Fechar
Notícias Subprojeto do PRP da área de Letras/Língua Portuguesa (Edição 2022/2024)
Ações e Resultados

Subprojeto do PRP da área de Letras/Língua Portuguesa (Edição 2022/2024)

Publicado: Quarta, 14 Agosto 2024 11:03 , Última Atualização: Terça, 03 Setembro 2024 11:31 | Acessos: 212

O subprojeto do PRP da área de Letras/Língua Portuguesa (Edição 2022/2024) foi a 2.ª edição do programa no curso  e ocorreu de novembro de 2022 até abril de  2024. 

 

O subprojeto da área de Letras/Língua Portuguesa foi constituído por três núcleos e cada núcleo era formado por quinze acadêmicos residentes-bolsistas, três preceptores (professores da Educação Básica) e um docente orientador. 

 

O Núcleo 1 foi orientado pela professora Jakeline Semechechem e as atividades foram desenvolvidas na escola-campo Escola Municipal Almeida Reunidas Sampaio,  nos  Anos Finais do Ensino  Fundamental, em  Amargosa/BA.

O Núcleo 2 foi orientado pelo professor Adielson Ramos de Cristo e, posteriormente, pela professora Jaqueline Barreto Lé, e as atividades foram desenvolvidas na escola-campo Escola Municipal Almeida Reunidas Sampaio (anos finais do Ensino  Fundamental), no Centro Territorial De Educação Profissional Do Vale Do Jequiriçá (CETEP) (Ensino Médio), e, ainda, na  Escola Municipal Monsenhor Antônio José de Almeida (anos finais do Ensino Fundamental).   

O Núcleo 3  sob orientação inicial do professor Tarcísio Cordeiro e posteriormente, da professora Ayane Almeida com atividades desenvolvidas nas escolas-campo: Escola Monsenhor Antônio José de Almeida,  nos  Anos Finais do Ensino  Fundamental,  e no Colégio Estadual Santa Bernadete, no Ensino Médio e na EJA, em Amargosa/BA.

 

Dentre  as atividades realizadas no subprojeto, destacamos a regência e intervenção em aulas regulares de línguas portuguesa e/ou em oficinas e projetos extracurriculares das escolas-campo. 

 

Condução orientada e supervisionada de atividades de regência em aulas de língua portuguesa e suas literaturas. Para a intervenção nas aulas do componente de LP, a partir das observações e reflexões feitas e do acompanhamento das aulas, os(as) licenciandos(as) planejaram, desenvolveram e  avaliaram propostas didático-pedagógicas, experienciando a prática docente em LP em todas as etapas do processo de ensino e aprendizagem: planejamento, execução e avaliação.

- Planejamento e regência coparticipativa em aulas de LP, em conjunto com os preceptores. 

- Planejamento e desenvolvimento de sequência didática pelos residentes, sob orientação da professora orientadora e supervisão dos preceptores. 

- Planejamento e execução de uma campanha educativa na escola  pró-diversidade, contra o  bullying e o  racismo (intervenção fora da sala de aula, em outros espaços da escola, envolvendo toda a comunidade escolar). 

- Planejamento e desenvolvimento de círculos de leitura nas aulas de LP, em conjunto com os preceptores. 

- Planejamento e desenvolvimento de uma campanha de educação midiática nas escolas, com foco no combate à desinformação, em aulas de LP. 

- Planejamento e execução de uma campanha anti-racista na escola, destacando a literatura infantil afrocentrada  com intervenção fora da sala de aula, nos pátios, envolvendo toda a comunidade escolar. 

- Planejamento e desenvolvimento de Rodas de leitura nas aulas de LP, em conjunto com os preceptores. 



 Apresentação dos relatos de experiências

 

Seminário de encerramento das atividades do núcleo 1,  intitulado "PRÁTICAS E REFLEXÕES NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: LETRAMENTOS, INTERAÇÕES E IDENTIDADES NA ESCOLA”,  com apresentação dos relatos produzidos pelos residentes e avaliação final das  atividades do  núcleo,  realizado nos dias 18 e 25 de abril e 02 de maio de 2024.

Demais Apresentações

 

Registros de atividades realizadas no núcleo 3 do Subprojeto de Língua Portuguesa PRP
Registros de atividades realizadas no núcleo 3 do Subprojeto de Língua Portuguesa PRP
Professora supervisora e residentes do PRP no Colégio Estadual Santa Bernadete EJA noturno Professora supervisora e residentes do PRP no Colégio Estadual Santa Bernadete EJA noturno
Professora supervisora e residentes do PRP no Colégio Estadual Santa Bernadete EJA noturno
Residentes do PRP em atuação na turma da EJA noturno no Colégio Estadual Santa Bernadete Residentes do PRP em atuação na turma da EJA noturno no Colégio Estadual Santa Bernadete
Residentes do PRP em atuação na turma da EJA noturno no Colégio Estadual Santa Bernadete
Residentes do PRP apresentando resumo expandido no VII Fórum de Licenciaturas da UFRB 18-20/09/2023 Residentes do PRP apresentando resumo expandido no VII Fórum de Licenciaturas da UFRB 18-20/09/2023
Residentes do PRP apresentando resumo expandido no VII Fórum de Licenciaturas da UFRB 18-20/09/2023
Residentes do PRP em atuação na turma do 6º ao da Escola Monsenhor Antônio José de Almeida Residentes do PRP em atuação na turma do 6º ao da Escola Monsenhor Antônio José de Almeida
Residentes do PRP em atuação na turma do 6º ao da Escola Monsenhor Antônio José de Almeida
Residentes do PRP apresentando resumo expandido no VII Fórum de Licenciaturas da UFRB 18-20/09/2023 Residentes do PRP apresentando resumo expandido no VII Fórum de Licenciaturas da UFRB 18-20/09/2023
Residentes do PRP apresentando resumo expandido no VII Fórum de Licenciaturas da UFRB 18-20/09/2023
Projeto Racialidade e Pertencimento desenvolvido pela preceptora Profa. Taís Almeida e residentes do PRP na Escola Monsenhor Antônio José de Almeida Projeto Racialidade e Pertencimento desenvolvido pela preceptora Profa. Taís Almeida e residentes do PRP na Escola Monsenhor Antônio José de Almeida
Projeto Racialidade e Pertencimento desenvolvido pela preceptora Profa. Taís Almeida e residentes do PRP na Escola Monsenhor Antônio José de Almeida
Prof. Leandro Andrade Lima e residentes do PRP na biblioteca do Colégio Estadual Santa Bernadete Prof. Leandro Andrade Lima e residentes do PRP na biblioteca do Colégio Estadual Santa Bernadete Prof. Leandro Andrade Lima e residentes do PRP na biblioteca do Colégio Estadual Santa Bernadete
Prof. Leandro Andrade Lima e residentes do PRP na biblioteca do Colégio Estadual Santa Bernadete
Confraternização de encerramento das atividades do PRP núcleo III de LP
Confraternização de encerramento das atividades do PRP núcleo III de LP

 



Registros do Núcleo 1 do PRP

 

Os integrantes do núcleo 1 (residentes, preceptores e docente orientadora) durante a realização de atividades na escola-campo Escola Municipal Almeida Sampaio e em encontros formativos no Centro de Formação de Professores (CFP) seguem no vídeo abaixo:

 

Campanha pró-diversidade contra o bullying e o racismo

 

Culminância de uma campanha de conscientização, intitulada:  Pró-diversidade: contra o bullying e o racismo, que aconteceu em 06 de dezembro de 2023, no pátio da escola-campo  Escola Municipal  Almeida Sampaio. 

Para o desenvolvimento da campanha, o núcleo 1 desenvolveu um projeto de letramento pautado nos princípios da Pedagogia Decolonial, visando trabalhar com a conscientização das temáticas por meio de sequências didáticas  dos gêneros charge, propaganda e cartaz. Além das temáticas e dos gêneros textuais, as sequências didáticas envolveram atividades que contemplassem as práticas de linguagem previstas na BNCC (Leitura/escuta, escrita, oralidade e análise linguística/semiótica) e a cultura digital.

 

Sequências didáticas

 

As sequências didáticas foram construídas de uma forma que não se distanciassem  muito do modelo de planos de aula da escola, pois os preceptores necessitavam enviar seus planos de aula semanalmente de acordo com a configuração adotada na escola.   

 

Acesse aqui o material das sequências didáticas.

 

Culminância da campanha

 

Convite produzidos pelos alunos da escola para a culminância da campanha

Precisa de Ajuda?
Web Rádio CFP