Nesta terça-feira, dia 19 de agosto, a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) realizou o “Seminário UFRB 20 Anos: Território, Universidade & o Futuro do Desenvolvimento”, evento que marcou as comemorações pelas duas décadas de existência da instituição. Realizado no Auditório da Biblioteca do Campus Cruz das Almas, o encontro reuniu autoridades, pesquisadores(as), estudantes, técnicos(as) e a comunidade regional para debater o impacto da universidade no Recôncavo Baiano e os desafios para o futuro.
A Direção e servidores(as) do Centro de Formação de Professores (CFP/UFRB) marcaram presença no seminário, reafirmando o compromisso do Centro com os princípios que orientam a universidade desde a sua criação: interiorização do ensino superior, democratização do acesso, promoção da ciência e fortalecimento das políticas públicas nos territórios do interior baiano.
Estiveram presentes no evento: Fábio Josué dos Santos, professor do curso de Licenciatura em Educação do Campo e Vice-Reitor; a diretora de centro Creuza Souza Silva; o gerente técnico-administrativo e presidente do Fórum de Gerentes da UFRB, Josevando Santos Pereira; o professor do curso de Licenciatura em Física e gestor de Extensão, Sérgio Luiz Bragatto Boss; o professor do curso de Licenciatura em Educação Física e presidente da APUR, David Romão Teixeira; as professoras do curso de Licenciatura em Química Carolina Queiroz Santana e Rafaela dos Santos Lima (também coordenadora de Políticas Afirmativas da PROPAE); a professora do curso de Licenciatura em Pedagogia, Fátima Aparecida Silva, também coordenadora institucional do Programa Parfor Equidade; representando a Biblioteca, o gestor da Biblioteca, André Luciano Silveira Montenegro da Silva e Mário Silva Pereira, também coordenador institucional do Programa Universidade para Todos (UPT).
Também marcaram presença, representando o Núcleo da PROPAE no CFP, o gestor Gerlan Cardoso Sampaio e Elielson Lima Aquino; o gestor do Núcleo de Gestão Técnico Acadêmico (NUGTEAC), Heder Pereira Peixoto; representando o Núcleo de Gestão Técnico Administrativo (NUGTEAD), Albha Dayana Santos Andrade; representando o Núcleo de Gestão Técnico Específico (NUGTESP), Ana Paula P. Marques e Fernando Luiz M. Gonzalez Junior; e, pela Secretaria Administrativa (SECAD), Tiago Santana Santiago.
A programação do seminário contemplou momentos de celebração e reflexão. Logo pela manhã, os(as) participantes foram recepcionados com a apresentação da Orquestra Afrosinfônica, referência na cena cultural baiana. Em seguida, a Mesa Institucional marcou a abertura oficial das atividades com a participação de Georgina Gonçalves, Fábio Josué dos Santos, Silvio Luiz de Oliveira, Depª. Alice Portugal, David Romão Teixeira, Rosangela de Santana e Jamile Almeida dos Santos.
O ponto alto da manhã foi a conferência “UFRB 20 Anos: Território, Universidade e o Futuro do Desenvolvimento”, com falas da reitora Georgina Gonçalves, que destacou avanços da universidade ao longo das duas décadas e reafirmou metas voltadas para inovação, inclusão e sustentabilidade.
Ainda pela manhã, o painel “O Papel das Universidades Federais na Interiorização das Políticas Públicas e do Conhecimento” contou com a participação dos ex-reitores Paulo Gabriel Nacif (UFRB) e Naomar Monteiro (UFBA e UFSB), sob mediação da deputada Alice Portugal, em um debate sobre o papel estratégico das universidades federais na democratização do ensino superior e na promoção de políticas públicas no interior do estado.
No turno da tarde, o painel “Inovação, Educação e Sustentabilidade como Pilares da Nova Economia nos Territórios” reuniu o professor da UFBA e ex-presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, que compartilhou reflexões sobre transformação econômica e desenvolvimento sustentável, com mediação do ex-reitor e atual vice-reitor da UFRB, Fábio Josué dos Santos.
Transmitido ao vivo pelo canal da TV UFRB no YouTube, o seminário integrou a programação especial dos 20 anos da universidade. Confira o evento.
Confira as imagens.