Criado para ampliar e incentivar a formação de professores no Brasil, reduzir a evasão e induzir o ingresso de docentes nas redes públicas de ensino, o Pé-de-Meia Licenciaturas oferece bolsas mensais para estudantes que obtiveram nota média igual ou superior a 650 pontos no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) e que optaram por um curso de licenciatura presencial. O número de estudantes com alto desempenho em cursos de licenciatura nas universidades federais dobrou desde 2024 e impulsionou o ingresso em formações docentes presenciais, contando com mais de 14 mil bolsistas.
Além dos estudantes de universidades públicas ingressantes pelo Sisu, também podem receber o benefício aqueles que forem aprovados em instituições privadas de ensino superior participantes do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), de acordo com as regras do edital. Para isso, candidatos devem fazer o cadastramento na Plataforma Freire, que é o sistema oficial da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), autarquia responsável pelas bolsas.
Estude na UFRB
A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia disponibiliza mais de 26 cursos de graduação (sendo 21 presenciais e 5 na modalidade EaD) distribuídos entre seus seis centros de ensino em cinco cidades (Amargosa, Cruz das Almas, Cachoeira, Feira de Santana e Santo Amaro). Essa estrutura consolida a instituição como um importante polo público e gratuito de formação acadêmica, produção científica e desenvolvimento socioeconômico no interior baiano.
No Centro de Formação de Professores, situado no campus de Amargosa, a universidade reúne uma ampla oferta de cursos presenciais voltados à qualificação docente e áreas afins. A unidade oferece graduações em:
Conheça os cursos e #VemSerUFRB.
Com informações da Assessoria de Comunicação Social do MEC, adaptado pelo Serviço de Comunicação & Tecnologia a Informação da SECAD.