As assistentes de ensino selecionadas irão atuar em projeto institucional elaborado pelo curso de Licenciatura em Letras e aprovado pelo programa CAPES/Fulbright. Em 2025, o Curso de Licenciatura em Letras/Libras/Língua Estrangeira, do Centro de Formação de Professores, contará com o reforço de duas assistentes de ensino de língua inglesa dos Estados Unidos (English Teaching Assistant - ETA) aprovadas para participar de programa da CAPES em cooperação com a Comissão para o Intercâmbio Educacional entre os Estados Unidos da América e o Brasil – Comissão Fulbright. O projeto submetido pelo curso e selecionado pela CAPES/Fulbright prevê a participação das assistentes tanto na Licenciatura em Letras quanto na Licenciatura em Educação Bilíngue de Surdos, com o objetivo de valorizar a formação e a relevância social dos profissionais formados nesses cursos.
As duas assistentes de ensino de língua inglesa são naturais dos Estados Unidos e atuarão no sentido de fomentar experiências metodológicas e práticas docentes de caráter inovador nos processos de ensino-aprendizagem de futuros professores de línguas do estado da Bahia.
Vamos conhecê-las um pouco mais?
Mel Escobar é uma Fulbright ETA do estado do Texas. Ela tem mestrado em Estudos Latino-Americanos e de Fronteira e já foi assistente de ensino na Universidade do Texas, em El Paso. Ela tem uma grande paixão por compartilhar sua história e herança e está muito feliz e orgulhosa por estar no Brasil pela primeira vez.
Dulce De La Cruz é uma Fulbright ETA de Pharr, Texas, uma cidade na fronteira entre os EUA e o México. Orgulhosa de sua herança mexicana, ela gosta de compartilhar sua perspectiva como mexicana-americana nos Estados Unidos. Recentemente, ela
se formou na Emory University em Atlanta, Geórgia, onde estudou português, espanhol e linguística. Como amante de línguas, ela espera poder aprender Libras durante seu tempo na UFRB.
Com informações de Diogo Oliveira.