Fechar
Eventos Mesa Filosofia e Sociologia: "Florestan Fernandes e o desenvolvimento socioeconômico"

20211125091817 freitag1

Período: 25/11 10:00 12:00

Local: You Tube do PPGSOL UnB - Online

Maiores informações Acessar Site do Evento

O professor doutor Diogo Valença de Azevedo Costa, do Centro de Formação de Professores (CFP), participa da Mesa Filosofia e Sociologia com o tema "Florestan Fernandes e o desenvolvimento socioeconômico", como parte da programação do Seminário Bárbara Freitag 80 anos.

A transmissão, online, da atividade acontece na plataforma YouTube do Programa de Pós-Graduação em Sociologia, da Universidade de Brasília(UnB), nesta quinta-feira, de 10h às 12h.

A programação da mesa 3, Filosofia e sociologia, é coordenada pelo professor e pesquisador Wilson Levy (Uninove). Fazem parte da programação desta quinta-feira, das 10h ao meio-dia, pela ordem:

Florestan Fernandes e o desenvolvimento socioeconômico
– Diogo Valença de Azevedo Costa (UFRB)

Espaço público, esfera pública e opinião pública hoje
– Luiz Martins (UnB)

Itinerários de Antígona: a questão da moralidade
– Luiz Paulo Rouanet (UFSJ)

Antígona: heroína da ética
– Renato Janine Ribeiro (USP – SBPC)

Perfil

Diogo Valença de Azevedo Costa é sociólogo e professor associado da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Diogo desenvolveu Estágio Pós-Doutoral na Universidade Federal de Pernambuco e no Centro de Estudos Africanos da Universidade de Basileia.

Entre suas produções, destacam-se:

• Florestan Fernandes: trajetória, memórias e dilemas do Brasil, 2021;
  • As ciências sociais e a contrarrevolução permanente: o papel dos intelectuais na visão de Florestan Fernandes, Revista Agenda Política, 2021;
  • Nun; Costa; Marín, Entrevista a José Nun: un intelectual público, Novos Olhares Sociais, 2020. Homenagem a Florestan: uma sociologia do impossível, Novos Olhares Sociais, 2020.
  • Costa; Bomfim, O papel político do sociólogo na América Latina: diálogos entre Fals Borda e Florestan Fernandes, Estudos de Sociologia, 2020 (Dossiê Florestan Fernandes, 100 anos).
  • Höllinger; Costa, Soziologie in Brasilien, Kölner Zeitschrift für Soziologie und Sozialpsychologie, 2020.

Mais informações em https://institutorouanet.org/seminario-barbara-freitag/