A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Superintendência de Educação Aberta e a Distância (SEAD), publicou o Edital SEAD nº 17/2025, que trata da 2ª reabertura da seleção para Professores Orientadores do curso de Especialização em Ensino de Matemática, ofertado na modalidade a distância no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).
O processo seletivo tem como objetivo a formação de cadastro reserva de bolsistas da CAPES, que atuarão de forma temporária na orientação de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). Entre as atribuições, os selecionados deverão acompanhar e avaliar o desenvolvimento dos TCCs, participar de bancas presenciais ou virtuais, elaborar relatórios e integrar atividades de capacitação promovidas pela UFRB.
Para concorrer, é necessário ser professor vinculado a instituições de ensino públicas ou privadas localizadas na Bahia, possuir licenciatura em Matemática ou áreas afins, além de titulação de mestrado ou doutorado. Também é exigida experiência mínima de um ano no ensino superior e a realização do curso “Ensinando com o Moodle”, com carga horária de 60 horas.
A bolsa oferecida é de R$ 1.850,00 por cota, correspondendo à orientação de cinco estudantes. Cada orientador poderá acompanhar até dez discentes por período, com limite máximo de duas cotas de bolsas simultâneas.
As inscrições estarão abertas entre os dias 19 e 28 de setembro de 2025, exclusivamente pelo site da SEAD/UFRB (www2.ufrb.edu.br/ead). O cronograma prevê a homologação das inscrições em 30 de setembro, divulgação do resultado preliminar em 2 de outubro e resultado final no dia 6 de outubro, seguido da convocação dos aprovados.
O edital reforça que a seleção não gera vínculo empregatício com a UFRB, sendo a atuação restrita à condição de bolsista da CAPES/UAB. A validade do processo seletivo será de um ano, prorrogável por igual período.
Mais informações, bem como os anexos do edital, estão disponíveis no portal da SEAD/UFRB (www2.ufrb.edu.br/ead).