatriz Müller Ano: 2016

Páginas: 190 ISBN: 978-85-67589-20-6 Preço: Não comercializado

Este livro, que integra a coleção UNIAFRO, reúne textos que apresentam um panorama de dois eixos de discussão: a reunião de temáticas em torno dos campos de interesse da Antropologia – desenvolvidos nos programas dos cursos de Pós-graduação – e a relevância na escolha dos objetos envolvendo estudos relativos às comunidades quilombolas, ao campesinato, à agricultura familiar e à delimitação de territórios que expressam identidades coletivas. Apesar da diversidade de temas, abordagens e universos empíricos, os trabalhos reunidos apresentam questões de ordem teórica comum, que acreditamos ser pertinentes a um debate de políticas de reconhecimento dos territórios negros em questão.

Doações de exemplares apenas para instituições de ensino.



Volume 10- Os índios na história da Bahia

Autor(a) / Org.: Fabricio Lyrio Santos Ano: 2016

Páginas: 150 ISBN: 978-85-67589-21-3 Preço: Não comercializado

O livro, que integra a coleção UNIAFRO, aborda a história dos povos indígenas da Bahia do século XVI até a atualidade, enfocando diferentes aspectos de suas relações com a sociedade colonial, imperial e republicana, sob variados pontos de vista. Os textos apresentados traduzem um movimento de crescente ampliação e renovação da historiografia baiana sobre os povos indígenas e representam um esforço fundamental no sentido de sistematizar e divulgar os resultados de pesquisas que vem sendo desenvolvidas há mais de uma década e que agora visam um público mais amplo, incluindo professores e alunos da educação básica. Cada capítulo da obra aborda uma temática específica, contribuindo para difundir o conhecimento e a reflexão acerca do papel desempenhado pelos povos indígenas no processo de formação da Bahia e do Brasil, bem como, enfatizando a relevância do tema para a consolidação da democracia e o respeito à diversidade étnica e cultural de nosso povo.

Doações de exemplares apenas para instituições de ensino.



Volume 11- Pensadores negros - pensadoras negras: Brasil séculos XIX e XX

Autor(a) / Org.: Sidney Chalhoub e Ana Flávia Magalhães Pinto Ano: 2016

Páginas: 447 ISBN: 978-85-67589-22-0 Preço: Não comercializado

Essa coletânea, que integra a coleção UNIAFRO, apresenta textos de pesquisadores/as das áreas de História, Literatura, Antropologia, Sociologia e Geografia sobre trajetórias de um conjunto de pensadores/as negros/as brasileiros/as, levando em conta suas experiências com a racialização e o racismo ao longo dos séculos XIX e XX.  Composto por  dezenove artigos e uma entrevista, o livro oferece um apanhado de abordagens que evidenciam como esses/as pensadores/as, a partir de lugares e modos diversos, lidaram com as manifestações  da discriminação racial nos âmbitos individual, político, intelectual, artístico, acadêmico e/o cotidiano. O mosaico daí resultante permite vislumbrar a importância desses sujeitos e da questão racial nos debates sobre as dinâmicas de produção e reprodução da cultura na sociedade brasileira. Coloca-se, portanto, em fina sintonia com os esforços para que a implementação para que a implementação das Leis nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008 contribua para que o pensar e o fazer a história deste país ocorra de forma mais plural e democrática.

Doações de exemplares apenas para instituições de ensino.



Volume 12- Atlântico de dor: faces do tráfico de escravos

Autor(a) / Org.: João José Reis e Carlos Francisco da Silva Jr. Ano: 2016

Páginas: 742 ISBN: 978-85-67589-23-7 Preço: Não comercializado

Os estudos reunidos nesse livro, que integra a coleção UNIAFRO, reforçam a idéia de quão significativo foi o impacto do tráfico de cativos africanos sobre as sociedades localizadas nos dois lados do Atlântico.  Da montagem do sistema econômico, que tinha nesse tráfico um dos seus pilares mais robustos, à recente política de memória, que busca acertar contas com esse passado, os temas são variados, densos, alguns inquietantes.

O livro trata de milhões de homens, mulheres e crianças que, metidos nos porões fétidos de navios negreiros, sobreviveram à travessia do Atlântico para serem usados como escravos no Brasil. Não foram, contudo, vítimas passivas dessa imensa tragédia que ocorreu para a formação do mundo moderno. Os africanos resistiram de variadas formas ao tráfico e ao cativeiro. Quase duzentos anos depois do fim do tráfico e mais de cem anos após a abolição da escravidão no país, essa história de luta e labuta parece longe de ter um ponto final.

Doações de exemplares apenas para instituições de ensino.



Volume 13- Capoeira em múltiplos olhares: estudos e pesquisas em jogo

Autor(a) / Org.: Antônio Liberac Cardoso Simões Pires, Franciane Simplicio Figueiredo, Paulo Andrade Magalhães Filho e Sara Abreu da Mata Machado Ano: 2016

Páginas: 549 ISBN: 978-85-67589-24-4 Preço: Não comercializado

Os trabalhos demonstram que as práticas dos capoeiras não são singulares, atravessando grupos sociais diversos, revelando a sociedade brasileira. Talvez isso tenha capacitado os capoeiras, ou alguns capoeiras, a se tornarem capoeiristas, a lutarem contra  as ações repressivas sustentadas pelo artigo 402 do código criminal de 1890 e transformarem a capoeira em luta marcial, esporte e educação física. Os representantes de diversos grupos sociais, praticantes da capoeira, se reuniram novamente. Já não era mais Camisa Preta, Manduca da Praia, Antonio Boca de Porco e Nascimento o Grande. A reunião objetivou colocar a capoeira entre as lutas internacionais, sendo ela a única nacional, construída no Brasil; essas foram as alegações dos principais protagonistas. Surgiram mestre Zuma, mestre Bimba, mestre Sinhozinho, mestre Pastinha, novas abordagens, novas fontes, novos objetos para um mundo dos capoeiristas que (re)inventavam uma tradição.

Doações de exemplares apenas para instituições de ensino.



Volume 14- Das formações negras camponesas: ensaios sobre os remanescentes de quilombos no Brasil

Autor(a) / Org.: Rosy de Oliveira e Flávio dos Santos Gomes Ano: 2016

Páginas: 177 ISBN: 978-85-67589-25-1 Preço: Não comercializado

A proposta desta coletânea, que integra a coleção UNIAFRO, consiste em provocar a reflexão sobre a complexidade dos quilombos situados nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. O objetivo é oferecer um painel mais ampliado das pesquisas vinculadas em várias áreas dos programas de pós-graduações que versam sobre a temática dos quilombos históricos e das formas de campesinatos negros do interior do país. O livro reúne pesquisas e abordagens diversas sobre configurações camponesas e a construção de identidades nos territórios de comunidades negras rurais e quilombolas. Em diferentes análises são apresentadas contribuições e oferecidas uma original interlocução nas áreas da história, da antropologia, da sociologia, da geografia, do direito, da comunicação e da educação.

Doações de exemplares apenas para instituições de ensino.



Volume 15-Antinegritude: o impossível sujeito negro na formação social brasileira

Autor(a) / Org.: Osmundo Pinho e João Vargas Ano: 2016

Páginas: 235 ISBN: 978-85-67589-26-8 Preço: Não comercializado

Os autores presentes nesta coletânea, que integra a coleção UNIAFRO, diretamente ou por implicação, questionam: como a antinegritude - marcada por processos de gendering- se manifesta em práticas da sociedade civil e do Estado? Na esfera da cultura? Nos movimentos sociais e na esfera pública? Esta importante questão leva à investigação crítica fundamental: é de fato possível que o Brasil como polis política cultural e como projeto de nação integre os negros? Se a polis não é capaz de integrar os negros como cidadãos de pleno direito, essa polis, do ponto de vista negro, é um projeto impossível. Sendo assim, o sujeito negro gendered é um sujeito impossível, aquele cuja impossível negritude habita as coordenadas de tempo e espaço que compõem a nação possível. Que só se torna viável, no âmbito branco ou mestiço, na medida em que o cidadão negro, como um sujeito, é um oximoro. Estando á, assim, fora da linearidade do tempo, o sujeito negro impossível ocupa as zonas da morte. Em torno dessa problemática, o livro reúne artigos, entre a etnografia e a crítica cultural, que discutem em diversos contextos empíricos as aporias da nação e da negritude com contexto brasileiro.

Doações de exemplares apenas para instituições de ensino.



Volume 16- Beleza negra: representações sobre o cabelo, o corpo e a identidade das mulheres negras

Autor(a) / Org.: Angela Figueiredo e Cintia Cruz Ano: 2016

Páginas: 158 ISBN: 978-85-67589-27-5 Preço: Não comercializado

O livro, que integra a coleção UNIAFRO, reúne um conjunto de textos construídos a partir de experiências empíricas adquiridas através da realização da pesquisa ou de nossas vivencias com o cabelo crespo. Efetivamente, o cabelo crespo ainda é considerado um espaço simbólico de luta na afirmação da identidade. O ponto de partida que motiva tal empreendimento é a constatação do crescente número de pesquisas realizadas sobre o tema por mulheres negras, bem como da consciente reflexão de que tratar do tema cabelo crespo ainda suscita um caloroso e amplo debate.

Doações de exemplares apenas para instituições de ensino.



Volume 17- Territórios de gente negra: processos, transformações e adaptações - ensaios sobre Colômbia e Brasil

Autor(a) / Org.: Axel Rojas, Antonio Liberac Cardoso Simões Pires e Flávio dos Santos Gomes Ano: 2016

Páginas: 393 ISBN: 978-85-67589-50-3 Preço: Não comercializado

A obra, que integra a coleção UNIAFRO, reúne artigos sobre experiências de trabalhadores negros rurais no Brasil e na Colômbia. Os estudos são dirigidos para aspectos do cotidiano de grupos de camponeses e relações econômicas e políticas das comunidades.

Ao largo de las últimas décadas del sigo XX y lo que va del sigo XXI, las dinámicas de vida de las poblaciones afrodescendientes em Colombia han estado marcadas por profundas transformaciones  en diversos planos y con diferentes alcances. Entre ellas puede mencionar-se la consolidación de novedosas formas de organización, condensadas en los añosnoventa alrededor de las luchas de corte étnico-territorial.

Doações de exemplares apenas para instituições de ensino.



Volume 18- Tramas negras: história, antropologia e educação para as relações raciais

Autor(a) / Org.: Clíssio Santos Santana, Fred Aganju Santiago Ferreira, Jôsy Barcellos Miranda, Lumara Cristina Martins Santos e Ana Paula Cruz Ano: 2016

Páginas: 278 ISBN: 978-85-67589-29-9 Preço: Não comercializado

Frente às novas tecnologias e a abertura para novos diálogos acerca de temas até então negligenciados ou esquecidos, neste sentido o livro, que integra a coleção UNIAFRO, reúne artigos que abordam uma série de temas relacionados às contribuições  negras e afro-brasileiras para a formação social e cultural do Brasil. Cada artigo que compõe esta obra traz um conteúdo que reafirma a necessidade de persistir em políticas afirmativas que visem melhorias nas condições de vida e acesso para a população negra todos os setores da vida produtiva, ao mesmo tempo em que abordam as necessidades de preservação de saberes e um legado tradicional.

Doações de exemplares apenas para instituições de ensino.



Volume 19- As vinte e uma faces de EXU na filosofia afrodescendente da educação

Autor(a) / Org.: Emanoel Luís Roque Soares Ano: 2016

Páginas: 158 ISBN: 978-85-67589-30-5 Preço: Não comercializado

Esta publicação, que integra a coleção UNIAFRO, tem como objetivo examinar os múltiplos conceitos existentes para Exu, dentre as quais a inversão, observada na maneira deste orixá ensinar às avessas, no mito de como ele ensina a Oxum a jogar búzios para ver o futuro, ou do princípio do caos exuriano – no qual é preciso um grande estado de confusão inicial para que o esclarecimento aconteça.  Enfoca também a matrifocalidade presente na obra de Ruth Lands: “A cidade das mulheres”, a qual mostra essa inversão exuriana de valores numa cidade machista em que as mulheres mãe-de-santo são as poderosas. Serão vistos os diversos conceitos que Exu ganhou após sua chegada ao Brasil, além do dialogismo do orixá da comunicação, o interlocutor de todos os outros. Os mitos africanos são analisados, pois o mito é base da cultura de um povo e está no início de sua formação, dando sentido à sua existência. Através da investigação desses pontos, analisar-se-á a natureza polilógica e polifônica de Exu, que é o próprio movimento em si, pois ele é a força dinâmica que move a tudo e a todos- como bem destaca Joana Elbein dos Santos.

Doações de exemplares apenas para instituições de ensino.



Volume 20- Africanos na cidade da Bahia: tráfico negreiro, escravidão e identidade africana – século XVIII

Autor(a) / Org.: Carlos Eugênio Líbano Soares, Cândido Domingues e Carlos Francisco Silva Jr Ano: 2016

Páginas: 001 ISBN: 978-85-67589-12-1 Preço: Não comercializado

Este livro foi o resultado de uma década de trabalho com as fontes básicas, bibliográficas e documentais, da escravidão africana na cidade de São Salvador da Bahia de Todos-os-Santos do século XVIII.

O livro revela as experiências dos africanos com os traficantes de escravos e o comércio do fumo e do açucar, as relações de compadrio, a partir de análise dos registros eclesiásticos e a presença das "nações" africanas na cidade de Salvador.

Doações de exemplares apenas para instituições de ensino.



Volume 21- Caminhos para efetivação da lei no 11.645/2008

Autor(a) / Org.: Leandro de Almeida Ano: 2016

Páginas: 254 ISBN: 978-85-67589-40-4 Preço: Não comercializado

As leis 10.639/03 e 11.645/08 procuram romper com esquemas narrativos estereotipados formulados no século XIX, em que os nativos desapareciam da História do Brasil após o encontro e colonização dos portugueses e os negros após a abolição da escravidão. No lugar, espera-se uma abordagem dos afrobrasileiros e indígenas numa perspectiva de longa duração, com uma representação complexa dos grupos oriundos de sociedades com organização e culturas diversas, considerados sujeitos de sua própria história, tão atual e ativa quanto a dos descendentes europeus.

Esta publicação, que integra a coleção UNIAFRO, possibilita, por um lado, a criação de referenciais positivos para jovens negros e indígenas se identificarem e, por outro, o combate tanto ao preconceito racial que atinge tais populações quanto ao preconceito cultural que pesa sobre manifestações de origem ameríndia ou africana. Preconceitos explícitos ou velados que, entre outros efeitos nocivos, contribuem para a manutenção dos estereótipos sociais, vetores de violências simbólicas e mesmo físicas.

Doações de exemplares apenas para instituições de ensino.



Volume 22- O recôncavo no olhar de Jomar Lima: patrimônio, religiosidade e festas populares

Autor(a) / Org.: Antonio Liberac Cardoso Simões Pires e Rosy de Oliveira Ano: 2015

Páginas: 101 ISBN: 978-85-67589-14-1 Preço: Não comercializado

O olhar do fotógrafo Jomar Lima é único frente a essa realidade diversificada, africana e africanizada, mundo dos afro-brasileiros que incluem todos que assim desejam participar de suas práticas culturais, apesar de serem excluídos e experimentarem situações adversas em uma sociedade desigual. Nesta obra, que integra a coleção UNIAFRO, o olhar do fotógrafo revela o que de mais mágico existe em terra onde se mistura o sagrado e o profano, as rezas e os sambas rezados, as ladainhas, santos católicos e o mundo invisível dos orixás. Assim, este livro de imagem já nasce como um referencial de pesquisas, de retratação das tradições, das religiosidades populares, enfim, um clássico da fotografia brasileira.

Doações de exemplares apenas para instituições de ensino.

Powered by ChronoConnectivity - ChronoEngine.com

Fim do conteúdo da página