Monitoria
Programa de Monitoria
Constitui-se em uma oportunidade de desenvolvimento acadêmico em determinada área do conhecimento e, por consequência, de iniciação à docência no Ensino Superior. Nele, o/a discente de graduação interage tanto com professores/as, quanto com outros/as discentes de determinado Componente Curricular e “experimenta”, durante o período de atuação no Programa, parte dos ofícios de um/a docente. A Monitoria pode ser Voluntária (carga horária de 08 horas semanais) ou Remunerada (carga horária de 12 horas semanais), cuja bolsa mensal é no valor de R$ 700,00.
O Programa de Monitoria possui os seguintes objetivos:
- Oportunizar ao/à discente da graduação iniciação na atividade de docência, despertando o interesse por tal carreira.
- Auxiliar os/as professores/as orientadores/as no desenvolvimento e aperfeiçoamento das atividades didático-pedagógicas do componente curricular monitorado.
- Auxiliar complementarmente na adoção da interdisciplinaridade na UFRB como princípio epistemológico.
- Permitir ao/à discente a ampliação do seu conhecimento na área em que está envolvido.
O programa de Monitoria é acompanhado pelo NUPROP/PROGRAD e coordenado pelo Comitê de Monitoria de cada Centro de Ensino.
A participação no Programa de Monitoria requer aprovação em Processo Seletivo promovido pelos Centros, geralmente realizado no final de cada semestre letivo. Podem candidatar-se à monitoria remunerada ou voluntária os/as discentes que:
- Estiverem regularmente matriculados/as no respectivo período letivo;
- Comprovarem aprovação igual ou superior a 6,0 (seis) no componente curricular ao qual queiram se candidatar; e
- Declararem possuir disponibilidade para o cumprimento da carga horária de monitoria (remunerada ou voluntária) de modo a não comprometer suas atividades acadêmicas.
O/A bolsista poderá acumular, no máximo, duas monitorias consecutivas, mas só será reconduzido/a ao programa de Monitoria mediante aprovação em novo processo seletivo.
Atribuições do/a monitor/a:
- Participar das atividades desenvolvidas pelo/a professor/a responsável, em tarefas condizentes com se grau de conhecimento e experiência;
- Participar do planejamento de aulas, processo de avaliação e na orientação aos/às discentes;
- Participar da realização de trabalhos práticos e experimentais;
- Participar na prática de ensino, constituindo-se em elo entre o/a professor/a e discentes, sempre sob supervisão do/a docente responsável pelo componente curricular;
- Atender estudantes (do componente curricular do qual é monitor/a) em horários pré-estabelecidos; e
- Encaminhar ao Comitê de Monitoria do Centro, ao final do período de monitoria, o Relatório de Avaliação da Monitoria, conforme Resolução CONAC nº 36/2010.