Este minicurso, que será ministrado pelo Antropólogo João Caetano Brandão Andrade, propõe uma introdução aprofundada ao uso de técnicas etnográficas na observação do estágio supervisionado escolar, compreendendo a escola como espaço cultural e locus privilegiado de produção de significados. A partir da tradição da antropologia interpretativa e dos estudos da etnografia da prática escola, serão discutidos os fundamentos teóricos e metodológicos da observação participante, do registro sistemático e da análise interpretativa do cotidiano educativo. O curso buscará articular os pressupostos da descrição etnológica à prática formativa do futuro docente, possibilitando a compreensão hermenêutica das interações escolares e dos múltiplos códigos culturais que estruturam a vida pedagógica. Para tanto, enfatizar-se-á a dimensão ética da pesquisa de campo, bem como o papel do estágio supervisionado como campo investigativo e crítico, em que a etnografia se torna não apenas uma técnica de pesquisa, mas também um recurso reflexivo de formação docente.
Módulo 1 (23/09)
Introdução à etnografia educacional
Principais obras e contexto brasileiro
Observação participante: técnica e ética
Módulo 2 (30/09)
Reflexões teóricas sobre cultura escolar
Estágio supervisionado como campo etnográfico
Discussão final
Inscrições via SIGAA: https://sistemas.ufrb.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91802075