Fechar
Processos seletivos CAPES seleciona projetos institucionais para oferta Assistente de Ensino de Língua Alemã
Submissão de propostas até 19/04/2024

Publicado: Quinta, 07 Março 2024 00:11 , Última Atualização: Quinta, 07 Março 2024 00:33 | Acessos: 153
imagem sem descrição.

O Programa GTA tem como objetivo geral selecionar projetos de Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras para o recebimento de assistentes de ensino de língua alemã, visando proporcionar oportunidades de acesso ao estudo do idioma alemão para a comunidade acadêmica como base estruturante do processo de internacionalização das universidades brasileiras, bem como contribuir para a elevação da qualidade dos cursos de bacharelado e/ou licenciatura em Letras, Língua Alemã, e outros cursos de Letras disponíveis na IES.
As instituições interessadas em receber um Assistente de Ensino de Língua Alemã deverão apresentar projetos de caráter institucional, com duração de até quatro anos consecutivos, que contemplem a inserção de um falante nativo, na condição de assistente de ensino, em cursos de bacharelado e licenciatura em Letras, Língua Alemã ou cursos de alemão em NucLis (IsF) ou Centro de Línguas das instituições.

Objetivos

• Fortalecer o ensino da língua e cultura alemã nas instituições participantes, principalmente no âmbito do programa IsF-Alemão.
  • Fomentar a internacionalização de universidades brasileiras.
  • Preparar os estudantes de graduação e pós-graduação para programas de intercâmbio em países de língua alemã.
  • Apoiar a implementação de novas metodologias e práticas de caráter inovador nos processos de ensino e aprendizagem de docentes e futuros docentes.
  • Estimular o desenvolvimento nas quatro habilidades de comunicação.
  • Permitir a inclusão de conteúdos culturais, sociais e históricos dos países de língua alemã.
  • Apoiar a formação dos futuros docentes em língua alemã.

Benefícios da Bolsa para os GTAs

• Auxílio deslocamento de ida e volta
  • Custos para o curso de língua portuguesa
  • Plano de saúde
  • Bolsa mensal de até 10 meses

Atividade Prevista

Período/Data

Data-limite para solicitação do proponente para cadastramento de instituição brasileira, caso esta não esteja cadastrada no Sistema de Inscrições da CAPES.

Até o dia 05 de abril de 2024.

Prazo para envio de dúvidas e questionamentos a respeito do Edital.

Até o dia 15 de abril de 2024.

Inscrição das propostas, incluindo preenchimento do formulário de inscrição de projetos online e envio da documentação obrigatória.

Até às 17h00 do dia 19 de abril de 2024 (horário oficial de Brasília).

Publicação da relação das inscrições recebidas.

Até 15 (quinze) dias úteis após o encerramento das inscrições.

Análise das propostas.

Até 07 de junho de 2024.

Interposição do recurso administrativo nas etapas de análise das propostas.

Em até 5 (cinco) dias úteis após a comunicação realizada pela CAPES.

Divulgação do resultado.

Até 30 de junho de 2024.

Início das atividades dos projetos e dos GTA´s.

Entre agosto e outubro de 2024.

Confira o Edital

Mais informações: www.gov.br/capes/