Eventos Grupo de Estudos sobre Corporeidade Negra nos séculos XVI e XVII
Inscrições encerradas

Grupo de Estudos sobre Corporeidade Negra nos séculos XVI e XVII

O Grupo de Estudos sobre Corporeidade Negra nos séculos XVI e XVII tem como objetivo estudar temas que estão ligados à exploração sexual promovida pela colonização. O recorte temporal é intencional, pois foi neste período que os escravizados foram usados de forma exagerada e feitos objetos de abuso sexual; isso acarretou traumas profundos e propagação de infecções sexualmente transmissíveis.

Assim, o Grupo de Estudos sobre a Corporeidade Negra vai realizar seu primeiro encontro dia 03/10/2023, em formato presencial e iniciará as 17h30min da tarde no Centro de Formação de Professores (CFP/UFRB), situada na cidade de Amargosa-BA (sala será informada por e-mail aos alunos e público externo, ambos selecionados pelo professor coordenador e membros do projeto).

A ideia é estudar fatores que contribuíram para uma exploração sexual sem precedentes que levou os negros (as) a sofrerem não apenas pela chibata do colonizador, mas também com as infecções transmissíveis que levou a morte de milhares de pessoas.

O grupo de estudos tem como finalidade conscientização e lutar contra o racismo levando em consideração que muito tem a se fazer no Brasil; é um tema que nos faz mover-se sobre as demandas que aparecem, por isso, convidamos a todos os interessados, pesquisadores e alunos para participar desta empreitada que é a luta contra o racismo: Pensando como podemos ser melhores e enfrentar essas questões propostas. Os professores Ms. Esdras Oliveira de Souza, Dr. Cleiton Gil Barbosa e Dr. Fábio Falcão Oliveira serão os responsáveis pelos debates e pela abordagem do tema destacado no cronograma do cartaz.

As vagas são limitadas, mas esse número pode ser maior conforme a demanda e pedidos de inscrições.

Para se inscrever deve enviar e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. com o título Grupo de Estudos sobre Corporeidade Negra nos séculos XVI e XVII, no corpo do e-mail deve conter o nome completo sem abreviações, instituição que pertence e CPF a nível de certificação.