Fechar
Notícias Especialização em Educação do Campo inicia atividades com Aula Inaugural no CFP/UFRB
Escola da Terra

Especialização em Educação do Campo inicia atividades com Aula Inaugural no CFP/UFRB

Publicado: Segunda, 01 Dezembro 2025 17:57 , Última Atualização: Segunda, 01 Dezembro 2025 17:57 | Acessos: 50

No dia 29/11/2025 ocorreu no Centro de Formação de Professores da UFRB a Aula Inaugural da Especialização em Educação do Campo: Trabalho Educativo e Ensino, vinculada ao Programa Escola da Terra da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi).

Na mesa institucional de abertura marcaram presença a Reitoria da UFRB; a Diretora do Centro de Formação de Professores, professora Creuza Sousa Silva; A Secadi por meio do Coordenador-Geral da Alfabetização, Prof. Paulo Roberto Sousa Silva; o coordenador do Escola da Terra-Aperfeiçoamento, professor Raul Lomanto Neto, além das representações das Secretarias de Educação dos municípios de Amargosa, Laje e Mutuípe.

O Vice-Reitor Fábio Josué Souza dos Santos enquanto representante da Reitoria da UFRB destacou o compromisso histórico do Centro de Formação de Professores e da UFRB na oferta de cursos e ações voltadas à construção da Educação do Campo. O Excelentíssimo Vice-Reitor pontuou a existência de 113 cursos na UFRB, dos quais 19 são voltados à Educação do Campo. 

A Secretária Municipal de Educação do município de Laje, Professora Indiamara Andrade Ferreira Alves, destacou a importância do trabalho que a UFRB vem desenvolvendo no Território, destacando as diversas ações realizadas com os professores de seu município neste último ano. A professora dá visibilidade para a parceria construída com a equipe do Escola da Terra nestes últimos anos.

O professor Dr. Paulo Roberto de Sousa Silva proferiu a Aula Inaugural intitulada “Trabalho docente e produção do conhecimento na Educação do Campo”, destacando a importância de uma leitura profunda da realidade educacional atual visando a identificação das contradições que nos permitem avançar na construção da Educação do Campo, bem como, os desafios do trabalho docente e da produção do conhecimento nos processos de pesquisa.

A coordenadora do Curso, professora Janaine Zdebski da Silva deu as boas-vindas aos 60 cursistas destacando a diversidade da turma que compreende estudantes de onze municípios baianos, composta por professores e coordenadores pedagógicos de escolas do campo multisseriadas. A professora destaca que este Curso tem por característica ser continuidade de um processo formativo desencadeado por três turmas anteriores do Escola da Terra-Aperfeiçoamento na UFRB.

Confira algumas imagens:

Precisa de Ajuda?
Conheça a Rádio