UFRB integra Ecossistema e pacto local de inovação em Feira de Santana

Publicado: Terça, 10 Maio 2022 19:03

Com a proposta de incentivar o empreendedorismo, a tecnologia e a inovação no município, o Sebrae/Fsa lançou o plano do Ecossistema Local de Inovação (ELI), desenvolvido pelo Sebrae/Ba e pela Federação do Comércio (Fecomércio da Bahia), com o apoio técnico da Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (Fundação CERTI).

Na ocasião, foi assinado pelo prefeito Colbert Filho o “Pacto pela Inovação de Feira de Santana”. Diversas organizações privadas e instituições públicas – incluindo a UFRB, que teve como representante da Reitoria o diretor do Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade, professor Jacson Machado – celebraram o compromisso de impulsionar ações para o fortalecimento do desenvolvimento do ecossistema de inovação do município.

O Pacto de Inovação de Feira de Santana une governo, universidades, instituições científicas, tecnológicas e de inovação (ICT) pública ou privada, empresas, instituições de apoio, organizações não governamentais, instituições científicas, tecnológicas e de inovação, canais de comunicação e a sociedade.

Um plano de ação para a estruturação e fortalecimento do ecossistema local em curto, médio e longo prazo já está pronto e publicado. Empresários, lideranças locais, professores universitários, representantes dos mecanismos de inovação, dos poderes públicos municipal e estadual e de associações, participaram da elaboração do documento que tem como proposta fundamental fomentar o empreendedorismo e investir na inovação.

A Semana de Inovação, prevista para setembro deste ano, já é uma das determinações do Pacto pela Inovação de Feira de Santana. A mudança do nome da Secretaria de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico para Secretaria do Trabalho, Turismo, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Econômico; a criação do Fundo de Inovação e a proposta da Lei de Inovação, já enviada para apreciação e votação na Câmara Municipal, também foram anunciadas.

A Rede de Educação Empreendedora é composta por um grupo de instituições de ensino superior e também é responsável pelo projeto Desafio Sertão Inovador, da qual a UFRB é integrante, representada pelo docentes André Mendonça e Carolina Andrade, e compõe o comitê de governança do ecossistema juntamente com o HUB de Inovação e com o Sebrae Regional Feira.

Para o diretor do CETENS, a cidade de Feira de Santana tem tudo para liderar o "Vale do Silício" no Portal do Sertão. Outros parceiros que participaram da elaboração do Plano do Ecossistema de Inovação são as organizações que representam as instituições de ensino, empresários, representantes da indústria, comércio, serviços, todo o Sistema ‘S’ (Sebrae, Senai, Senac, Sesi, Senar), Banco do Nordeste, Desenbahia e o poder público em suas esferas de atuação municipal, estadual e federal.