O Comitê de Acompanhamento de Políticas Afirmativas e Acesso à Reserva de Cotas (Coparc) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) está com inscrições abertas para seleção de novos(as) membros(as) que atuarão no biênio 2025-2026. As inscrições podem ser feitas até dia 19 de setembro, por meio de formulário online.
As vagas são destinadas a servidoras(es) docentes e técnico-administrativas(os) do quadro permanente e discentes de graduação ou pós-graduação com matrícula ativa. São disponibilizadas 15 vagas por categoria e cadastro de reserva. A análise e avaliação das(os) candidatas(os) serão realizadas com base no Currículo Lattes, experiência comprovada e cursos na área de Políticas Afirmativas.
A composição do Coparc atenderá aos critérios de diversidade de gênero, cor e naturalidade. Também serão considerados conhecimento em políticas de ações afirmativas e relações étnico-raciais, bem como participação em movimentos sociais. O resultado final será disponibilizado no dia 22 de setembro no site do Coparc 2025. As atividades estão previstas para iniciarem imediatamente após a finalização do processo seletivo.
Os(as) membros(as) do Comitê terão o mandato de um ano, podendo haver recondução. Pela participação, serão assegurados certificação e registro de carga horária, formação continuada em políticas afirmativas e atuação em um espaço estratégico para a defesa da inclusão e diversidade na universidade.
Sobre o Comitê
O Coparc tem a função de zelar pelo cumprimento e salvaguarda dos programas e medidas especiais adotadas pela UFRB para a correção das desigualdades raciais e para a promoção da igualdade de oportunidades. Suas atribuições são acompanhar a aplicação das políticas afirmativas na Universidade no que se refere ao acesso através das reservas de vagas e apurar as suspeitas e/ou denúncias de fraudes formalizadas na instituição, através de processos administrativos.
Confira o Edital Coparc 001/2025.
Para mais informações ufrb.edu.br/propaae/coparc2025.