O Biocombustíveis para um Futuro Sustentável: Inspirando Meninas e Mulheres na Ciência (BIOFEMME) é uma iniciativa inovadora que promove a participação de meninas e mulheres nos campos da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade. Desenvolvido por pesquisadoras e estudantes comprometidas com a democratização do conhecimento, o projeto atua diretamente em 10 escolas públicas de Ensino Básico na Bahia, atendendo as seguintes instituições: Centro Estadual de Educação Profissional Áureo de Oliveira Filho em Feira de Santana, no Centro Territorial de Educação Profissional de Araci (CETEP) em Araci, no Colégio Estadual Teotônio Vilela em Feira de Santana, no Colégio Estadual Santa Bernadete em Amargosa, no Colégio Estadual Teofilândia em Teofilândia, no Colégio Estadual Senhor do Bonfim em Cansanção e no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães em Itabuna. O projeto faz parte da Chamada CNPq/MCTI/ nº 31/2023 - Meninas nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação, reforçando seu compromisso com a promoção da inclusão e do protagonismo feminino nessas áreas.
O BIOFEMME é desenvolvido por diversas instituições de ensino e pesquisa, sendo na UFRB, representados pelos professores Carine Tondo Alves (coordenadora) e Luciano e Sergio Hocevar da UFRB- CETENS, do curso de Engenharia de Energias e o professor Jorge Fernando Silva de Menezes, (UFRB/CFP- do Grupo de Pesquisa de Materiais Fotônicos) do curso de Licenciatura em Química . A iniciativa conta com a participação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e Senai Cimatec, fortalecendo a cooperação acadêmica e científica para a promoção da educação e do desenvolvimento sustentável. Atualmente, o BIOFEMME conta com 35 bolsas de Iniciação Científica Júnior (ICJ) para alunas do Ensino Médio, que desenvolvem pesquisas científicas e participam de oficinas interativas, palestras e experimentos laboratoriais. Além disso, há 7 bolsas de apoio técnico para professoras que orientam os trabalhos e bolsas para alunas da graduação das instituições participantes.
O projeto visa aproximar conceitos de Química, Física e Biologia da realidade das alunas, estimulando a curiosidade científica e a consciência ambiental. Durante as atividades, as participantes aprendem e desenvolvem processos de produção de biocombustíveis, seu impacto ambiental e sua viabilidade como alternativa sustentável. Além do conhecimento técnico, o projeto também promove o reconhecimento do papel das mulheres na ciência, destacando a importância da presença feminina na pesquisa e na inovação tecnológica. Por meio do contato com cientistas e profissionais da área, as alunas têm a oportunidade de se inspirar e vislumbrar novas possibilidades acadêmicas e profissionais.
Para saber mais sobre o BIOFEMME e acompanhar as próximas ações do projeto, fique atento às nossas atualizações nas redes sociais: "@biofemme", no Instagram, e BIOFEMME Inspirando Meninas e Mulheres na Ciência, no LinkedIn.
Com informações de Jorge Fernando Silva De Menezes.
Confira as imagens: