A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC), informa que estão abertas as inscrições para a seleção de bolsistas e voluntários do Programa de Extensão Tecelendo, conforme o Edital PIBEX 2025. O período de inscrições vai de 20 a 23 de maio de 2025, e os interessados devem se inscrever por meio do link: https://clik.now/LFIk.
O PIBEX (Programa Institucional de Bolsas de Extensão Universitária da UFRB) tem como objetivo incentivar a participação de estudantes de graduação em projetos de extensão, proporcionando uma formação mais ampla, conectada com as demandas sociais, culturais e comunitárias. Por meio da concessão de bolsas, o programa contribui para que os alunos possam se dedicar a ações extensionistas de forma contínua e qualificada.
O Programa de Extensão Tecelendo integra arte, educação e cultura, promovendo experiências formativas por meio da prática da tecelagem. Além de valorizar saberes tradicionais e criativos, o programa estimula o diálogo entre universidade e sociedade, fortalecendo o papel social da UFRB na construção de um conhecimento coletivo e transformador.
Para participar do processo seletivo, os candidatos devem estar regularmente matriculados na UFRB e apresentar uma carta de apresentação e intenção, na qual devem expressar suas motivações e expectativas em relação ao projeto. A seleção contempla tanto estudantes que desejam atuar como bolsistas quanto aqueles que pretendem colaborar de forma voluntária.