A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Superintendência de Educação Aberta e a Distância (SEAD), publicou o Edital nº 29/2025, que regulamenta a seleção de professores orientadores para atuar no curso de Especialização em Tecnologias e Educação Aberta e Digital, ofertado na modalidade a distância.
De acordo com o documento, a seleção será destinada à formação de cadastro reserva de profissionais que atuarão como bolsistas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). O processo não configura vínculo empregatício com a UFRB, sendo restrito à função temporária de orientador de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC).
Os professores selecionados receberão bolsa no valor de R$ 1.850,00 por cota, correspondente a até cinco orientandos. O limite estabelecido é de duas cotas por período, permitindo que cada orientador acompanhe até dez estudantes. Para participar, é necessário possuir vínculo ativo como docente em instituição pública de ensino localizada na Bahia, além de experiência mínima de um ano no magistério superior.
Entre as atribuições previstas, estão a orientação, desenvolvimento e avaliação de TCCs, a participação em atividades de capacitação em Educação a Distância promovidas pela UFRB, a elaboração de relatórios mensais e a atuação em bancas avaliadoras presenciais ou virtuais. O descumprimento das responsabilidades poderá resultar em desligamento do programa.
As inscrições deverão ser realizadas entre os dias 8 e 14 de setembro de 2025, exclusivamente pelo site da SEAD/UFRB (www2.ufrb.edu.br/ead). Não será cobrada taxa de inscrição. Os candidatos deverão anexar documentação comprobatória de formação acadêmica, experiência docente e demais requisitos exigidos no edital.
O resultado final está previsto para o dia 22 de setembro de 2025, também publicado no portal da SEAD/UFRB. Os candidatos aprovados e convocados deverão encaminhar a documentação obrigatória, incluindo o certificado do curso “Ensinando com o Moodle” (60 horas), condição indispensável para o exercício da função.
A validade do processo seletivo será de um ano, prorrogável por igual período, condicionado à liberação de recursos pela Capes. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.