Fechar
Processos seletivos CNPQ divulga edital de apoio ao ingresso de meninas nas Ciências Exatas, Engenharia e Computação
Submissão das propostas até 29/04/2024

CNPQ divulga edital de apoio ao ingresso de meninas nas Ciências Exatas, Engenharia e Computação

Publicado: Quarta, 06 Março 2024 19:35 , Última Atualização: Quinta, 07 Março 2024 12:22 | Acessos: 1166
imagem sem descrição.

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação - MCTI e o Ministério das Mulheres - MMulheres tornam pública a Chamada CNPq/MCTI/MMulheres nº 31/2023.

O objetivo do processo seletivo é apoiar projetos que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação do País, por meio do estímulo ao ingresso, à formação, à permanência e à ascensão de meninas e mulheres nas carreiras de Ciências Exatas, Engenharias e Computação, sendo o público-alvo: meninas e mulheres matriculadas no oitavo e no nono ano do Ensino Fundamental e no Ensino Médio em escolas públicas e em cursos de graduação nas áreas de Ciências Exatas, Engenharias e Computação. 

Objetivos prinicpais:

  1. apoiar projetos que visem estimular o interesse, o ingresso, a formação, a permanência e a ascensão de meninas e mulheres nas carreiras de Ciências Exatas, Engenharias e Computação no Brasil;
  2. combater a evasão de mulheres nos cursos de graduação nestas áreas;
  3. mitigar as desigualdades de gênero e étnico-raciais nas carreiras científicas;
  4. aproximar as escolas públicas da Educação Básica das instituições de ensino superior, de pesquisa e de empreendimentos de base tecnológica;
  5. promover o acesso à ciência como parte integrante dos direitos humanos, do direito à cultura científica, do usufruto dos benefícios da ciência de modo igualitário, da democracia, do direito à participação e da redução de desigualdades;
  6. estimular a formação de profissionais com visão integrada nas áreas de Ciências Exatas, Engenharias e Computação, pensamento inovador e proficiência nas novas tecnologias, agregando habilidades essenciais ao desenvolvimento humano e aos desafios do mercado profissional e do mundo do trabalho;
  7. promover a inclusão social e a cidadania para meninas e mulheres em situação de vulnerabilidade e de extrema pobreza, garantindo condições efetivas de acesso às profissões e às carreiras científicas e tecnológicas;
  8. estimular a pesquisa colaborativa e a cooperação por meio da formação de redes entre ICT, empresas de base tecnológica, empresas públicas e organizações da sociedade civil, tendo em vista a construção conjunta do conhecimento, o compartilhamento de ações, a otimização de recursos e a troca de experiências.
  9. promover ações de educação, popularização e/ou divulgação científica para diferentes tipos de público, alcançando amplos setores da sociedade, em articulação com especialistas, grupos e instituições que atuam nas áreas de educação formal e não formal (por exemplo: escolas, núcleos de extensão, museus, centros de ciências, zoológicos, jardins botânicos, aquários, centros de visitantes de unidades de conservação e organizações não governamentais).
  10. fomentar a inserção das perspectivas de gênero e étnico-racial na produção do conhecimento científico e tecnológico.
  11. estimular a política de equidade de gênero e étnico-racial nas instituições do sistema nacional de ciência, tecnologia e inovação.

Os projetos selecionados serão apoiados nas seguintes linhas:

  • Linha 1: Projeto em Rede Nacional, compreendido como projeto a ser executado por meio da articulação entre grupos de diferentes regiões do Brasil. Para caracterização da rede será necessária a participação de pesquisadores e/ou pesquisadoras vinculados a instituições situadas em, pelo menos, 3 (três) regiões geográficas distintas. 
  • Linha 2: Projeto em Rede Regional, compreendido como projeto a ser executado por meio da articulação entre grupos da mesma região do Brasil. Esta articulação deve incluir, pelo menos, 3 (três) pesquisadores e/ou pesquisadoras da mesma região, que devem estar vinculados(as) a instituições distintas.
  • Linha 3: Projeto individual, entendido como um projeto com formação de uma equipe coordenada por um pesquisador/a doutor/a.

Cronograma:

FasesData
Lançamento da Chamada no Diário Oficial da União e na página do CNPq 06/03/2024
Prazo para impugnação da Chamada 18/03/2024
Data limite para submissão das propostas 29/04/2024
Período de Julgamento 10/06 a
28/06/2024
Divulgação do resultado preliminar do julgamento no Diário Oficial da União, por
extrato, e na página do CNPq na internet
08/07/2024
Prazo final para interposição de recurso administrativo 19/07/2024
Divulgação da decisão no Diário Oficial da União, por extrato, e na página do CNPq
na internet
19/08/2024


Submissão das propostas até 29/04/2024. As propostas deverão ser encaminhadas ao CNPq exclusivamente via Internet, utilizando-se o Formulário de Propostas online disponível na Plataforma Integrada Carlos Chagas.

Confira o Edital

Mais informações: www.gov.br/cnpq/

Cm informações do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico