O Conselho de Centro do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB manifesta seu apoio e solidariedade ao Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT) da UFRB diante da decisão do Legislativo Municipal de Santo Amaro, que, em sessão extraordinária realizada no dia 12 de março de 2025, aprovou o Projeto de Lei nº 006/2025, de autoria do Chefe do Poder Executivo Municipal. O referido projeto revoga a Lei nº 1.583/2005 e autoriza a reversão ao patrimônio do município de Santo Amaro do imóvel situado na área da antiga Fundição Trzan, até então de propriedade da UFRB, doado para implantação do referido centro.
A UFRB, instituição pública, gratuita e de reconhecida excelência, é a maior política pública da história do Recôncavo da Bahia, do Vale do Jiquiriçá e do Portal do Sertão. Ao longo de seus 20 anos, a Universidade tem sido um pilar fundamental para o desenvolvimento econômico, social e cultural da região, promovendo a geração de empregos, a produção de conhecimento, a extensão comunitária e a formação profissional de qualidade. Sua atuação tem impactado diretamente a vida de milhares de pessoas, possibilitando a mobilidade social de estudantes e suas famílias.
Diante desse cenário, reafirmamos nosso apoio ao CECULT/UFRB e nos somamos ao seu chamado pelo diálogo com as autoridades municipais, visando garantir o futuro da Instituição em Santo Amaro. A UFRB é um patrimônio do povo baiano e sua missão deve ser preservada e fortalecida, em benefício de toda a sociedade.