Fechar
Notícias UFRB realiza consulta à comunidade universitária sobre misoginia e feminicídio no ambiente acadêmico
Pesquisa

Publicado: Terça, 17 Setembro 2024 02:34 , Última Atualização: Terça, 17 Setembro 2024 02:35 | Acessos: 96
imagem sem descrição.

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio do projeto "Combate à misoginia e ao feminicídio das estudantes universitárias da UFRB", iniciou uma consulta à comunidade universitária com o objetivo de coletar informações e percepções sobre questões de misoginia e feminicídio dentro do ambiente acadêmico. A ação visa entender as experiências, opiniões e conhecimentos dos estudantes, professores e demais membros da comunidade sobre esses temas, a fim de embasar futuras iniciativas de conscientização e prevenção.

O projeto, que integra o Programa de Ações Afirmativas da Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE), está comprometido com a construção de um ambiente universitário mais seguro, justo e inclusivo. A participação da comunidade é considerada essencial para o desenvolvimento de estratégias eficazes que possam, de fato, transformar o cotidiano acadêmico em um espaço mais acolhedor para todos.

Foco na prevenção e capacitação

Além da consulta, o projeto "Combate à misoginia e ao feminicídio das estudantes universitárias da UFRB" propõe ações concretas para a capacitação de mulheres negras cis e trans, além de integrantes de comunidades tradicionais da UFRB e do território do Recôncavo da Bahia. A iniciativa busca fortalecer políticas públicas de igualdade de gênero e promover um ambiente onde todas as identidades possam se sentir protegidas e representadas.

Com essa abordagem, o projeto procura combater a violência de gênero a partir de uma perspectiva interseccional, que reconhece as especificidades e desafios enfrentados por diferentes grupos de mulheres. Ao capacitar essas mulheres, o projeto espera formar uma rede de apoio e conscientização que possa se expandir para além dos limites da universidade, impactando positivamente toda a comunidade local.

Importância da participação da comunidade

A consulta, que é um dos primeiros passos do projeto, tem como objetivo capturar a diversidade de experiências vividas dentro da universidade em relação à misoginia e ao feminicídio. As informações coletadas serão essenciais para entender os desafios enfrentados no cotidiano universitário e, consequentemente, para a formulação de políticas mais eficazes e inclusivas. A coordenação do projeto destaca que cada resposta conta e pode fazer a diferença na construção de um ambiente acadêmico onde a segurança e a igualdade sejam prioridades.

Os interessados podem participar da consulta por meio deste formulário online.

Por meio dessa iniciativa, a UFRB reafirma seu compromisso com a luta contra a violência de gênero, promovendo o debate e incentivando ações práticas para a criação de uma sociedade mais justa.

Precisa de Ajuda?
Web Rádio CFP