Fechar
Notícias PROGRAMA ESCOLA DA TERRA na Bahia realiza módulo formativo com professores(as) de escolas das áreas de Reforma Agrária e participa da Jornada em defesa da natureza e seus povos
Formação continuada

Publicado: Quarta, 03 Julho 2024 18:29 , Última Atualização: Quarta, 03 Julho 2024 18:29 | Acessos: 44
imagem sem descrição.

Entre os dias 06 e 09 de junho de 2024, ocorreram as atividades do módulo formativo com professores(as) de escolas das áreas de Reforma Agrária na Bahia, realizado pelo Programa Escola da Terra na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) na parceria com o Setor de Educação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). O Programa Escola da Terra é uma ação vinculada à Coordenação Geral de Educação do Campo (CGEC), da Diretora de Políticas de Educação do Campo e Educação Escolar Indígena (DIPECEI), no âmbito da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (SECADI) do Ministério da Educação (MEC).

Na UFRB, o Programa Escola da Terra constitui-se a partir do Curso de Aperfeiçoamento em Educação do Campo – Escola da Terra UFRB que pretende realizar formação continuada de professores(as) que atuam nas escolas do/no
campo de Ensino Fundamental, anos iniciais, no estado da Bahia. Tem por foco a qualificação da práxis pedagógica de tais sujeitos, em nível Aperfeiçoamento, organizado em regime de alternância com carga horária total de 180 horas. A formação proposta tem sido realizada na articulação com a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC-BA), com algumas Secretarias Municipais de Educação e Movimentos Sociais. O módulo formativo com professores(as) de escolas das áreas de Reforma Agrária na Bahia foi realizado na Escola Popular de Agroecologia e Agrofloresta Egídio Brunetto (EPAAEB), localizada no Assentamento Jaci Rocha, em Prado – BA. E voltou-se para os debates sobre a Pedagogia do Movimento, a função social e o fazer das escolas do campo na Reforma Agrária Popular e o Desenvolvimento Humano e a Periodização Histórico-Cultural no contexto das escolas do campo. As atividades foram coordenadas pelo Prof. Dr. Alex Verdério - UFRB, pela Profa. Dra. Selidalva Gonçalves - UFRB e pela Profa. Msa. Dionara Soares Ribeiro - EPAEEB, que constituem a equipe de formadores do Programa Escola da Terra na UFRB.
Estiveram presentes ainda, integrantes da SEC-BA, com destaque para a participação da Coordenadora Estadual do Programa Escola da Terra na Bahia Fernanda Pessoa do Amaral.

Juntamente aos estudos, aprofundamentos e debates promovidos na formação foi realizado plantio de árvores na sede da EPAEEB em referência a Jornada em defesa da natureza e seus povos, articulada pelo MST em nível nacional. A Jornada se coloca no sentido de denunciar os verdadeiros responsáveis pelas tragédias e crimes ambientais e sociais, com foco nos temas dos impactos dos agrotóxicos, do desmatamento e dos eventos climáticos extremos, e ao mesmo tempo, anuncia e reafirma a Reforma Agrária Popular e a Educação do Campo como meios para defesa da natureza e seus povos, articulada pelo MST em nível nacional. A Jornada se coloca no sentido de denunciar os verdadeiros responsáveis pelas tragédias e crimes ambientais e sociais, com foco nos temas dos impactos dos agrotóxicos, do desmatamento e dos eventos climáticos extremos, e ao mesmo tempo, anuncia e reafirma a Reforma Agrária Popular e a Educação do Campo como meios para promover a superação desse modelo.

Confira as imagens: