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Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR

PARFOR Equidade

PARFOR Equidade

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) teve três propostas de cursos selecionadas pelo Programa Nacional de Fomento à Equidade na Formação de Professores da Educação Básica (Parfor Equidade), por meio do Edital conjunto Nº 23/2023 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (SECADI/MEC).

O programa tem a função de aproximar a educação superior e a básica, de modo que comunidades e escolas possam ser espaços de formação e pesquisa. Outro aspecto inovador é que mestres tradicionais de saberes reconhecidos nessas comunidades poderão ser formadores em atividades e disciplinas específicas.

Os cursos Licenciatura em Educação Escolar Quilombola - Pedagogia e Licenciatura em Pedagogia com ênfase em Educação Bilíngue de Surdos foram propostos pelo Centro de Formação de Professores (CFP), em Amargosa; e o curso Licenciatura em Educação Especial Inclusiva foi proposto pelo Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS), em Feira de Santana.

Os cursos Educação Bilíngue de Surdos e Educação Quilombola - Pedagogia foram contemplados com 70 e 80 vagas, respectivamente. O curso de Educação Especial Inclusiva foi contemplado com 80 vagas.

As três propostas de Cursos Parfor Equidade da UFRB, que foram apresentadas para aprovação da Capes na execução dos projetos pedagógicos, preveem formas diferenciadas de tempo, espaço e organização dos conhecimentos, considerando as especificidades do público que será atendido.

Cargo/FunçãoServidoraLink
Coordenadora Institucional Profª Drª. Fátima Aparecida Silva Portaria

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PARFOR

O Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) é uma ação da CAPES que visa induzir e fomentar a oferta de educação superior, gratuita e de qualidade, para profissionais do magistério que estejam no exercício da docência na rede pública de educação básica e que não possuem a formação específica na área em que atuam em sala de aula.Objetivo:

  • Induzir e fomentar a oferta de educação superior, gratuita e de qualidade, para professores em exercício nas redes públicas de educação básica, para que estes profissionais possam obter a formação exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB;
  • Promover a articulação entre as instituições formadoras e as secretarias de educação para o atendimento das necessidades de formação dos professores, de acordo com as especificidades de cada rede. Contribuir para o alcance da meta 15 do PNE, oferecendo aos professores em serviço na rede pública, oportunidade de acesso à Formação específica de nível superior, em curso de licenciatura na área de conhecimento em que atuam;
  • Incentivar o desenvolvimento de propostas formativas inovadoras, que considerem as especificidades da formação em serviço para professores da educação básica, buscando estratégias de organização de tempos e espaços diferenciados que contemplem esses atores;
  • Estimular o aprimoramento dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) das licenciaturas, tendo por base as experiências observadas nas turmas especiais implementadas.

Como funciona?A participação das IES se dará por meio de Edital para seleção de propostas de cursos de licenciatura voltados para o atendimento de docentes em exercício na educação básica.No âmbito do parfor, a CAPES realiza o fomento à implantação de turmas especiais por Instituições de Ensino Superior (IES) em cursos de:

  • Licenciatura – para docentes da rede pública de educação básica que não possuem formação superior;
  • Segunda licenciatura – para docentes da rede pública de educação básica que possuem licenciatura em área distinta de sua atuação em sala de aula;
  • Formação pedagógica – para docentes da rede pública de educação básica que possuem curso superior, sem habilitação em licenciatura.

Para concorrer às vagas dos cursos ofertados, os professores devem:

  • Ter cadastrado seu currículo na Plataforma Capes de Educação Básica;
  • Ter registrado interesse em curso de licenciatura na Plataforma;
  • Ter sua solicitação deferida pela secretaria de educação à qual está vinculado;
  • Comprovar estar no exercício da docência na rede pública de educação básica, atuando na disciplina ou etapa do curso solicitado.

 

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