Projetos, programas e bolsistas
Projetos
TÍTULO: REZAS E BENZIMENTOS NA ENCRUZILHADA DO SERTÃO
COORDENAÇÃO: ANA KARLA DE QUEIROZ SANTOS
RESUMO: Uma herança cultural e religiosa bem típica da região nordeste, as benzedeiras usam elementos da fé para curar as dores do corpo e da alma. Essa é uma tradição que resiste ao tempo. Rezas e Benzimentos na Encruzilhada do Sertão, é fruto de um projeto contemplado no ano de 2021 pela lei Aldir Blanc, que tem em sua proposta fazer um levantamento, registrar e documentar os saberes e fazeres das rezadeiras e benzedeiras em ofício, entendendo a importância dessa tradição que sofre ameaça, tendo em vista o desinteresse da nova geração, o que impossibilita a continuidade dessa fé secular. A continuidade desse projeto, visa a manutenção dessa tradição, através do apoio acadêmico, com a proposta de construir uma série de diálogos e encontros de saberes entre essas rezadeiras, como uma espécie de intercâmbio entre as comunidades de origem, com a intenção de fortalecer e reforçar a importância do ofício, envolvendo toda a comunidade nos encontros. A partir dos diálogos e encontros serão feitos registros audiovisuais para construção de um mini documentário a ser exibido posteriormente na universidade e nas comunidades.
TÍTULO: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO CAMPO: SABERES E FAZERES DO CURSO TÉCNICO EM AGROECOLOGIA DE UM COLÉGIO ESTADUAL EM CARDEAL DA SILVA, BA
COORDENAÇÃO: Ana Paula Inácio Diório
RESUMO:O projeto Formação de professores do campo: saberes e fazeres do curso Técnico em Agroecologia de Colégio Estadual de Tempo Integral Doutor José Antônio de Araújo Pimenta, em Cardeal da Silva, BA é uma ação em resposta a demanda levantada por um egresso do curso de pós-graduação do Programa de Mestrado Profissional em Educação Científica, Inclusão e Diversidade do Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS/UFRB) e professor da escola estadual onde o projeto será desenvolvido. O colégio oferece o curso técnico no âmbito da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio (EPI) integral de 7h e do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). O egresso do curso, enquanto orientando de mestrado, descobriu por meio de seu trabalho de pesquisa que a escola que leciona é do campo e isso despertou o interesse em aprofundar sobre a questão do ponto de vista teórico-prático e do currículo. A partir da dissertação desenvolvida na escola intitulada “Cartografia Participativa e Educação do Campo: uma experiência com estudantes da Rede Básica de Ensino em Cardeal Da Silva- BA” e um produto educacional gerado desse trabalho a comunidade escolar também foi mobilizada em torno da importância do reconhecimento da unidade enquanto uma escola do campo. Essa mobilização do professor egresso juntamente com a gestão da escola gerou a aprovação do curso Técnico em Agroecologia nas formas EPI e PROEJA. Contudo, para sua implantação e bom andamento das ações o grupo de professores entendeu que precisam de uma formação acerca da temática da Educação do Campo, sobretudo, da pautada na Agroecologia para práxis na Educação Básica. Para tanto, temos como objetivo promover um espaço de formação através da Educação do Campo e a partir de um conjunto de atividades integradas ao ensino, pesquisa e extensão e ações afirmativas com os cursos de Licenciatura em Educação do Campo e Mestrado Profissional em Educação Científica, Inclusão e Diversidade. A fim de proporcionar aos professores do campo uma formação comprometida com o trabalho no campo e a reprodução da vida com ênfase na construção de conhecimentos agroecológicos que respeite e acolha os saberes ancestrais no diálogo com os saberes acadêmicos e a compreensão crítica acerca do é a escola do campo e suas contradições e possibilidades didático-pedagógicas e de formação humana.
TÍTULO: Banco de sementes crioulas e Educação do Campo: construindo caminhos agroecológicos para a soberania alimentar
COORDENAÇÃO: Ana Paula Inácio Diório
RESUMO: O projeto visa a continuidade da implantação de bancos comunitários de sementes crioulas, o qual está baseado nas práticas agroecológicas para soberania alimentar e nutricional e na tentativa de garantir a sobrevivência de espécies nativas que têm sido utilizadas pelos agricultores familiares como resistência à invasão de sementes híbridas voltadas para as indústrias do agronegócio que fomenta a lógica de dependência e de ameaça à soberania alimentar dos povos do campo. Atrelado ao curso de Licenciatura em Educação do Campo essa proposição visa contribuir na construção de uma matriz formativa que dialogue com o trabalho e com a vida no campo, com o ensino, a pesquisa, a extensão universitária e as ações afirmativas e a curricularização da extensão. Esse projeto diz respeito a continuidade das ações iniciadas nos anos de 2015 e 2016 através do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX) da UFRB, o qual proporcionou a implantação do primeiro banco comunitário de sementes crioulas na Comunidade Lagoa do Cedro, em Cruz das Almas, BA. Essa ação já está registrada na PROEXT/UFRB desde 2015 sob o número 39002/2018 e que agora segue para atualização através do SIGAA e vinculação ao Programa de Extensão Êre.
TÍTULO: CETENS na Feira
COORDENAÇÃO: ANDERSON DOURADO SISNANDO
RESUMO: A atividade tem como finalidade promover a popularização da ciência, uma vez que possibilitará divulgação do conhecimento científico-tecnológico para a população em geral de forma a minimizar a distância entre a sociedade e a academia, atuando também como ferramenta de inclusão social. Após levantamento dos temas de interesse e dos locais onde serão desenvolvidas as atividades, estas serão preparadas de acordo com o local de acontecimento, podendo ser palestras ou montagem de estandes para que especialistas pertencentes à comunidade do Cetens, ou de instituições parceiras, dialoguem com o público e esclareçam sobre o tema abordado. Os locais selecionados para a realização das atividades do projeto devem ser de grande circulação de pessoas, como shoppings, galerias, bares/restaurantes, parques e escolas públicas e/ou privadas. Esses momentos serão oportunos também para a divulgação dos cursos do Cetens assim como para a divulgação da pesquisa, das atividades e dos projetos desenvolvidos no Centro. Porém neste período de Pandemia as atividades, cursos, palestras, etc, serão de forma remota/online.do primeiro banco comunitário de sementes crioulas na Comunidade Lagoa do Cedro, em Cruz das Almas, BA.
TÍTULO: PRODUÇÃO DE ÓRTESE PARA PESSOAS COM SEQUELAS DA HANSENÍASE
COORDENAÇÃO: Hilda Costa dos Santos Talma
RESUMO: O projeto descrito é uma contribuição para reabilitação e tratamento especializado do paciente com sequelas da hanseníase. Pessoas com alterações na função de um membro do corpo geralmente apresentam dificuldades na realização de atividades funcionais. Nesse contexto destaca-se a prescrição e confecção de recursos de tecnologia assistiva, que tem como objetivo aumentar habilidades funcionais e promover a inclusão social. Na área de reabilitação física o terapeuta ocupacional utiliza órteses, que são recursos que tem como objetivo melhorar o posicionamento, manter ou aumentar a amplitude de movimento articular e permitir a função. O projeto foi criado em 2017 e já desenvolveu um número relativamente grande de produto para a reabilitação físico-motora: rede elástica; tábua de exercícios flexível; extensor para membros inferiores e superiores; tábuas de flexão e apoio para membros inferiores e Superiores; Escadas de Dedos; Patim de Exercício; Massageador para os pés; bola de exercícios. Estes produtos favorecem a flexibilização dos membros superiores e inferiores o que facilita as atividades cotidianas. Os Produtos desenvolvidos foram disponibilizados para o Setor de Hanseníase do Centro de Saúde Especializada Dr. Leone Coelho Leda – CSE em Feira de Santana na Bahia. A continuidade do projeto é de grande importância para o setor de reabilitação de pessoas com sequelas de hanseníase para que seja desenvolvido um número ainda maior de órtese para atender a todos os pacientes do centro. O projeto poderá ser estendido para outros municípios da Bahia.
TÍTULO: Reciclando para um Condomínio mais Sustentável
COORDENAÇÃO: Hilda Costa dos Santos Talma
RESUMO: O projeto “Reciclando para um condomínio sustentável” é uma intervenção que possibilita a sensibilização de acadêmicos, estudantes e professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, além de moradores e funcionários de condomínios localizados no SIM em Feira de Santana. Esta proposta busca como objetivos principais a coleta seletiva de lixo nos condomínios bem como a destinação destes resíduos a cooperativas de catadores, especificamente a Associação Regional dos Trabalhadores em Materiais Recicláveis – ARTEMARES de Feira de Santana. Este projeto será desenvolvido nos condomínios localizados no SIM em Feira de Santana. O projeto vem sendo desenvolvido desde 2020 e possibilitou a implantação da coleta seletiva no condomínio Residencial Village Damha 1 com êxito, atendendo cerca de 1500 pessoas, levando renda para a Artemares.
TÍTULO: Meninas e Mulheres nas Ciências Exatas e Engenharias
COORDENAÇÃO: Jacira Teixeira Castro
RESUMO: O Projeto Meninas e Mulheres nas Ciências Exatas e Engenharias prevê a realização de seminários, palestras e mesas-redondas, em formato virtual, e a gravação de vídeos e podcasts em que meninas e pesquisadoras dessas áreas apresentarão as suas trajetórias acadêmica e profissional, com o objetivo de despertar o interesse vocacional de alunas da rede básica de ensino por essas carreiras.
TÍTULO: EDUCAÇÃO DO CAMPO: Formação Político pedagógica - Desafios e perspectivas
COORDENAÇÃO: JEFFERSON NASCIMENTO DE BRITO
RESUMO:O Curso da Educação do Campo é fruto da luta e resistência dos movimentos sociais na busca por uma educação que dialogue com a realidade dos sujeitos em sua diversidade cultural, social, política, econômica e de base, pensada para atender as diferentes esferas da sociedade, campo/cidade, com uma educação que seja de qualidade, acessível e gratuita a todos. Nessa direção, pensando nos novos perfis de estudantes que estão adentrando o curso da Educação do Campo é que esse projeto intitulado - Educação do Campo: Formação Político Pedagógica, Desafios e Perspectivas foi se constituindo. O objetivo inicial desse projeto é apresentar aos novos estudantes esse universo que é a universidade, a partir de encontros formativos realizados pelos estudantes veteranos, na perspectiva de aproveitar a experiência adquiridas durante sua trajetória na instituição, auxiliando aos novos discentes nessa nova jornada de suas vidas dentro da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Nessa direção, serão desenvolvidos eventos, cursos e encontros formativos, norteados pelas necessidades dos estudantes da Educação do Campo, ou seja, ações voltadas ao sistema do SIGAA, currículo lattes, orientações sobre projeto de extensão, diretório, coletivos, programas institucionais, bolsas, núcleos acadêmicos, entre outras que perpassa a vida universitária, fortalecendo as ações coletivas dos estudantes da Educação do Campo.
TÍTULO: Institutos de Ciência, Inovação e Tecnologia do Estado da Bahia - INCITE Rede Pró-Alimentos: Inovação, Ciência e Tecnologia
COORDENAÇÃO: JÉSSICA SOUZA RIBEIRO
RESUMO: Visando alavancar a área de Ciência e Tecnologia de Alimentos no Estado, e Rede Pró-Alimentos surge da parceria entre 8 instituições, UESB, UESC, UFBA, UFOB, UFRB, UFSB, SENAI/CIMATEC e SDR, em 6 territórios de identidade, iniciando uma rede de colaboração com mais de 30 pesquisadores, 20 deles bolsistas de produtividade do CNPq, com competências que se complementam para acelerar a geração de conhecimento científico inovador e aplicado na área de alimentos, além de uma robusta estrutura multiusuária, que a capacitam a ser um vetor de transformação social com o avanço da agroindústria familiar baiana. A proposta da Rede Pró-Alimentos materializa o anseio das instituições parceiras em fazer dela a referência no estado na Área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, como seu Instituto de Ciência, Inovação e Tecnologia – INCITE para a condução de ações de excelência nesse segmento. A integração científica da Rede Pró-Alimentos permeia entre duas linhas de atuação, com capacidade de abranger diversas cadeias produtivas de alimentos no estado, visando unir as competências da equipe para um desenvolvimento científico mais rápido e produtivo. Uma das linhas envolverá a identificação de contaminantes (antibióticos, pesticidas, micotoxinas, metais potencialmente tóxicos), fraudes e autenticidade de alimentos. Nessa linha, nos diversos projetos a serem conduzidos, será verificado o avanço científico, entre outros, nos seguintes segmentos: - métodos espectroscópicos para identificação de fraudes e autenticidade em alimentos; - métodos cromatográficos e eletroforéticos para análise de perfil proteômico e de peptídeos em alimentos; - identificação e quantificação de metais potencialmente tóxicos em alimentos; - métodos para identificação de antibióticos, pesticidas e micotoxinas em alimentos; - desenvolvimento de biossensores para monitoramento de contaminantes; - aplicação de quimiometria no desenvolvimento de métodos rápidos de detecção de compostos; - identificação/discriminação de origem de produtos regionais por meio do uso de métodos espectroscópicos. A outra linha envolverá a valorização de resíduos agroindustriais das cadeias produtivas, a partir da sua utilização para fins diversos, incluindo: - desenvolvimento de novos produtos na indústria de alimentos; - produção de enzimas de interesse a partir da fermentação de resíduos; - produção de microrganismos probióticos; - produção de nanoparticulas de metais com aplicações na indústria farmacêutica e de alimentos; - produção de embalagens plásticas biodegradáveis, ativas e/ou inteligentes; - prospecção e purificação de compostos bioativos e pigmentos naturais de interesse para uso na indústria farmacêutica e de alimentos; - produção de carvões ativados e suportes para biorreatores enzimáticos a partir de resíduos; - análise do impacto ambiental de resíduos agroindustriais de diferentes cadeias produtivas; - produção de biogás e/ou biocombustíveis. Nessas linhas, os temas propostos irão abordar de maneira direta ou transversal problemas identificados do setor de alimentos no estado, buscando o subsídio científico para entendê-los e propor alternativas inovadoras e viáveis tecnologicamente. Na condução dos projetos que serão propostos, haverá a colaboração dos participantes da Rede, com atuação de membros de diferentes núcleos, conjuntamente como orientadores e co-orientadores. No CETENS/UFRB, a atuação do projeto estará focada na qualificação da produção agroindustrial, com realização de análises físico-químicas e de composição, para a viabilização de registros e elaboração de rótulos nutricionais; a elaboração de materiais técnicos, artigos e patentes; a realização de treinamentos e outras ações extensionistas nas agroindústrias; e o desenvolvimento de novos produtos e subprodutos.
TÍTULO: Projeto CARAPRETA: Conversão de Aparelhos e Remoção de Aplicativo Pirata para Reaproveitamento em Ensino e Tecnologias Aplicadas
COORDENAÇÃO: JOÃO LUIZ CARNEIRO CARVALHO
RESUMO: Atualmente, a maioria dos aparelhos conhecidos como TV Box constituem um tipo de sistema computacional de baixo custo e baixa potência. Embora sua aplicação típica seja a reprodução de conteúdo audiovisual pirateado, pesquisadores e entusiastas têm conseguido transformar estes dispositivos em minicomputadores de propósito geral. A partir desta iniciativa, tornou-se possível reaproveitar aparelhos do tipo TV Box apreendidos pela Receita Federal do Brasil (RFB) como dispositivos com aplicação social, como computadores para escolas públicas, recursos de Tecnologia Assistiva e sistemas computacionais para projetos científicos em universidades, apenas para citar alguns exemplos. Neste contexto, a proposta desta ação de extensão é desenvolver o projeto piloto que materializa um conjunto de ações que põem em prática a parceria entre a UFRB, a Receita Federal e a comunidade de uma escola pública, a fim de dar uma destinação sustentável a estes dispositivos, ao mesmo tempo em que são aplicados em uma iniciativa de elevado impacto social. Mais especificamente, a Receita Federal será a parceira da UFRB na cessão de aparelhos TV Box apreendidos, assim como, materiais de consumo necessários à descaracterização destes dispositivos. A equipe executora deste projeto de extensão será responsável por transformar os aparelhos em minicomputadores configurados para aplicações sociais, bem como, capacitar os seus utilizadores. Por fim, a escola pública poderá absorver estes recursos, utilizando-os em atividades didáticas e científicas e dialogando com a UFRB, a fim de construir as melhores soluções baseadas nos aparelhos, assim como deverá cumprir o papel de realimentador e multiplicador das ideias desenvolvidas no âmbito deste projeto.
TÍTULO: Educação do Campo e das Águas: construindo caminhos, demarcando novas territorialidades e rompendo desafios
COORDENAÇÃO: Kássia Aguiar Norberto Rios
RESUMO: Este projeto prevê o desenvolvimento de ações educativas para os sujeitos oriundos das comunidades tradicionais do estado da Bahia tendo como referência uma pedagogia que dialogue com os saberes tradicionalmente construídos e os modos de vida destas comunidades. A partir da articulação de atividades de ensino, pesquisa e extensão busca-se ainda a efetivação de novas pontes de diálogo e troca de conhecimentos entre as comunidades envolvidas, docentes e discentes da UFRB e demais IEs parceiras. Metodologicamente, as atividades planejadas encontram-se organizadas através de 4 eixos principais: Formação Política, Formação Pedagógica, Formação Técnica e Diversos. A partir desses eixos, serão desenvolvidas oficinas de formação política, oficinas de formação técnica, oficinas de formação pedagógica por área de conhecimento, rodas de conversas, seminários temáticos entre outras atividades que contribuam para a qualidade de vida dos beneficiários e no desenvolvimento dos territórios tradicionais. Nosso recorte espacial consiste, inicialmente, nos municípios de Feira de Santana, Salvador, Santo Amaro, Antônio Cardoso, Irará, Central, Iraquara e Itaguaçu da Bahia. Nosso público alvo são os/as moradores/as desses municípios que integram as comunidades tradicionais pesqueiras e quilombolas, agricultores e agricultoras familiares, lideranças de associações, cooperativas, docentes e discentes da UFRB e demais IEs parceiras. Nossa estimativa é estar beneficiando de 350 a 400 pessoas.
TÍTULO: Tecnologia em Alimentos nas mídias sociais
COORDENAÇÃO: Kássia Aguiar Norberto Rios
RESUMO: O Curso Superior de Tecnologia em Alimentos na Educação do Campo surge a partir das demandas dos movimentos sociais do estado da Bahia e tem como propósito promover uma formação para os sujeitos do campo voltada ao processamento e beneficiamento de alimentos da agricultura familiar. Desde o ano de 2018, visando uma maior interação entre coordenação, docentes, discentes e comunidade externa foram criadas algumas mídias sociais para o Curso: site e instagram. Nestes são disponibilizadas semanalmente informações sobre as ações de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas no âmbito do Curso, além de informações gerais sobre a área de produção de alimentos na perspectiva da agricultura familiar. Nesse sentido, visando ampliar o desenvolvimento das ações do CST em Alimentos nas mídias sociais e promover uma maior socialização de informações entre docentes, discentes, técnicos, agricultores e comunidade em geral que propomos o projeto “Tecnologia em Alimentos nas mídias sociais” ao qual tem por objetivo socializar informações sobre as ações de ensino, pesquisa e extensão do Curso Superior de Tecnologia em Alimentos do CETENS/UFRB e a área da produção de alimentos na agricultura familiar.
TÍTULO: MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ONLINE E A DISTÂNCIA
COORDENAÇÃO: KLAYTON SANTANA PORTO
RESUMO: Na investigação sobre os processos de ensino e aprendizagem, no contexto da educação online e a distância, a mediação pedagógica é elemento fundante e central. Deste modo, este projeto tem como objetivo geral planejar e executar um curso de formação continuada de professores, tutores e mediadores, de cursos online e a distância, de modo a contribuir e melhorar os processos de mediação, ensino e aprendizagem nestes cursos. Metodologicamente, o projeto se divide em 4 etapas, a saber: (i) programação de um ambiente virtual no Moodle, e seleção de recursos didáticos digitais, voltados para a formação continuada de professores, tutores e mediadores de cursos online e a distância; (ii) Planejamento e execução de um curso de formação continuada de professores, tutores e mediadores da EaD, com o foco nos processos de mediação, ensino e aprendizagem, em cursos online e a distância; (iii) investigações sistemáticas a respeito do papel da mediação pedagógica, realizada por professores, tutores e mediadores, nos processos de ensino e aprendizagem nos cursos online e a distância, participantes do projeto; (iv) socialização e divulgação, por meio de apresentação de trabalhos em eventos e publicação de artigos em periódicos, das vivências no ambiente virtual e no curso de formação continuada, propostos no projeto. Assim, espera-se com esse projeto melhorar a formação dos participantes, de modo que estes professores, tutores e mediadores proporcionem aos estudantes a interação e a integração com a proposta pedagógica do curso, o qual está cursando. De modo que estes possam gerenciar situações diversas, criar e manter o interesse dos estudantes sobre os temas abordados, e com isso possam acompanhar o percurso de aprendizagem dos alunos, no decorrer destes cursos, e reduzir os índices de evasão.
TÍTULO: CONEXÕES DE SABERES CIENTÍFICOS: PRÁTICAS DIALÓGICAS E INVESTIGATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
COORDENAÇÃO: KLAYTON SANTANA PORTO
RESUMO: O uso de estratégias de ensino investigativas e dialógicas tem sido bastante evidenciado nas pesquisas e intervenções pedagógicas que têm buscado propor, implementar e avaliar atividades didático-pedagógicas para o ensino de Ciências desenvolvido na educação básica (DELIZOICOV, 1982; MACHADO; CARVALHO, 2012; PONTE; BROCADO; OLIVEIRA, 2005). Assim, este Projeto de Extensão, a ser desenvolvido pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências e Formação de Professores (CETENS/UFRB/CNPq), tem como objetivo geral analisar as contribuições do ensino por investigação e da Abordagem Temática Freireana no desenvolvimento de práticas dialógicas no processo de ensino e aprendizagem de Ciências em escolas básicas do campo. Para isso, buscaremos desenvolvê-lo por meio do estreito diálogo entre a universidade, as escolas básicas do campo, professores de Ciências e estudantes destas escolas. A partir destas interlocuções, pretendemos conhecer a realidade destas escolas e destes estudantes, de modo que seja possível planejar e desenvolver estratégias e atividades investigativas de Ciências que busquem contribuir para tornar o processo de ensino e aprendizagem mais contextualizado e dialógico. Com isso, esperamos que os alunos envolvidos possam tomar consciência da realidade em que estão inseridos e, como consequência, possibilitar a melhoria de suas condições de vida, por meio de uma intervenção consciente na realidade que os cercam. Além disso, contribuir para que os conteúdos de Ciência da Natureza, trabalhados em sala de aula, façam sentido para os alunos, o que acreditamos que irá favorecer a aprendizagem destes conteúdos, o incentivo à investigação e ao diálogo, a participação ativa destes estudantes na construção dos seus conhecimentos, de forma dialógica, e a promoção da Alfabetização Científica.
TÍTULO: Estratégias para promoção do fortalecimento produtivo na comunidade Rural do Juazeiro, Irará, Bahia
COORDENAÇÃO: Liz Oliveira dos Santos
RESUMO: A agricultura familiar desempenha um importante papel na vida dos brasileiros, alimentá-los. Por ser responsável por 70% da produção dos alimentos, os agricultores/as vêm buscando formas de resistir ao uso de agrotóxicos, a mecanização da agricultura e a monocultura, na tentativa de produzir alimentos saudáveis. Diante de tantos desafios, é notório a necessidade de políticas públicas e tecnologias que atendam a necessidade desses sujeitos. Desta forma, este projeto tem como objetivo desenvolver ações de formação técnica e política que visem contribuir para a melhoria da renda dos agricultores familiares da comunidade do Juazeiro, município de Irará, através da diversificação, organização e comercialização da produção. Esta demanda foi levantada a partir do Diagnóstico Rural Participativo realizado na comunidade.
TÍTULO: CIRANDA INFANTIL NA EDUCAÇÃO DO CAMPO DO CETENS
COORDENAÇÃO: Liz Oliveira dos Santos
RESUMO: O referido projeto de extensão tem por objetivo materializar o espaço da ciranda infantil no âmbito da educação do campo do CETENS. Inspirada na ciranda infantil do Movimento dos Trabalhadores sem Terra (MST), a ciranda constitui-se em um ambiente de respeito as infâncias do campo em sua diversidade, bem como um espaço de construção de luta coletiva infantil e rede de apoio as mães estudantes . Dessa forma, enquanto espaço de encontro, com a ciranda da Educação do Campo do CETENS, pretendemos que a ciranda exerça o movimento do cirandar, do circular saberes a partir das realidades em que as crianças estão imersas a partir do cotidiano e suas origens. Para tanto, propomos um espaço de acolhimento que seja não escolar, mas constituído de atividades diversas como: músicas, desenhos, pinturas, teatros e intervenções artísticas, contação de historinhas, vídeos infantis, exercícios para a coordenação motora e psicomotricidade, ginástica, dança, cantigas de roda. as atividades serão realizadas com objetivos específicos para o universo infantil e contribuição na formação cultural e social das crianças envolvidas na proposta.
TÍTULO: FAZENDO CIÊNCIAS EXATAS E ENGENHARIA NA PRÁTICA: estimulando jovens para o estudo das ciências exatas e da engenharia com kits didáticos para aulas práticas
COORDENAÇÃO: LUCIANO SERGIO HOCEVAR
RESUMO:A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) tem se destacado pelo seu compromisso com a sustentabilidade e inovação, especialmente no campo das ciências e da sustentabilidade. Por meio do projeto “FAZENDO CIÊNCIAS EXATAS E ENGENHARIA NA PRÁTICA: estimulando jovens para o estudo das ciências exatas e da engenharia com kits didáticos para aulas práticas” a UFRB incentiva jovens discentes da rede pública de ensino para o estudo das ciências exatas e da engenharia por meio de aulas práticas que utilizem kits didáticos construídos pelos próprios discentes. Desse modo, as atividades estimulam a conscientização ambiental, por meio de práticas com tecnologias limpas e energias renováveis, promovendo também a participação ativa desses jovens com o projeto, construção e uso dos kits em aulas práticas. Como metodologia o projeto adota desde seminários e palestras até iniciativas práticas de pesquisa e desenvolvimento. Os seminários e palestras proporcionam momentos de partilha entre profissionais, pesquisadores e discentes sobre suas experiências e conhecimentos sobre as ciências, seu ensino, prática e importância para o desenvolvimento tecnológico do nosso país. Esses momentos têm como objetivo inspirar e motivar jovens estudantes, especialmente do sexo feminino, a considerarem carreiras nas áreas de engenharia, ciências exatas e energias renováveis. Paralelamente, o projeto também promove atividades práticas de pesquisa e desenvolvimento, onde os/as discentes serão incentivadas a participar ativamente na criação de soluções inovadoras no campo das ciências exatas e da engenharia. Isso inclui o desenvolvimento de instrumentos educativos, sustentáveis e tecnológicos que utilizam biomassas como fonte de energia, com o objetivo de impulsionar práticas sustentáveis e acessíveis. Ao associar essas atividades ao projeto “Fazendo Ciências Exatas e Engenharia na Prática” a UFRB reforça seu compromisso com a sustentabilidade ambiental, a inovação tecnológica e a inclusão, no campo das ciências exatas e engenharias. Ao capacitar e incentivar a participação de jovens discentes nas ciências exatas e na engenharia, o projeto visa não apenas promover a igualdade de oportunidades, mas também aproveitar todo o potencial criativo e inovador que a diversidade oferece.
TÍTULO: Pipoca e Paisagem
COORDENAÇÃO: LUCIENE GOMES
RESUMO: Neste projeto de extensão intitulado Princesas da Tecnologia no Recôncavo, a qual faz referência ao codinome utilizado para a cidade de Feira de Santana como Princesa do Sertão e a região do entorno, onde será realizado, pretende-se investigar e incentivar o interesse de estudantes de escolas públicas e que fazem graduação, na área de exatas, especialmente do sexo feminino. A finalidade deste projeto consiste em despertar e incentivar o interesse de meninas para carreiras nas áreas de ciências exatas e tecnológicas, através de eventos, palestras, oficinas e ensaio fotográfico virtual. Deste modo, espera-se atrair um público feminino maior na área tecnológica e poder contribuir para uma possível redução nos índices de evasão nos cursos de engenharia, especialmente da UFRB, além de apoiar a maior diversidade no público discente. Sensibilizando ainda, a comunidade acadêmica e a sociedade sobre o papel da mulher e seu empoderamento, eliminando os estereótipos de gênero.
TÍTULO: ENSINO DE CIÊNCIA (QUÍMICA E BIOLOGIA) NA EDUCAÇÃO DO CAMPO POR MEIO DE OFICINAS TEMÁTICAS
COORDENAÇÃO: MARICLEIDE PEREIRA DE LIMA MENDES
RESUMO: O projeto “Ensino de Ciência (Química e Biologia) na Educação do Campo por meio de oficinas temáticas” é um projeto que pretende constituir um espaço de interlocução entre pesquisador, alunos da Licenciatura em Educação do Campo da área de ensino de Ciências da Natureza, alunos do Programa de Pós-graduação em Educação Científica Inclusão e Diversidade da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e estudantes da educação básica. Tem como objetivo proporcionar o conhecimento de conceitos da Química e da Biologia por meio de oficinas temáticas para alunos do Ensino Médio de uma escola do campo e proporcionar também estratégia de integração entre alunos de graduação (Licenciatura em Educação do Campo); Pós-graduação e extensão na formação inicial e continuada de professores. Este projeto irá proporcionar o desenvolvimento de atividades por meio de oficinas temáticas oferecidas para alunos de Ensino Médio de uma escola do campo localizada no município de Irará-BA, Brasil. Nosso projeto enquadra-se no contexto de uma proposta de inserção dos alunos do curso de Licenciatura em Educação do Campo e da Pós-graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidade em atividades de extensão. As oficinas, planejadas serão conduzidas por alunos licenciandos e da pós (já professores formados) e abordarão aspectos de natureza interdisciplinar relacionados à Química e a Biologia.
TÍTULO: Libras na Escola
COORDENAÇÃO: MIDIAN JESUS DE SOUZA
RESUMO: A Libras é a língua brasileira de sinais reconhecida como meio legal de comunicação e expressão da comunidade surda brasileira e com o intuito de divulgar essa língua que surge o LIBRAS NA ESCOLA. O presente projeto pretende visitar escolas da educação básica de Feira de Santana (públicas e privadas) com oficinas de Libras básico para incentivar e valorizar a cultura surda na cidade.
TÍTULO: Robótica como ferramenta para introdução da cultura maker e programação na educação básica
COORDENAÇÃO: NILMAR DE SOUZA
RESUMO: A robótica é uma ferramenta poderosa na automatização de processos. Por outro lado, ela pode ser utilizada como elemento facilitador do ensino da programação e difusor da cultura maker. Adicionalmente a robótica também pode auxiliar no desenvolvimento de diversas habilidades requeridas na formação dos estudantes da educação básica. Neste projeto, propõe-se promover cursos de robótica nos quais os participantes serão motivados a montar experimentos e implementar conceitos de lógica e programação. A partir das atividades de robótica os participantes poderão ser estimulados a participar de torneios e integrarem grupos da universidade. Com as atividades manuais, espera-se que os participantes possam articular conceitos vistos nos componentes curriculares com a vivência, melhorando a compreensão dos conteúdos e oportunizando melhoria no rendimento acadêmico. Além de apoiar as atividades vinculadas a conteúdos escolares a participação de jovens em situação de vulnerabilidade social pode abrir portas para novas oportunidades de trabalho. Espera-se que sejam realizadas intervenções em pelo menos dois bairros de Feira de Santana, com cursos de robótica com duração de 2 meses cada. Parcerias serão prospectadas com o objetivo de que ao menos mais uma cidade seja contemplada.
TÍTULO: Agentes Populares de Saúde: contribuindo na organização de territórios saudáveis de sustentáveis - Fase III
COORDENAÇÃO: PALOMA DE SOUSA PINHO
RESUMO: O projeto Agentes Populares de Saúde traz uma concepção de saúde enquanto “determinação social”, ou seja, é resultado das formas de organização social na (re)produção da vida, uma questão social que vai para além dos fenômenos biológicos e, por isso, tem uma natureza estrutural fundada na sociedade de classes e na questão racial. Nesse âmbito, ela precisa ser concebida como direito fundamental e ser conquistado por meio de políticas públicas, o que implica na defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e na reorganização da base territorial da vida e do trabalho, ou seja, o espaço usado pelas comunidades. Sendo o processo saúde-doença uma determinação sociopolítica explicitada pelas condições socioeconômicas e de trabalho, a concepção de Saúde Popular dialoga com as questões alimentar, agrária, étnico-racial, ambiental, hídrica, energética, da água e saneamento básico e, do emprego e renda no âmbito da construção popular de uma outra sociedade, dialogando profundamente com a Agroecologia. Para a sua efetivação, o projeto selecionará 20 bolsistas e 20 voluntários que participarão do curso de Formação de Formadores de Agentes Populares de Saúde e da organização de 'Brigadas de Solidariedade'. As brigadas são constituídas por grupos sociais vulnerável que desejem ser beneficiários do projeto. Ser beneficiário do projeto significar participar de processos de formação com temas relativos à saúde e se envolver diretamente nas ações comunitárias promotoras da saúde. Os bolsistas serão orientados coletivamente por um(a) docente da UFRB e juntos constituirão um Núcleo de Base, instância responsável pelo planejamento, desenvolvimento e prestação de contas das ações. Dentre as ações destacamos a mobilização da comunidade, participação no curso de formação de formadores, a realização do diagnóstico participativo do município junto à comunidade e, ao longo do projeto, produzir um resumo expandido, relato de experiência ou artigo destinado à divulgação científica da(s) experiência(s) vivenciada(s) no projeto em eventos internos ou externo da UFRB.
TÍTULO: PROJETO DE DIFUSÃO DO CONHECIMENTO EM PROPRIEDADE INTELECTUAL E EMPREENDEDORISMO
COORDENAÇÃO: PAULO JOSE LIMA JUIZ
RESUMO: O papel desempenhado pela universidade no contexto da Tríplice Hélice tem criado um discurso sobre universidades inovadoras e empreendedoras, devido ao fortalecimento do que vem sendo reconhecido como quarta missão, articulando o ato de inovar e empreender aos papéis já desempenhados de ensino, pesquisa e extensão, para apropriação de direitos de Propriedade Intelectual (PI) e de transferência de tecnologia (TT). Na virada do milênio, a participação da ciência para contribuir com o desenvolvimento econômico, ganhou mais importância e passou a se caracterizar como uma fonte de concorrência regional e internacional, fazendo do ambiente acadêmico não somente um espaço de ensino, pesquisa e extensão, mas também de fortalecimento da inovação e empreendedorismo, com a criação e apropriação de PI e TT ao setor produtivo, ou criando Spin-off acadêmicas, para promover e incentivar a inovação e empreendedorismo. Neste contexto, esta proposta tem como objetivo o desenvolvimento do Projeto de Extensão no Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade da UFRB (CETENS/UFRB) para difusão do conhecimento sobre propriedade intelectual e empreendedorismo, como forma de contribuir para construção de um ambiente acadêmico inovador e empreendedor. O Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade da UFRB (CETENS/UFRB) localizado em Feira de Santana – Bahia, uma região importante para o Estado da Bahia, com forte crescimento econômico e potencial humano para desenvolver-se. Atualmente em Feira de Santana, tem instalado um pólo industrial, um aspecto favorável ao atendimento da interação Universidade-Sociedade que possibilitará o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão com impacto local, regional e nacional, alinhando-se ao novo marco legal da inovação, o qual dispõe sobre estímulos ao desenvolvimento científico, à pesquisa, à capacitação científica e tecnológica e à inovação. Percebe-se um cenário favorável para a criação de um projeto desta magnitude e espera-se como resultados a criação de redes de cooperação técnico-científicas e estímulo às atividades empreendedoras e inovadoras do CETENS/UFRB, as quais serão construídas em parceria com entidades do ecossistema de inovação de Feira de Santana, assegurando que as universidades públicas, empresas, cooperativas trabalhem de forma cooperativa, em busca de descentralização das atividades de ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo.
TÍTULO: FEIRA DA AGRICULTURA FAMILIAR: DIÁLOGOS, CONHECIMENTOS E SABERES
COORDENAÇÃO: PRISCILA BRASILEIRO SILVA
RESUMO: A Feira da Agricultura Familiar será um espaço interdisciplinar de Educação do Campo cujo princípio educativo do trabalho será balizador das ações extensionistas junto aos grupos de agricultores e agricultoras familiares que comercializarão seus produtos e ao mesmo tempo terão acesso às formações oferecidas pelo projeto. Para tanto, temos como objetivo promover um espaço de formação e comercialização de produtos da agricultura familiar no CETENS, através da Educação do Campo e a partir de um conjunto de atividades integradas de ensino, pesquisa e extensão e ações afirmativas dos cursos de Licenciatura em Educação do Campo, Tecnologia em Alimentos e Mestrado Profissional em Educação Científica, Inclusão e Diversidade. A fim de proporcionar aos sujeitos do campo acesso mais um espaço, forma de comercialização da produção, à renda e a formação comprometidas com o trabalho no campo e a reprodução da vida com ênfase na construção de conhecimentos agroecológicos que respeite e acolha os saberes ancestrais no diálogo com os saberes acadêmicos.
TÍTULO: WoManTech - Women Making Tech Accessible (Mulheres tornando a tecnologia acessível)
COORDENAÇÃO: RAISSA TAVARES VIEIRA QUEIROGA
RESUMO: Esta ação de extensão tem o objetivo de fomentar o conhecimento na área de engenharia garantindo conhecimento técnico dentro das universidades e escolas de ensino médio. Isto é alcançado por meio do estímulo do interesse de alunas universitárias e do ensino médio pelas ciências exatas. A ação propõe a realização de oficinas de eletrônica, ministradas em escolas públicas de ensino fundamental e médio com objetivo de atrair os olhares e despertar o interesse das alunas pela tecnologia na produção de um recurso de tecnologia assistiva que promove o acesso aos meios digitais por pessoas com deficiência. A ação é dividida em três etapas: a primeira é focada na capacitação de estudantes do ensino superior dos cursos de engenharia do CETENS – UFRB em eletrônica básica e tecnologias assistivas; a segunda etapa é focada na realização de uma oficina que engloba conteúdos de tecnologia assistiva e acessibilidade e eletrônica básica, ministrada pelas voluntárias que participaram da capacitação da primeira etapa, esta oficina será ministradas para alunas do ensino fundamental e médio de escolas municipais da cidade de Feira de Santana; na terceira e última etapa os recursos montados durante as oficinas nas escolas serão destinados a pessoas com deficiência de baixa renda.
TÍTULO: Lutas pelas Ações Afirmativas Dignidade Coletiva
COORDENAÇÃO: RENATA DA SILVA SANTOS
RESUMO: Após termos evidenciado de forma parcial algumas das dificuldades dos estudantes do curso de Licenciatura na Educação do Campo, em acessar tais políticas. Foram captadas algumas das dificuldades, entre eles estão os entraves nas solicitações dos benefícios, questões documentais, falta de informação ou desconhecimento das diretrizes que vinculam os direitos ao acesso das políticas públicas que tangenciam as Ações Afirmativas. Entretanto, após um processo de escuta coletiva e construir um aprofundamento sobre a questão, pode-se evidenciar que as necessidades, são anteriores ao ingresso na universidade que balizam obstáculos a serem enfrentados sob a questão da permanência. Emergiram problematizações que se vinculam como necessidades do acesso, por não compreenderem os processos básicos relacionados ao campo do direito e ao acesso à Instituição de Ensino Superior que neste caso se refere a UFRB. Para mitigar os efeitos das desigualdades raciais e sociais vivenciadas historicamente pelas comunidades pretas e quilombolas, diante das garantias das Ações Afirmativas. O projeto de Pesquisa e Extensão, pretende coletivar os discentes, a partir de suas experiências, construir mecanismos de apoio e de percurso, que otimizem os balizadores enfrentados para facilitar a compreensão, acesso e permanência na Instituição de Ensino Superior - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - CETENS - Feira de Santana.
TÍTULO: Librando: acessibilidade linguística para pessoas surdas sinalizantes
COORDENAÇÃO:SÁTILA SOUZA RIBEIRO
RESUMO: O projeto intitulado “Librando: acessibilidade linguística para pessoas surdas sinalizantes” surge da necessidade de comunicação entre a comunidade acadêmica da UFRB/Cetens e os estudantes surdos sinalizantes, através da Língua Brasileira de Sinais (Libras), haja vista, o Cetens possuir, no momento, 02 (quatro) estudantes surdos da Graduação e 02 (dois) estudantes surdos da Pós-Graduação, totalizando quatro estudantes surdos sinalizantes. Sendo assim, há uma necessidade imperiosa de acessibilidade comunicacional entre a comunidade acadêmica e os estudantes surdos. O Librando se dará na formação em Língua Brasileira de Sinais (Libras) para a comunidade acadêmica do Cetens na cidade de Feira de Santana e oferecerá cursos da referida língua para estudantes, docentes e técnicos administrativos ao longo de 01 (um) ano. Ao final de cada etapa de curso (básico, intermediário e avançado) os cursistas passarão por uma avaliação prática em Libras, para então receberem a certificação da proficiência da língua estudada nas referidas etapas. Teremos como público-alvo (Docentes, Técnicos Administrativos e Terceirizados) da UFRB/ Cetens. A formação focará na aprendizagem significativa da Libras, em uma concepção instrumental de forma que o cursista vivencie momento de interação e comunicação através da Língua Brasileira de Sinais (Libras).
TÍTULO: Vivências Agroecológicas: o biopoder camponês e a cromatografia da saúde do solo.
COORDENAÇÃO: SILVANA LUCIA DA SILVA LIMA
RESUMO: As Vivências Agroecológicas são práxis educativas de base popular em forma de eventos ou como ferramentas de intercâmbio, de imersão na realidade, diálogos de saberes socioculturais e produtivos, de acesso a serviços de saúde coletiva e popular ou, ação de cunho político cultural promovendo a Agroecologia enquanto relação social, prática, ciência e movimento, proposta experimentada por diversas organizações políticas e instituições de ensino. O projeto é uma ação do programa de extensão Laboratório Vivo de Agroecologia que foi criado em 2015 no seio dos cursos de graduação e pós-graduação em Educação do Campo da UFRB, com vínculo orgânico com os movimentos sociais do campo. Assim como o programa de extensão, o projeto pauta-se nos princípios formativos do Trabalho, da Pesquisa, da Cultura popular e da relação sociedade – natureza, reorganizando suas práxis a partir das demandas dos povos territorializados nos referidos cursos. Em diálogo com as Escolas Famílias Agrícolas, com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Feira de Santana (SINTRAF) e com o Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA Bahia) firmamos parceria para realizar etapas da Escola de Agroecologia Camponesa do MPA. Esta tem por objetivo fomentar o debate sobre a saúde do solo, realizar a cromatografia do solo e dos produtos da agricultura camponesa (alimentos, mel, extratos, óleos essenciais), bem como, incentivar a produção de biofertilizantes na perspectiva do Biopoder camponês. O biopoder advém da relação metabólica do camponês com a sua natureza em seus espaços de territorialização. Nessa relação ele conhece e pode exercer um poder sobre o território a partir do conhecimento. Desta forma realizamos o objetivo geral do Laboratório Vivo que é fazer Educação em Agroecologia tomando a natureza enquanto estrutura sistêmica articuladora da produção do conhecimento, vinculado à Educação do Campo e comprometida com a restauração ecológica capaz de enfrentar às mudanças climáticas.
TÍTULO: TRILHAS SOLIDÁRIAS: REDE DE INTERCOOPERAÇÃO DE PROMOÇÃO DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL SUSTENTÁVEL
COORDENAÇÃO: Tatiana Ribeiro Velloso
RESUMO: Esse projeto envolve diretamente 750 participantes de oito grupos comunitários e cinco escolas do campo, situados nos municípios de Alagoinhas (Jorro, Guabiraba, Pindobal de Baixo, Tucum e Camboatá), Entre Rios (Fazenda Imbé e Pedras) e Cardeal da Silva (Nova Pastora) no estado da Bahia, localizados no Território de Identidade do Litoral Norte/Agreste Baiano. Deste grupo de pessoas se destaca a maior participação de mulheres, jovens, adolescentes, crianças e agricultores familiares das comunidades rurais, com a estratégia de construção de uma Rede Solidária denominada de TRILHAS SOLIDÁRIAS, a partir de processos de intercooperação entre as comunidades para promoção de desenvolvimento territorial sustentável. Os princípios que fundamentam a proposta são os seguintes: integração de saberes científicos e populares, enquanto experiência concreta de construção de relações sustentáveis e equitativas, a partir da vocação de cada comunidade, com destaque para a agricultura familiar com base de transição agroecológica; Economia Solidária, com estabelecimento da cooperação como elemento central, fator necessário para a sustentabilidade dos processos de desenvolvimento humano e com inclusão social e econômica; tecnologias sociais, que considera a participação coletiva no processo de organização, planejamento e aplicação, baseada na melhoria da qualidade de vida, enquanto ferramenta para a emancipação social; e Educação do Campo, entendida como uma prática social emancipatória que se materializa nas relações com os jovens, os adolescentes e as crianças que estão nas escolas do campo, situadas nas comunidades rurais dos municípios de Alagoinhas e de Cardeal da Silva. A metodologia para a execução das atividades será pautada na relação dialógica de construção de conhecimentos entre os grupos comunitários, as escolas do campo e a universidade, como uma instituição que pode contribuir e ter contribuição no sentido de promover a extensão universitária integrada com o ensino e a pesquisa na articulação das políticas afirmativas. Assim, a estratégia do projeto é a construção de uma rede de relações entre os grupos das comunidades rurais para o fortalecimento da agricultura familiar, voltado para geração de trabalho e renda, principalmente pelo papel desempenhado pelas mulheres e jovens, mas com a integração do espaço escolar a partir das crianças, dos adolescentes e dos jovens das escolas do campo. As ações estão direcionadas para as atividades formativas, de assessoria e de acompanhamento em gestão, produção e comercialização e desenvolvimento territorial sustentável e solidário; de estruturação dos espaços produtivos dos grupos comunitários, visando a melhoria da qualidade e a visualização dos produtos e dos serviços, a partir de práticas sustentáveis e solidárias; de integração das crianças, os adolescentes e os jovens das escolas do campo situadas nas comunidades rurais, como forma de promover ações formativas que fortaleçam a identidade da agricultura familiar e de seu modo de vida; e de promoção da ampliação dos espaços de participação, especialmente das mulheres e dos jovens, a partir da atuação nas políticas territoriais e nos processos de comercialização e em eventos, voltada para a construção de uma rede de intercooperação que possibilite a visibilização do trabalho e dos seus produtos e serviços. A relação com a universidade pública federal possibilita a construção de processos de promoção do desenvolvimento territorial, com ações de formação de sujeitos que respeitem as especificidades culturais e históricas do seu modo de viver e produzir, como uma experiência que trata dos caminhos e das trajetórias de aprendizados e de construção de conhecimentos, a partir do respeito e do reconhecimento da história e da identidade das comunidades rurais.
TÍTULO: Formação em Economia Solidária e Desenvolvimento Territorial: Ações Acadêmicas de Fortalecimento da Participação e Inclusão Social e Econômica
COORDENAÇÃO: Tatiana Ribeiro Velloso
RESUMO: Este projeto tem como objetivo de promover ações formativas no contexto de contribuir, por um lado, na indissociabilidade na relação acadêmica da extensão com o ensino, a pesquisa e as políticas afirmativas, e por outro, na geração de trabalho e renda através do fomento e do fortalecimento de empreendimentos da economia solidária, contextualizadas na política de desenvolvimento territorial no estado da Bahia. Este projeto é integrado ao programa de extensão da Incubadora de Empreendimentos Solidários – INCUBA da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB em rede com a Universidade do Estado da Bahia - UNEB - Campus de Valença, que tem como finalidade de contribuir na geração de trabalho e renda, com sustentabilidade ambiental e humana, através das atividades acadêmicas de extensão, ensino e pesquisa articuladas com ações afirmativas. Para tanto, as ações de incubação são desenvolvidas através da construção de conhecimentos que possibilite a capacidade de intervenção, a ação coletiva e a apropriação dos sujeitos sociais nos ambientes territoriais, organizacionais e acadêmicos, fundamentados nos princípios da Economia Solidária no desenvolvimento de tecnologias sociais voltados para a promoção do desenvolvimento territorial.
TÍTULO: Banco de Sementes Crioulas e Nativas no Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) da Bacia do Jacuípe II: implementação de práticas formativas em agroecologia
COORDENAÇÃO: THIAGO LEANDRO DA SILVA DIAS
RESUMO: O projeto busca promover espaços formativos e colaborativos para subsidiar a implantação e consolidação do banco de sementes crioulas e nativas na unidade escolar CETEP da Bacia do Jacuípe II João Campos, localizada no município de Riachão do Jacuípe (Ba). Surge da articulação com professores e estudantes do Curso Técnico em Agroecologia e da percepção de uma problemática local em torno da redução de práticas de conservação de variedades crioulas, do avanço do processo de desertificação do bioma caatinga e das sementes transgênicas. Portanto, pretende resgatar sementes e saberes agroecológicos que situem o conhecimento científico e popular a serviço da vida e da transformação das condições de desigualdade e do silenciamento da memória biocultural das populações campesinas, assegurando assim uma formação e capacitação em torno dos processos de coleta, armazenamento, beneficiamento, multiplicação, análise e troca de sementes crioulas e nativas.
TÍTULO: Ilê de Memórias: as histórias que escolhemos contar
COORDENAÇÃO: THIAGO LEANDRO DA SILVA DIAS
RESUMO: O Projeto Ilê de Memórias representa uma continuidade de ações iniciadas em 2016, coordenadas pelo escritor e professor Rogério Souza e que tinham como propósito produzir um livro de contos infantis e material de apoio para professoras e professores com vista ao fortalecimento da contação de histórias enquanto ferramenta de construção do saber, da consciência histórica e da identidade étnico-racial. Avaliando a potencialidade das ações e publicações decorrentes das experiências, o Ilê de Memórias, enquanto Projeto de Extensão, objetiva promover oficinas de contação de histórias e espaços formativos para a criação literária infantojuvenil afro-brasileira em espaços escolares e comunitários. A contação de histórias e a criação literária, no âmbito do projeto, configuram ferramentas para a construção da identidades étnico-raciais positivas e o fortalecimento do senso de pertencimento das crianças e jovens negros(as) através da tessitura de personagens e histórias afro-referenciadas com a intencionalidade de desocultar vozes negras, questionar e enfrentar a unicidade da história, a neutralidade da ciência, as hierarquias de dominação social e racial, as epistemologias e poderes hegemônicos, em consonância com os objetivos da Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (Pneerq).
TÍTULO: Saberes Agroecológicos e Sementes Crioulas: resistindo à transgenia na luta por soberania
COORDENAÇÃO: THIAGO LEANDRO DA SILVA DIAS
RESUMO: A contaminação de sementes crioulas por genes transgênicos é um problema que tem implicações econômicas, socioecológicas e sobre os direitos dos(as) agricultores(as) e suas memórias e diversidades bioculturais. Diversos estudos têm identificado o fluxo gênico entre variedades transgênicas e variedades crioulas de milho (Zea mays L.) conservadas por agricultores(as) familiares no país. No semiárido brasileiro essa contaminação ultrapassa 1/3 das amostras de milho, segundo dados de pesquisa participativa realizada pela Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), representando uma ameaça à agrobiodiversidade e à soberania alimentar e nutricional dos povos do campo, das águas e das florestas. Partindo do exposto, promover a testagem e monitoramento de milhos crioulos em comunidades, associações, casas de sementes e assentamentos de reforma agrária é fundamental para a manutenção e conservação da diversidade biológica e cultural e para o fortalecimento da luta por terra-território, saúde, soberania e produção de base agroecológica. No contexto da Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), um coletivo de educadores(as) e educandos(as) tem buscado ressignificar as estratégias de seleção dos conteúdos e abordagens nos processos formativos escolares e junto às comunidades, organizações e movimentos sociais, destacando o uso didático-experimental de sementes crioulas como princípio educativo e pressuposto político, teórico e metodológico. Nesta caminhada, o presente projeto se apresenta com a intencionalidade de promover espaços formativos integradores de práticas e processos de ensino, pesquisa e extensão, no formato de oficinas itinerantes e intercâmbios formativos, a partir do eixo integrador relacionado ao monitoramento de sementes crioulas, incluindo a identificação de OGMs (organismos geneticamente modificados) em sementes de milho por meio dos testes com fitas imunocromatrográficas, bem como a mobilização, agitação e propaganda por uma rede popular de salvaguarda - manejo, multiplicação e troca - de sementes crioulas.
TÍTULO: QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL DE JOVENS DAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS: PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE ALIMENTOS EM EMPREENDIMENTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR NO ESTADO DA BAHIA.
COORDENAÇÃO: WILON MAZALLA NETO
RESUMO: O projeto faz parte do Programa de Residência Profissional Agrícola, promovido pela Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo (SAF) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), sendo regido também pela Portaria MAPA No 193, de 16 de junho de 2020, com o objeto de apoiar a qualificação técnica de estudantes e recém-egressos de cursos de ciências agrárias e afins, por meio de treinamento prático, supervisionado e orientado por Instituição de Ensino e realizado em Unidades Residentes. O projeto visa, assim, contribuir com a capacitação técnica e qualificação profissional de jovens recém egressos das Ciências Agrárias, bem como mediar vivências e experiências concretas em unidade produtivas da agricultura familiar. Ao mesmo passo, o projeto propõe contribuir com o desenvolvimento rural e a agricultura familiar na produção de riquezas e de abastecimento interno de alimentos, potencializando a produção e o beneficiamento, os processos de comercialização e o acesso aos mercados. Este projeto será realizado nas unidades residentes no Território de Identidade do Sisal, serão três Unidades Residentes: a Fundação APAEB, a COOPERSABOR e a Bahiater. O Território de identidade do Médio Rio das Contas terá duas Unidades Residentes: Uniagro e a Bahiater. O município de Cabaceiras do Paraguaçu terá como unidade residente a Fazenda Santa Lúcia. O povoado de Jiló, do município de Várzea Nova, terá como unidade residente a COOPAG, com residentes egressos da UFRB.