Apresentação Institucional Amargosa, a Cidade Jardim
Conheça

Amargosa, a Cidade Jardim

Praça Lourival Monte. Fotografia: Edson Andrade.

Originalmente, Amargosa era território da cidade de Tapera, hoje conhecida como Santa Terezinha. Elevada a condição de vila, foi batizada Vila de Nossa Senhora do Bom Conselho de Amargosa. O nome remete a uma época em que existia na região uma espécie de pomba (Patagioneas Plumbea), de cor pardo-cinzento com lustro roxo. Segundo relatos históricos, a carne, apesar de amarga, era saborosa e atraia muitos caçadores que sempre eram convidados à região da seguinte forma:  “Vamos às Amargosas!”. Nesse período, a região era dominada pelos índios Sapuyás e Kariris, que aqui viveram até o final do século XIX.

Em 1891, a Vila se transformou em cidade, sendo chamada de Amargosa. A partir daí, o município abrigou diversas instituições que fortaleceram sua infraestrutura e seu status de cidade: o Hospital da Santa Casa de Misericórdia, a Filarmônica Lira Carlos Gomes e um Ramal da Estrada de Ferro de Nazaré, fato que proporcionou o apogeu econômico até a década de 1960, fazendo a cidade ser conhecida como a “pequena São Paulo”.

A história econômica e influência regional da cidade de Amargosa chegou a ser tema de estudo do mais importante geógrafo brasileiro, o Professor Milton Santos, que elaborou um importante trabalho sobre o município no século XX.

Ainda hoje, Amargosa é destaque econômico e político. Localizada na mesorregião do Centro-Sul Baiano, no Vale do Jiquiriçá, é reconhecida internacionalmente pela festa de São João e pelo crescimento econômico e educacional, principalmente depois da implantação do Centro de Formação de Professores da UFRB em 2006.

Quem visita Amargosa não pode deixar de ir à Praça Lourival Monte, conhecida como Jardim, onde está a Catedral de Nossa Senhora do Bom Conselho, e ir também à Praça do Cristo Redentor, que abriga a obra do escultor Pedro Ferreira

Mapa Amargosa Bahia BrazilPopulação Residente: 36.521pessoas [IBGE 2022]

Área Territorial: 431,655km²   [IBGE 2022]

Densidade demográfica: 84,61hab/km²  [IBGE 2022]

IDHM Índice de desenvolvimento humano municipal: 0,625   [IBGE 2010]

Mortalidade infantil: 2,18óbitos por mil nascidos vivos   [IBGE 2020]

Gentílico: Amargosense

Altitude: 400m

Clima: O clima em Amargosa tem grande variação, abrangendo o úmido, úmido-subúmido, subúmido-semi-árido e semi-árido. As temperaturas variam de 15ºC no inverno a 26ºC nas estações mais quentes.

Como chegar?

De carro

Existem duas maneiras de chegar em Amargosa: pela estrada e pelo ferry.

Pela rodovia, partindo de Salvador, a distância é de 241 km e a viagem dura aproximadamente 3 horas. Você vai pegar a BR-324 e entrar à direita na interseção com a BR-101. A partir daí, seguirá pela BR-101 até Santo Antônio de Jesus e, em seguida, pegará a BA-046 até Amargosa.

Outra possibilidade, também saindo de Salvador, é vir via Feira de Santana. Você vai pegar a BR-324 até a cidade de Feira de Santana. De lá, pega a BR-116 Sul e segue até a altura do município de Milagres. Logo após, entra à esquerda e segue direto pela BA-046,por cerca de 50km, até Amargosa. Esse percurso é de 260 quilômetros.

Pelo ferry-boat, saindo de Salvador, você chega em Bom Despacho (terminal da ilha de Itaparica) e segue direto pela BA-001, passa por dentro da cidade de Nazaré das Farinhas, seguindo direto até encontrar a BA-046. Mantenha-se em frente até chegar ao trevo da BR-101, contorne ele à esquerda e siga em frente até chegar no próximo trevo à direita que vai dar acesso, novamente, a BA-046 e assim, chegar em Amargosa.

De ônibus

Duas empresas têm linhas para Amargosa:

• Viação Jauá: Sai de Salvador e a viagem dura cerca de 4 horas.
  • Viação Cidade Sol: Sai de Bom Despacho (ilha de Itaparica) para Amargosa.

De TRANSFER

Você também pode contratar um serviço de transfer ou táxi para levá-lo de Salvador à Amargosa. Esses serviços, geralmente, são mais caros do que as outras opções de transporte, mas podem ser uma opção conveniente se você não quiser dirigir ou não quiser usar o transporte público.

Independente da opção escolhida, é importante ficar atento às condições da estrada, principalmente em épocas de chuva, quando a pista pode estar mais escorregadia e sujeita a alagamentos. Além disso, é importante respeitar as leis de trânsito e dirigir com cuidado para garantir uma viagem segura e tranquila.

Contatos e endereços úteis

Tour pela cidade

Video Amargosa Cidade Jardim - Produzido pela servidora Técnica do CFP, Aline Oliveira.

Fotografias históricas