As celebrações pelos 20 anos da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) seguem mobilizando cidades onde a instituição está presente. Na noite de segunda-feira, 25 de agosto, foi a vez de Santo Antônio de Jesus sediar uma sessão solene na Câmara Municipal, em reconhecimento à contribuição da UFRB para o município e para toda a região do Recôncavo.
A cerimônia contou com a presença de gestores, professores, técnicos(as), estudantes, egressos(as), além de representantes da sociedade civil e autoridades locais. A reitora da UFRB, Georgina Gonçalves, destacou o papel transformador da universidade pública no interior da Bahia, especialmente no Recôncavo: “Mais de 60% dos nossos estudantes vêm dos Territórios de Identidade do Recôncavo, Vale do Jiquiriçá e Portal do Sertão. Isso é a prova concreta do papel inclusivo e democratizador da universidade pública, que abre portas para que jovens do interior realizem seus sonhos e contribuam para o desenvolvimento local e regional”, afirmou.
Georgina também ressaltou o significado simbólico da presença da UFRB em Santo Antônio de Jesus: “A UFRB é uma instituição de ensino superior, mas também é um território de pertencimento, onde a diversidade acadêmica dialoga com as especificidades culturais, sociais e econômicas presentes no nosso entorno”.
A diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS) — Centro de Ensino da UFRB sediado em Santo Antônio de Jesus —, Rosa Cândido, reforçou o compromisso da universidade com a formação de profissionais de saúde e com o fortalecimento do SUS. Segundo ela, o CCS tem desempenhado um papel estratégico ao promover a fixação de profissionais qualificados na região. “Em duas décadas, a UFRB cresceu, consolidou cursos, formou milhares de profissionais e pesquisadores e se tornou um vetor de desenvolvimento regional. Sempre respeitando e dialogando com comunidades urbanas e rurais, quilombolas e indígenas, com a agricultura familiar e com os setores que movem a nossa sociedade”, disse.
Ela também destacou conquistas como o único mestrado da região voltado à saúde da população negra e indígena, e a atuação do CCS em atividades de extensão e pesquisa. “Atendemos diretamente à comunidade, desenvolvemos projetos voltados às demandas locais e fortalecemos o SUS. A presença da UFRB em Santo Antônio de Jesus não apenas qualifica os serviços de saúde, como movimenta a economia local com empregos diretos e indiretos. Mas, acima de tudo, a UFRB representa transformação de vidas”, ressaltou.
O vereador Uberdan Cardoso (PT), proponente da homenagem e presidente da sessão, ressaltou o valor histórico da criação da UFRB para o Recôncavo. “A UFRB é, sem sombra de dúvidas, um marco civilizatório para a história do Recôncavo da Bahia. Muito mais do que grandes empresas, grandes indústrias - que são muito importantes- a formação de cérebros reedifica e recoloca o Recôncavo na rota do desenvolvimento”, afirmou.
Ao final da cerimônia, egressos e egressas da UFRB compartilharam suas histórias, marcadas por transformação e pertencimento. Os depoimentos emocionaram o público presente e reafirmaram o impacto da universidade na vida de jovens da região.
Entre os relatos, o da professora da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) Samile Matos, egressa do curso de Bacharelado em Ciências Exatas e Tecnológicas, que destacou o poder transformador da educação.“Falar da UFRB pra mim é motivo de emoção porque eu vi a UFRB transformar não só a minha vida como a de muitos colegas à minha volta. Foi por testemunhar o poder de transformação de uma universidade federal que resolvi ser professora. Sou muito grata e cheia de orgulho em ver como a UFRB está hoje”, declarou.
A sessão na Câmara reforçou o reconhecimento institucional e social da UFRB como agente de inclusão e desenvolvimento, reafirmando seu compromisso com o território e com as pessoas que o constroem.