O Ciclo Formativo da Gramaticoteca Brasil: primeiros diálogos e interfaces, a ser realizado entre os meses de setembro e outubro do corrente ano, tem como objetivo promover curso extensionista de formação inicial e continuada para professores da Educação Básica, estudantes de graduação e pós-graduação. O curso será estruturado em cinco módulos, vinculados a diferentes linhas de pesquisa que compõem o grupo de pesquisa Gramaticoteca Brasil, a saber: Aprendizagem Linguística Ativa e interfaces; Aprendizagem Linguística Ativa em contexto de L2 e Línguas Adicionais; Aprendizagem Linguística Ativa em contexto L2 surdos; Sociolinguística, contra o preconceito linguístico; Poemática: poesia e gramática em sala de aula. O ciclo formativo propõe-se, assim, a fomentar o debate sobre os desafios contemporâneos da educação linguística e promover a transposição das contribuições da produção acadêmica para a prática docente, fortalecendo o vínculo entre universidade, escola e comunidade. Assim, a proposta configura-se como um espaço de diálogo interinstitucional e formativo, reafirmando o compromisso do grupo com uma educação plural, inclusiva e alinhada às ciências linguística e da aprendizagem. O evento inaugura uma agenda de ações formativas voltadas à consolidação da Gramaticoteca Brasil como rede de colaboração científica e pedagógica no campo dos estudos gramaticais.
No decorrer do 1º Ciclo Formativo da Gramaticoteca Brasil: primeiros diálogos e interfaces, os encontros acontecerão semanalmente, sempre às quintas-feiras, às 19h, em formato online, com carga horária total estimada em 60 horas
Programação
25 de setembro de 2025 – Abertura
Módulo 1 – Poemática: poesia e gramática em sala de aula
Dra. Eloisa Pilati (UnB) e Dr. Alexandre Pilati (UnB)
02 de outubro de 2025
Módulo 2 – Conhecimento gramatical e leitura: um bem-vindo diálogo
Dra. Katia Abreu (UERJ) e Juliana Silva (UERJ)
09 de outubro de 2025
Módulo 3 – Psicolinguística, Simplexidade e Aprendizagem Linguística Ativa
Dr. Marcus Maia (UFRJ)
16 de outubro de 2025
Módulo 4 – Aprendizagem Linguística Ativa no Ensino de Língua Portuguesa para Estudantes Surdos
Dra. Heloísa Salles (UnB)
23 de outubro de 2025
Módulo 5 – Combate ativo ao preconceito linguístico
Dra. Beatriz Protti Christino (UFRJ), Dr. Caio Korol da Silva (SME-RJ) e Dra. Ana Paula Quadros (UFRJ)