Projetos de Pesquisa
- Cadastro do Projeto de Pesquisa do CETENS
- Projetos de Pesquisa do CETENS
- Ciências Exatas e da Terra
- Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial
- Engenharias
- Humanidades, Letras e Saúde
- Docência, Práticas Educativas e Ensino na Educação do Campo
- Física
Cadastro do Projeto de Pesquisa do CETENS
Desenvolvido em parceria com a Coordenadoria de Tecnologia da Informação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (COTEC) e pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Criação e Inovação (PPGCI), o Sistema de Pesquisa/UFRB é uma importante forma de registro e avaliação dos projetos de pesquisa dos docentes e técnicos da universidade. Entre as novidades, está a nova forma de cadastro do projeto de pesquisa no CETENS. Agora, o projeto deve ser elaborado e submetido ao registro através do Sistema de Gestão das Atividades Acadêmicas (SIGAA-UFRB). Destarte, a Gestão de Pesquisa do CETENS informa que já está em funcionamento o Módulo de Pesquisa do SIGAA, de modo que os novos projetos de pesquisa devem ser cadastrados neste módulo. Portanto, o Registro do Projeto é condição para acesso, por parte do pesquisador, aos programas promovidos pela PPGCI da universidade.
CADASTRO DE PROJETO DE PESQUISA:
No Sistema Integrado de Gestão (SIG) > acesse o Sistema de Gestão das Atividades Acadêmicas (SIGAA) > Módulo Pesquisa > Leia a declaração e avance > A partir deste ponto abrirá o formulário para registro das informações do projeto bem como a inclusão de documentos pertinentes, a partir deste ponto é necessário o preenchimento dos campos obrigatórios
No link a seguir disponibilizaremos as orientações gerais para registro do projeto de pesquisa no Sigaa: Tutorial para criação de projetos de pesquisa
A partir do cadastro é gerado um código para o projeto, em nome do coordenador.
Sequencialmente, agora no formato de processo, o projeto passa pelas seguintes instâncias: Gestão de Pesquisa, Área de Conhecimento e Conselho de Centro. Para ser aprovado pelo Conselho de Centro é necessário parecer favorável de todas as instâncias mencionadas.
Em caso de dúvidas, favor entrar em contato pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Certificação de Participação em Projeto (somente projetos cadastrados no sistema antigo)
Para solicitação de certificados, devem ser preenchidos os seguintes documentos:
- Formulário on line do relatório final, que consiste no relatório com informações sobre o projeto;
- E a planilha de solicitação de certificados, que consiste na lista de participantes do projeto.
A emissão dos certificados só será feita após a aprovação do relatório final pelo Gestor de Pesquisa. A PPGCI terá o prazo de 15 (quinze) dias para a emissão dos certificados, após encaminhamento do relatório aprovado pelo Gestor de Pesquisa.
OBS: A solicitação de certificação de projetos submetidos no SIGPESQUISA será feita no próprio SIGPESQUISA.
Os certificados serão enviados em “pdf” para os emails informados no formulário.
Lembre-se que apenas o coordenador do projeto pode fazer a solicitação de certificados. Essa solicitação só é válida para projetos já finalizados.
Em caso de dúvidas, favor entrar em contato pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Abaixo podem ser acessados os tutoriais com o passo-a-passo para coordenadores de Área de Conhecimento, Pareceristas (avaliadores), Diretores de Centro, e Gestores de Pesquisa:
Projetos de Pesquisa do CETENS
Os Projetos de Pesquisa em vigência estão organizados de acordo com a Área de Conhecimento do docente. Confira aqui todos os Projetos de Pesquisa registrados no CETENS.
Ciências Exatas e da Terra
Projeto de Pesquisa: OTIMIZAÇÃO DE ESTRUTURAS NANOFOTÔNICAS UTILIZANDO COMPUTAÇÃO BIO-INSPIRADA COM APLICAÇÕES EM ENERGIA, TELECOMUNICAÇÕES E ÓPTICA.
Coordenador: Anderson Dourado Sisnando
Vigência: 19/10/2017 - 19/10/2022
Este projeto, apresenta uma proposta para otimizar as características de propagação (reflexão, absorção, transmissão e espalhamento) de estruturas nanofotônicas compostas de dielétricos e metais com dimensões nanométricas, visando a publicação de resultados em periódicos indexados. Será realizada a simulação e otimização de diferentes estruturas fotônicas, partindo de geometrias já obtidas dentro do grupo de pesquisa de Processamento e Transmissão da Informação do PPGEE na UFBA e UFRB/CETENS, como grades de difração, tapers, cristais fotônicos, antenas, redes ópticas, visando a as suas aplicações em energia, telecomunicações e óptica. Espera-se encontrar estruturas otimizadas com melhor eficiência de, absorção, transmissão, reflexão e confinamento da luz. Uma possível aplicação é a conversão de energia solar em energia elétrica (células fotovoltaicas) e em dispositivos e circuitos ópticos. Para este fim, serão utilizadas técnicas de otimização baseadas em algoritmos bio-inspirados.
Projeto de Pesquisa: DESENVOLVIMENTO DE FILMES BIODEGRADÁVEIS ATIVOS E INTELIGENTES A PARTIR DE RESÍDUOS DE BIOMASSAS
Coordenadora: Hilda Costa dos Santos Talma
Vigência: 01/08/2019 - 31/12/2022
Atualmente, verifica-se que existem algumas tendências interessantes no mercado de embalagens para alimentos que são: embalagens ativas e inteligentes. As embalagens ativas atuam sobre o produto ou sobre a atmosfera dentro da embalagem. O objetivo principal é aumentar a vida útil, em alteração química, física ou microbiológica dos alimentos. As embalagens inteligentes são utilizadas para realizar o monitoramento ou indicar a qualidade dos alimentos em tempo real. Isto é importante, uma vez que este tipo de embalagem pode indicar o prazo de validade dos produtos sem a necessidade dos consumidores verificarem a data de validade. Conferem maior segurança e também permitem indicar a localização e a rastreabilidade do produto. Isto envolve a incorporação de sensores ou indicadores que respondem por sinal (elétrico, colorimétrico, etc.) às alterações das condições iniciais. Alguns pigmentos naturais são termossensíveis, ou seja, ocorrem alterações em sua estrutura e cor quando expostos ao calor. Exemplos desses tipos de pigmentos são: betalaínas, urucum, antocianinas, pigmento de Monascus, clorofilas, carmim de cochonilha e curcumina. Para minimizar a quantidade de resíduos de biomassas e de plásticos sintéticos de fontes não renováveis descartada no meio ambiente, o presente trabalho propõe desenvolver polímeros biodegradáveis a partir de resíduos de biomassas. Serão produzidos bionanocompósitos ecologicamente corretos oriundos de fontes renováveis, que vai ao encontro ao forte conceito de sustentabilidade.
Projeto de Pesquisa: ANÁLISE DE ÓRBITAS EM TORNO DE PLANETAS, LUAS PLANETÁRIAS E PLANETAS ANÕES
Coordenador: Jean Paulo dos Santos Carvalho
Vigência: 01/08/2017 - 31/08/2021
Órbitas congeladas em torno desses corpos celestes são de corrente interesse por causa das várias missões espaciais que têm o objetivo de orbitar em torno de tais corpos. Para isto, uma abordagem sobre estabilidade de órbitas em torno desses corpos celestes será desenvolvida para estudar o movimento orbital de satélites artificiais. Uma abordagem analítica baseada no método de perturbações de Lie-Hori e o método da média será apresentada nesta pesquisa. Integrações numéricas das equações de movimento serão realizadas utilizando o software Maple. Simulações numéricas diretas (N-corpos) também serão realizadas para comparar com os resultados obtidos pelo modelo analítico. Outra abordagem que será realizada nesta pesquisa é um estudo para satélites artificiais do tipo vela solar. A vela solar é um tipo de propulsão que utiliza a pressão de radiação solar para gerar aceleração. A preocupação sobre a economia do consumo de combustível no ambiente espacial está produzindo uma revitalização de interesse em soluções práticas e teóricas (numéricas, analíticas e semi-analíticas) para problemas envolvendo satélites artificiais. Portanto, uma pesquisa sobre lixo espacial (detrito espacial) é de suma importância no âmbito acadêmico. Serão apresentados estudos da evolução de partículas sujeitas às perturbações do achatamento terrestre, do arrasto atmosférico, da pressão de radiação solar e da força gravitacional da Lua e do Sol.
Projeto de Pesquisa: MEIO AMBIENTE ESPACIAL: O PERIGO DO LIXO ESPACIAL
Coordenador: Jean Paulo dos Santos Carvalho
Vigência: 15/05/2017 - 31/08/2024
Esta pesquisa tem como objetivo mapear e dimensionar as características orbitais dos detritos espaciais visando minimizar as consequências e os danos causados ao meio ambiente, a vida humana e a própria missão espacial devido ao surgimento destes detritos por diversas formas. Será realizada uma pesquisa por tecnologias que têm sido desenvolvidas para retirar os detritos espaciais da órbita da Terra. A remoção pode ser feita de várias formas, por exemplo, trazendo os dejetos de volta para a Terra, ou removendo para uma órbita denominada de órbita cemitério. Ou seja, colocar os detritos numa órbita mais afastada da Terra diminuindo os riscos com choque com os satélites ativos, ou ainda a reentrada desses objetos na superfície da Terra. Aqui, nesta pesquisa, também será desenvolvido um estudo sobre as normas (direito espacial) que rege o ambiente espacial. Dessa forma geral, está pesquisa sobre ambiente espacial e sustentabilidade pretende analisar como tratar o lixo espacial, sugeri formas de amenizar os dejetos espaciais, assim como sugeri modelos que possam remover ou expulsar os dejetos da órbita da Terra. Propor o uso da tecnologia da vela solar, por utilizar uma fonte de energia limpa e abundante, para remover os detritos espaciais da órbita da Terra. Também deverá ser investigado a segurança espacial e o direito ambiental espacial. Um dos objetivos dessa pesquisa é informar a sociedade sobre a importância do ambiente espacial para a sociedade e com isso contribuir para o desenvolvimento sustentável do planeta.
Projeto de Pesquisa: ANÁLISE DA EVOLUÇÃO ORBITAL DE EXOPLANETAS
Coordenador: Jean Paulo dos Santos Carvalho
Vigência: 01/06/2017 - 31/08/2022
Neste trabalho, busca-se por formulações de modelos analíticos e a elaboração de programas computacionais para analisar a evolução orbital de exoplanetas no problema de três corpos. Será apresentada uma abordagem analítica usando o método de perturbações de Lie-Hori e o método da média para analisar a dinâmica dos recentes planetas descobertos fora do sistema solar. Integrações numéricas das equações de movimento também serão realizadas. Será apresentado um desenvolvimento analítico para estudar a estabilidade de pontos de equilíbrio de sistemas dinâmicos conservativos. Na presente proposta será analisada a dinâmica secular de um sistema triplo composto por uma estrela central semelhante ao Sol e um planeta semelhante a Júpiter, que estão sob a influência gravitacional de uma estrela perturbadora (anã marrom). Em especial, será investigada a orientação (inclinação) e a forma (excentricidade) de sua órbita. Uma característica chave é explorar o tempo necessário para o primeiro flip na sua orientação (prógrado para retrógrado). Considerando as perturbações orbitais devido aos efeitos da força gravitacional no problema de três corpos para analisar a evolução orbital dos exoplanetas, investigamos o comportamento da excentricidade, inclinação e o argumento do periastro de alguns exoplanetas, com o objetivo de verificar se os planetas permaneceram na zona habitável ao longo do tempo. Adaptamos o pacote Mercury para o problema binário através de seus arquivos de dados de entrada. Simulações numéricas também serão realizadas utilizando as simulações de N-corpos com o código Mercury para comparar os resultados com os obtidos pelo modelo analítico.
Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial
Projeto de Pesquisa: OBARÁ: A DÁDIVA DA CULTURA E SOBERANIA ALIMENTAR DAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS DO TERRITÓRIO PORTAL DO SERTÃO-BAHIA
Coordenadora: Isabel de Jesus Santos dos Santos
Vigência: 10/04/2020 - 11/04/2023
Este projeto tem como objetivo compreender os processos socioculturais, históricos, educacionais e religiosos que interferem na alimentação das Comunidades Quilombolas do Território Portal do Sertão. Para tanto, será desenvolvida uma pesquisa nas comunidades quilombolas do Portal do Sertão-BA, destacando questões sobre produção, consumo, beneficiamento e comercialização dos alimentos atrelados aos processos culturais, educacionais e religiosos. A coleta de dados será in loco, por meio de técnicas padronizadas de coleta de dados, como aplicação de questionário e observação sistemática, contextualizando os dados com os agroecossistemas. Desse modo, a agroecologia passa a ser elemento chave na construção da pesquisa, além das questões sobre gênero e etnia, uma vez que, na maioria dos casos, as mulheres são responsáveis pela agricultura, beneficiamento e processamento dos alimentos nas famílias e nas comunidades, sendo fundamentais para a Soberania Alimentar e para a Segurança Alimentar e Nutricional. Nesse mesmo contexto, ainda serão analisados os cardápios do Programa Nacional de Alimentação Escolar, visto que a alimentação ofertada nas escolas é fundamental para a promoção e preservação da cultura, e a legislação estabelece que devem estar presentes alimentos da sociobiodiversidade. Nesse emaranhado de coisas, poderemos ver as disposições das populações quilombolas sobre comer, repartir e dar.
Projeto de Pesquisa: TERRITÓRIOS E TERRITORIALIDADES TRADICIONAIS: IDENTIDADE, CONTRADIÇÕES E DISPUTAS
Coordenadora: Kássia Aguiar Norberto Rios
Vigência: 26/03/2018 - 30/12/2022
Essa pesquisa se apresenta como continuidade das discussões desenvolvidas na tese de doutorado intitulada “A Questão da Luta na/pela Terra e Água dos Pescadores Artesanais: desafios e perspectivas do processo de regularização dos territórios pesqueiros da Ilha de Maré (BA)”. Através desta pesquisa foi possível compreender, a partir de um enfoque geográfico e tomando a questão agrária em sua dimensão territorial enquanto categoria analítica, as especificidades que envolvem a questão da luta na/pela terra e água dos pescadores artesanais baianos e os desafios e perspectivas para a regularização dos territórios pesqueiros. Nesta pesquisa, partimos do pressuposto que o cenário brevemente exposto é compreendido enquanto uma das dimensões com que a questão agrária se materializa no Estado da Bahia. Nesse sentido representa, além das inúmeras contradições, disputas e conflitos territoriais vivenciados pelas comunidades tradicionais pesqueiras identificadas, a forma com que o capital tem se apropriado de seus territórios expulsando-as ou obrigando-as a conviver com novas formas de uso, organização e controle. Portanto é desse cenário de especificidades e contradições que nasce a proposta ora apresentada: Identificar e evidenciar através da luta histórica das comunidades tradicionais pesqueiras e quilombolas da Bahia em defesa dos seus territórios, as diversas formas com que a questão agrária se confirma/materializa no Estado, ao longo dos séculos.
Projeto de Pesquisa: DESENVOLVIMENTO DE CORANTES NATURAIS MICROENCAPSULADOS COM BIOPOLÍMEROS
Coordenadora: Jéssica Souza Ribeiro
Vigência: 01/10/2018 - 01/10/2021
É crescente a procura por aditivos naturais pela indústria de alimentos como resposta a um mercado cada vez mais exigente quanto ao apelo do que remete ao natural, além de haver uma maior cobrança da sociedade, que se preocupa cada vez mais com os riscos à saúde relacionados ao consumo de alguns aditivos artificiais e com as questões ambientais que envolvem a produção de insumos para a indústria alimentícia. Um grupo de compostos que pode ser utilizado pela indústria são os corantes, que visam conferir ou realçar a cor dos produtos alimentícios, tornando-os mais atrativos ao consumidor e preservando suas características visuais durante o processamento e armazenamento. De maneira geral, os corantes artificiais apresentam uma maior estabilidade e são mais baratos que os corantes naturais, sendo a sua utilização mais vantajosa do ponto de vista dos custos e da padronização do produto, mas apresentam diversas desvantagens, podendo-se destacar as evidências de riscos à saúde, como os indícios de potencial carcinogênico e o desenvolvimento de alergias. Portanto, para que estes aditivos artificiais sejam substituídos pelos naturais, é necessário melhorar a estabilidade destes últimos. Com esta finalidade, neste estudo é sugerida a encapsulação de pigmentos extraídos de fontes naturais, utilizando como encapsulante o amido e outros biopolímeros, de modo que estes compostos possam ser utilizados como corantes naturais pela indústria de alimentos e, consequentemente, haja redução da utilização de aditivos artificiais que trazem maiores riscos à saúde.
Projeto de Pesquisa: DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS A PARTIR DE FRUTOS DA CAATINGA
Coordenadora: Jéssica Souza Ribeiro
Vigência: 08/04/2020 - 09/04/2022
Esse projeto faz parte de um projeto maior, interinstitucional, sob a tutela da Universidade Federal da Bahia. A etapa/subprojeto em questão compreende a caracterização de frutos da Caatinga, como umbu, maracujá do mato e diversas cactáceas, incluindo pitaya, frutos de mandacaru, de palma forrageira e de xique-xique, com possibilidade de expansão para outros alimentos desse bioma. Os frutos serão analisados quanto às suas características físico-químicas,composição nutricional e compostos bioativos. A partir deles, serão desenvolvidos insumos, como espessantes (pectinas, mucilagens) e produtos alimentícios acabados, a exemplo de geleias, doces, farinhas, sucos e shakes em pó para reconstituição, maximizando as possibilidades de produtos a partir de uma mesma fonte alimentar e partindo do princípio do aproveitamento integral do alimento, com resíduo zero ou próximo a isso. Toda a tecnologia será transferida para a COOPROAF (Cooperativa de Produção e Comercialização dos Produtos da Agricultura Familiar do Sudoeste da Bahia), podendo ser inseridas outras instituições da Agricultura Familiar posteriormente.
Projeto de Pesquisa: ANÁLISE QUÍMICA: DO AGROTÓXICO A AGROECOLOGIA
Coordenadora: Liz Oliveira dos Santos
Vigência: 01/06/2018 - 01/12/2021
Este projeto tem como objetivo promover pequisas que possibilitem o desenvolvimento estratégias analíticas que possibilitem avaliar os impactos causados pela agricultura convencional no meio ambiente e na produção de alimentos, bem como a sua contribuição para segurança alimentar e nutricional, destacando a importância da utilização dos princípios da agroecologia nesta finalidade. Este trabalho permitirá ainda contribuir na formação crítica de alunos de graduação e estreitar relação com instituições parceiras.
Projeto de Pesquisa: DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO COM ESPÉCIES VEGETAIS BIOATIVAS E MICRO-ORGANISMOS DA REGIÃO SEMIARIDA
Coordenador: Paulo José Lima Juiz
Vigência: 01/11/2017 - 31/12/2021
O grupo de pesquisa direciona esforços no sentido de entender o mecanismo de ação dos compostos com atividade antimicrobiana e o estudo mais aprofundado sobre as possíveis atividades imunomoduladoras destes compostos. Este projeto também propõe a cooperação técnica cientifica na formação de recursos humanos, em iniciação científica, mestrado, doutorado e pósdoutorado, por meio do intercâmbio de pesquisadores e estudantes e a geração de conhecimento, tecnologia e inovação nas linhas de atuação em pesquisa e desenvolvimento que estão sendo propostas.
Projeto de Pesquisa: LINGUAGEM, CULTURA E PODER NO PROCESSO DE FECHAMENTO DAS ESCOLAS DO CAMPO
Coordenadora: Priscila Brasileiro Silva do Nascimento
Vigência: 17/04/2019 - 17/12/2022
A Educação do Campo enquanto categoria epistemológica é uma conquista dos povos do campo, que articulados com os movimentos sociais de luta pela Terra e Reforma Agrária reivindicaram e reivindicam que os povos do campo tenham direito a uma Educação de qualidade, que pulse da vida e os reconheçam como sujeitos sociais de direitos e construtores de conhecimento. No entanto, apesar de inúmeras conquistas no âmbito da institucionalização da Educação do Campo através dos cursos específicos de licenciatura para formação docente, cursos tecnológicos realizados através do PRONERA, bem como a oferta de especializações e mestrado profissional em Educação do Campo, o Fórum Nacional de Educação do Campo denuncia que cerca de 34.000 escolas do campo foram fechadas nos últimos 10 anos. No âmbito estadual, o Fórum Estadual de Educação do Campo do Estado da Bahia - FEEC também tem acompanhado sistematicamente a dramática situação de fechamento das escolas localizadas no campo baiano e vem atuando para que as comunidades rurais se fortaleçam durante o enfretamento da investida dos municípios em fecharem as escolas. Nesse sentido, a imagem abaixo demonstra, através das cruzes, os territórios de identidade da Bahia com maior incidência de escolas fechadas.
Projeto de Pesquisa: OBTENÇÃO DE BIOPOLÍMEROS E DESENVOLVIMENTO DE FILMES BIODEGRADÁVEIS PARA ACONDICIONAMENTO DE ALIMENTOS
Coordenadora: Samantha Serra Costa
Vigência: 01/11/2018 - 01/11/2021
Existe atualmente, uma tendência mundial na substituição dos polímeros derivados do petróleo pelos biopolímeros, que são polímeros biodegradáveis e/ou biocompatíveis. Apreocupação com os rejeitos não degradáveis no meio ambiente vem crescendo a cada dia, por isso a enorme importância de se conhecer, sintetizar e caracterizar os olímerosbiodegradáveis. Dessa forma, o objetivo desse projeto é utilizar biopolímeros obtidos a partir de microrganismos, fontes vegetais e/ou animais, para o desenvolvimento de filmes biodegradáveis, verificando a viabilidade de utilização dessas embalagens no acondicionamento de alimentos. A proposta destaca a grande possibilidade de obtençãode novos materiais com propriedades diferenciadas e totalmente biodegradáveis. O desenvolvimento de produtos ambientalmente corretos e com propriedades diferenciadas,tende a movimentar a economia brasileira podendo trazer benefícios em diferentes escalas da cadeia produtiva, desde agricultores às indústrias. Espera-se que o projeto forneçabases para redução do uso de fontes não-renováveis no desenvolvimento de embalagens e contribua para viabilizar a obtenção de polímeros biodegradáveis com aplicação noacondicionamento de alimentos.
Projeto de Pesquisa: DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS INOVADORES PARA AGRICULTURA FAMILIAR
Coordenadora: Samantha Serra Costa
Vigência: 01/11/2019 - 01/11/2024
O projeto tem o objetivo de desenvolver e aperfeiçoar formulações de produtos alimentícios inovadores voltados para a agricultura familiar. Espera-se que o projeto possa contribuir para agregação de valor das matérias-primas e dos produtos alimentícios oriundos da agricultura familiar, ampliando suas possibilidades de comercialização, fortalecendo o setor, e contribuindo para a segurança e soberania alimentar dos agricultores familiares. Palavras-chaves: Segurança alimentar; Inovação; Alimentos; Soberania Alimentar.
Projeto de Pesquisa: LABORATÓRIO VIVO EM AGROECOLOGIA, TECNOLOGIAS SOCIAIS E LINGUAGENS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO
Coordenadora: Silvana Lúcia da Silva Lima
Vigência: 01/08/2017 - 01/08/2022
O Laboratório vivo traz um conceito de pesquisa que integra diversas ações científicas aproximando-as do conceito de inovação tecnológica e desenvolvimento social pautados na interdisciplinaridade. Á luz do conceito de alfabetização científica de Attico Chassot (2011), pode ser uma importante ferramenta para o ensino e a pesquisa nas Ciências da Natureza, Agrárias e Ambientais porque são espaços estruturantes da pesquisa diferentes dos convencionais, democratizando o conceito de laboratórios científicos. Dialogando com os objetivos dos cursos de Educação do Campo, o projeto Laboratório Vivo de Agroecologia, Tecnologias Sociais e Educação do Campo, criado em junho de 2015, tem por objetivo de potencializar pesquisas com foco na Agroecologia e nas Tecnologia Sociais tendo em vista a Soberania Alimentar dos povos dos campo e da cidade. A pesquisa aproxima os conceitos e métodos da Pesquisa Social (Pesquisa participante e Materialismo Histórico e Dialético) à Abordagem Sistêmica. Como resultado, a equipe de trabalho já realizou cinco oficinas prático-reflexivas, quatro mutirões, implantou três Unidades de Produção Agroecológicas e um Banco de Sementes em parceria com Rede de Sementes da Teia dos Povos.
Engenharias
Projeto de Pesquisa: DESENVOLVIMENTO DE SCAFFOLDS BIOATIVOS FIBROSOS POR SOLUTION BLOW SPINNING PARA REGENERAÇÃO ÓSSEA
Coordenador: Adillys Marcelo da Cunha Santos
Vigência: 20/04/2020 - 21/04/2022
Neste projeto é apresentada uma estratégia diferente de produção de scaffolds por meio da combinação do método sol-gel com uma da técnica de produção de micro e nanofibras conhecida por Solution Blow Spinning. Os scaffolds produzidos apresentarão maiores similaridades com a natureza fibriliar tecido ósseo. Além do mais, híbridos orgânicos/inorgânicos formados por polímeros biodegradáveis e uma biocerâmica serão gerados por esta rota para prover, controladamente, íons terapêuticos para auxiliar no processo regenerativo. Moléculas ditas osseoindutoras, como a sinvastatina, serão adicionadas as formulações de forma a melhorar, dentre outras carcterísticas, o processo regenerativo, ao mesmo tempo em que poderá trazer características antimicrobianas e anti-inflamatórios. O sucesso desta proposta deve auxiliar no desenvolvimento de outras fórmulas e abrir caminho para novas pesquisas dentro deste tema, já que o interesse é crescente em nosso país e no mundo.
Projeto de Pesquisa: MODELAGEM, SIMULAÇÃO E OTIMIZAÇÃO DO SISTEMA LOGÍSTICO DE DISTRIBUIÇÃO E TRANSPORTES DO MUNICÍPIO DE FEIRA DE SANTANA – BA
Coordenador: Bruno Souza Fernandes
Vigência: 08/06/2017 - 11/06/2021
O projeto está inserido no contexto da Pesquisa Operacional e da Modelagem e Simulação de Sistemas visando dar suporte a problemas relacionadas à Logística. Em particular, o projeto visa entender, conhecer e estudar o sistema logístico da cidade de Feira de Santana, já que o mesmo se encontra numa região estratégica no estado da Bahia, do ponto de vista da logística externa. O projeto permitirá a participação de alunos que tenham interesse nessa área da pesquisa, do curso de Engenharia de Produção e do Bacharelado Interdisciplinar em Energia e Sustentabilidade (BES) do Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Na execução do projeto, os alunos trabalharão no nível estratégico da distribuição física, configurando o sistema de distribuição, verificando a localização dos armazéns, analisando os canais e os centros de distribuição mais utilizados, bem como as suas características e a seleção dos modais de transportes. O discente também aplicará métodos de resolução de problemas de transportes e modelos de otimização de redes para essas questões relacionadas à distribuição e transportes. Esse projeto visa também estreitar os laços entre universidades da Bahia por meio da formação de parcerias entre a UFRB e o Departamento de Transportes da UFBA.
Projeto de Pesquisa: CONSTRUÇÃO E MODELAGEM DE UM BIODIGESTOR SOLAR DE BAIXO CUSTO PARA PRODUÇÃO DE BIOGÁS EM COMUNIDADES DE DIFÍCIL ACESSO E ZONAS RURAIS DO ESTADO DA BAHIA
Coordenadora: Carine Tondo Alves
Vigência: 01/08/2020 - 02/08/2021
O presente projeto de pesquisa tem o objetivo de desenvolver e modelar três (3) biodigestores solares de baixo custo a partir de biomassa para a produção de biogás e biofertilizante. A metodologia empregada será dividida em etapas de pesquisa exploratória; dimensionamento, construção e modelagem; eficiência dos produtos e eficiência energética do processo. Os biodigestores serão equipados na superfície com vidro transparente para que a irradiação solar entre em contato com a matéria orgânica aquecendo o biodigestor e diminuindo as perdas térmicas do processo. Espera-se, com a execução deste projeto, que o biogás produzido seja de excelente qualidade e, que seja viável a instalação destes biodigestores em zonas rurais de difícil acesso no recôncavo do estado da Bahia.
Projeto de Pesquisa: LEAN HEALTHCARE APLICADO À ÁREA DE SAÚDE DE FEIRA DE SANTANA
Coordenadora: Cristiane Agra Pimentel
Vigência: 01/05/2019 - 01/05/2023
Estudos mostram que o setor de serviços de saúde no Brasil apresenta baixa qualidade, mal uso de recursos e ineficiência do modelo de gerenciamento. Nesse cenário, um número crescente de hospitais tem adaptado técnicas originalmente utilizadas em empresas de manufatura, como é o caso do Lean Manufacturing. A implementação do Lean Healthcare vem acontecendo de forma gradativa nas áreas de saúde, sendo possível garantir resultados significativos através da eliminação de desperdícios, padronização dos processos e aplicação do 5S. Visto que um dos maiores problemas da cidade de Feira de Santana é a saúde e a inexistência de trabalhos com essa metodologia, pretende-se com este projeto aplicar a filosofia Lean Healthcare por meio do uso das ferramentas a fim de obter melhorias dentro da área de saúde nesta cidade.
Projeto de Pesquisa: MODELO DE INOVAÇÃO PARA INSTITUIÇÕES BRASILEIRAS PÚBLICAS DE ENSINO SUPERIOR
Coordenador: Eron Passos Andrade
Vigência: 01/10/2019 - 31/12/2021
Este trabalho visa desenvolver um modelo genérico capaz de representar o processo de inovação nas instituições brasileiras públicas de ensino superior. Para tanto será utilizado um conjunto de variáveis, baseadas em dados oficiais, que exercem influência no processo. Pretende-se utilizar de métodos de agrupamento e ferramentas estatísticas aplicadas a diversas variáveis visando estabelecer uma possível interrelação entre elas. Por fim, espera-se obter um modelo conceitual capaz de representar o processo de inovação em IES brasileiras.
Projeto de Pesquisa: DESENVOLVIMENTO DE PLACA ABSORVEDORA DE CALOR POR ESTAMPAGEM INCREMENTAL APLICADA A GERAÇÃO DE ENERGIA
Coordenador: Fabio Andre Lora
Vigência: 01/05/2019 - 01/05/2022
O objetivo é desenvolver uma rota de processo de fabricação para a placa absorvedora, empregando a técnica de estampagem incremental, gerando energia pelo fluxo de água na tubulação do sistema composto por coletor solar, reservatório de água e transformador de energia acoplado nas tubulações da conexão. No desenvolvimento deste trabalho será projetada e produzida a placa absorvedora constituída por duas chapas de alumínio, conformadas por estampagem incremental e unidas. A estampagem será estudada a fim de conformar os canais para circulação de água. O reservatório estará ligado a placa absorvedora por tubulações, onde será inserido um dispositivo transformador de energia elétrica. Também será realizado o sensoriamento da placa absorvedora afim de avaliar o gradiente de temperatura ao longo dos canais de circulação de água, avaliando a eficiência energética da placa absorvedora. Espera-se neste projeto avaliar a viabilidade de fabricação por estampagem incremental da placa absorvedora de calor e a capacidade dessa em circular água no sistema, transformando fluxo de água em energia elétrica.
Projeto de Pesquisa: PRODUÇÃO DE SCAFFOLDS DE POLICAPROLACTONA/BIOCERÂMICA PARA APLICAÇÕES NA ENGENHARIA DE TECIDOS
Coordenadora: Imarally Vitor de Souza Ribeiro Nascimento
Vigência: 15/04/2020 - 16/04/2022
Os biomateriais são dispositivos que, de modo contínuo ou intermitente, entram em contato com os fluídos corpóreos. A engenharia de tecido é um campo dos biomateriais que surgiu com a ideia de projetar dispositivos específicos para o crescimento celular e a formação de tecidos. Um componente essencial da engenharia de tecidos são os scaffolds, esses são estruturas tridimensionais biocompatíveis e biodegradáveis utilizadas para auxiliar, por exemplo, na regeneração ou substituição óssea. Para esta finalidade os scaffolds são produzidos para imitar a arquitetura do osso, enviar estímulos moleculares para atrair as células mesenquimais, estimular sua diferenciação em células osteoprogenitoras e oferecer suporte mecânico para a adesão e reprodução das mesmas. Compósitos de Policaprolactona (PCL), utilizada como matriz biodegradável em combinação com o fosfato tricáclico (β-TCP) são uma alternativa promissora para a produção de scaffolds porosos, visando a regeneração do tecido ósseo. No entanto, rotas de processamento visando otimizar a interação entre esses materiais devem ser investigadas. Neste projeto é proposto a utilização da técnica fiação por sopro de solução para a produção de scaffolds compósitos. Espera-se, com esse projeto, contribuir com o desenvolvimento de novos biomateriais para auxiliar na regeneração óssea.
Projeto de Pesquisa: ROBÓTICA MÓVEL APLICADA À ROBÓTICA ASSISTIVA
Coordenador: João Luiz Carneiro Carvalho
Vigência: 01/10/2018 - 01/10/2021
O objetivo deste projeto é desenvolver uma plataforma robótica com componentes de baixo custo capaz de navegar de forma segura em ambientes pouco controlados, e que futuramente poderá ser utilizada em tarefas relacionadas à Robótica Assistiva.
Projeto de Pesquisa: AVALIAÇÃO DOS PARÂMETROS DE EXTRUSÃO PARA PRODUÇÃO DE COMPÓSITOS COM FIBRAS NATURAIS UTILIZANDO SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL
Coordenadora: Joyce Batista Azevedo
Vigência: 03/03/2017 - 04/03/2023
Este projeto visa utilizar software comercial para simular parâmetros de processamento na obtenção de compósitos polímeros/fibras naturais através de extrusão e assim obter condições que favoreçam a mistura entre as fases constituintes do material. Para as simulações serão consideradas características técnicas e geométricas de extrusoras utilizadas em outros estudos já realizados pela equipe do projeto. As configurações e condições de processamento de formulações (polímero + fibras naturais + aditivos) serão simuladas com o objetivo de estabelecer condições adequadas para a mistura. Para validação dos dados simulados os compósitos também serão obtidos e caracterizados experimentalmente.
Projeto de Pesquisa: DESENVOLVIMENTO DE COMPÓSITOS POLIMÉRICOS FIBROSOS PARA LAJES COM CONCRETO ARMADO.
Coordenadora: Joyce Batista Azevedo
Vigência: 05/03/2017 - 05/03/2021
O mundo contemporâneo está em constante evolução e uma mudança sustentável na forma de construir se mostra imprescindível. Dessa maneira, várias pesquisas estão sendo desenvolvidas com o intuito de inserir materiais menos poluentes, renováveis e/ou menos agressivos ao meio ambiente na execução de empreendimentos e neste panorama se encaixam as fibras naturais. Paralelamente a isso, a publicação da NBR 15575 - Edificações Habitacionais – Desempenho (2013) se apresenta como uma forma de garantir a durabilidade e a vida útil dos imóveis residenciais. Entre os itens abordados nesta norma tem-se a resistência ao incêndio, o isolamento térmico e o isolamento acústico. Em relação a este último, existem questionamentos sobre as dimensões dos elementos estruturais no que diz respeito ao seu desempenho. Com isso, o desenvolvimento de um concreto polimérico com fibras naturais pode oferecer alguns benefícios à sociedade: diminuição do consumo de fibras sintéticas, cuja fabricação é poluente; decréscimo no consumo do aço nas peças de concreto armado, caso o concreto desenvolvido possua uma resistência mecânica adequada, e, consequentemente, dos custos, por conta da substituição de parte do aço pelo compósito polimérico fibroso; por fim, caso o sistema satisfaça todos os itens supracitados, pode-se avaliar a menor espessura de laje possível para satisfazer as condições de desempenho da NBR 15575 (2013) e as mecânicas da NBR 6118 – Projeto de estruturas de concreto – Procedimento (2014). Neste contexto, este é um projeto de doutorado, orientado pelas professoras Joyce Batista Azevedo (UFRB) e Josiane Dantas Viana Barbosa (SENAI CIMATEC), ao qual a aluna Luara Batalha Vieira, do programa de Pós Graduação Strict Sensu em Gestão e Tecnologia Industrial do Centro Universitário SENAI CIMATEC, deverá desenvolver compósitos com polímero e fibras que poderão ser incorporados ao concreto e assim contribuir para a obtenção de materiais aplicados a construção civil utilizando materiais mais leves, de menor custo e caráter sustentável.
Projeto de Pesquisa: MODELAGEM E SIMULAÇÃO INDUSTRIAL PARA OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS PRODUTIVOS
Coordenador: Kalil Fugueiredo Almeida
Vigência: 25/03/2019 - 25/08/2021
O projeto está inserido no contexto da Pesquisa Operacional e da Modelagem e Simulação de Sistemas visando dar suporte a problemas relacionadas à indústria. Em particular, o projeto visa entender, conhecer e estudar processos industriais da cidade de Feira de Santana, onde o campus CETENS está situado, além de fomentar parcerias com o setor industrial para o desenvolvimento da pesquisa e aprendizado da universidade. O projeto permitirá a participação de alunos que tenham interesse nessa área da pesquisa, do curso de Engenharia de Produção e do Bacharelado Interdisciplinar em Energia e Sustentabilidade (BES) do Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Na execução do projeto, os alunos trabalharão em laboratório de simulação, com o intuito de promover oportunidades de melhoria com balanceamento de linha e tendo como auxílio, a modelagem e simulação de eventos discretos, na busca da redução de desperdícios, redução de custos de produção e aumento de produtividade, tornando-se componente fundamental da empresa na busca pela sobrevivência no mercado. O discente também aplicará método de ajuste de dados, com a cronoanálise, para simular, testar, e alterar variáveis e posteriormente testar na prática o cenário analisado. Esse projeto visa também estreitar os laços entre universidades da Bahia por meio da formação de parcerias entre a UFRB e o setor industrial da região. Os resultados obtidos serão apresentados em seminários promovidos pela própria UFRB e também em eventos nacionais e internacionais.
Projeto de Pesquisa: INCORPORAÇÃO DE CLORETOS NO PROCESSO DE OBTENÇÃO DAS MEMBRANAS POLIMÉRICAS E HÍBRIDAS
Coordenadora: Keila Machado de Medeiros
Vigência: 01/04/2019 - 01/04/2022
A tecnologia de membranas é aplicada em muitos processos industriais como na área de alimentos, bebidas, metalúrgica, têxtil, farmacêutica, automotiva, biotecnológica, química e no tratamento de águas e efluentes. É considerada uma tecnologia emergente que apresenta inúmeras vantagens, entre elas, o processo de separação por membranas (PSM) pode ser realizado de forma contínua com baixo consumo de energia e facilmente combinado com outros processos de separação. Diversos fatores justificam o desenvolvimento dos PSM, os quais competem com criogenia e uma variedade de processos de absorção e adsorção. Trata-se de uma tecnologia de separação que, não envolve mudança de fase, o que significa uma economia no consumo de energia, se comparado aos processos tradicionais. Os sistemas, em geral, são mais compactos e sua estrutura modular lhes oferece maior flexibilidade operacional e de projeto. Os custos operacionais e de manutenção podem ser menores porque os sistemas de membranas geralmente têm menos partes móveis e exigem pequena atenção dos operadores. A utilização de membranas de separação, seja em processos de osmose inversa, ultrafiltração ou microfiltração, é devido à obtenção de uma água tratada de boa qualidade. Isto é especialmente interessante quando consideradas as perspectivas futuras de escassez e elevação dos custos para captação de água. Os principais avanços estão relacionados à evolução dos materiais usados na preparação das membranas, ao projeto dos módulos de permeação, a qualidade do pré-tratamento, a redução do consumo e/ou a recuperação de energia. Portanto, pretende-se com este projeto precipitar soluções poliméricas e híbridas para a obtenção de membranas com propriedades específicas para o tratamento de águas e efluentes, levando em consideração as definições e exigências da legislação ambiental vigente.
Projeto de Pesquisa: ELASTICIDADE RENDA E PREÇO DA DEMANDA RESIDENCIAL E INDUSTRIAL DE ENERGIA ELÉTRICA NO BRASIL
Coordenador: Luís Oscar Silva Martins
Vigência: 01/10/2019 - 01/10/2021
Esta pesquisa visa analisar a evolução do consumo residencial e industrial de energia elétrica no Brasil no período de 2003 até 2018. Para isso, irá trabalhar com dados mensais de todas as unidades federativas, estimando as elasticidades-preço e renda da demanda dos setores supracitados, tanto ao nível estadual, como nacional. Para atualizar as estimativas sobre as elasticidades, o modelo econométrico a ser adotado irá considerar a influência sobre a demanda, os impactos das variações dos preços dos eletrodomésticos e os valores dos equipamentos industriais. O exercício de projeção objetiva não somente quantificar a necessidade futura de eletricidade, mas também avaliar o efeito de políticas públicas de recuperação dos valores tarifários, seja para melhorar a qualidade do serviço público oferecido, ou para atrair novos investimentos privados para o setor. Espera-se, ao fim do processo, auxiliar na formulação de novas políticas que otimizem o uso da eletricidade.
Projeto de Pesquisa: TINGIMENTO SUSTENTÁVEL UTILIZANDO LÍQUIDOS IÔNICOS: ENSAIOS DE QUALIDADE TINTORIAL, ANÁLISE DE BIODEGRADABILIDADE E ESTUDO TOXICOLÓGICO AQUÁTICO E EDÁFICO.
Coordenadora: Rebecca da Silva Andrade
Vigência: 15/02/2019 - 15/02/2022
As indústrias têxteis utilizamgrandes quantidades de água emseus processos gerando efluentes carregados de corantes, aditivos químicos e metais pesados. Uma solução recentemente proposta para processos convencionais de tingimento é a substituição da água por substâncias chamadas neotéricas.
Projeto de Pesquisa: ÓXIDOS ÁCIDOS NA RESTAURAÇÃO DO MANTO ÁCIDO DA PELE HUMANA
Coordenador: Roger Honorato Piva
Vigência: 02/03/2020 - 03/03/2022
O estrato córneo do epitélio cutâneo possui uma barreira protetiva de origem fisiológica chamada de manto ácido da pele humana. Com pH entre 4,1 e 5,8, a função evolutiva do manto ácido é a prevenção contra a colonização microrganismos patogênicos e catalisar processos fisiológicos de cura em vários tipos de lesões cutâneas. Na presença de estressores endógenos ou exógenos que resultem em uma descontinuidade do mando ácido, a pele humana torna-se vulnerável a diversas patologias. Neste sentido, pesquisas têm explorado metodologias para restaurar o manto ácido. Atualmente, todas as estratégias usam fórmulas de uso tópico contendo ácidos orgânicos como agentes de acidificação. No entanto, estes compostos orgânicos são limitados quanto a efetividade e capacidade de manutenção do pH ácido por longos períodos. Neste projeto é apresentada uma estratégia inédita de utilização de partículas de óxidos ácidos em veículos emulsionados para simular o manto ácido da pele humana. Serão sintetizadas partículas de trióxido de molibdênio (MoO3) e polioxometalatos de ânion Keggin (Cs2,5H0,5PW12O40 e K3PW12O40) como agentes de acidificação quimicamente estáveis, de alta capacidade de protonação e constância de liberação de prótons. O sucesso desta proposta deve auxiliar no desenvolvimento de fórmulas para aplicação tópica que biomimetizam o manto ácido e restaurem o pH ácido natural da pele para o tratamento de vários tipos de condições cutâneas adversas, como feridas agudas, feridas crônicas, infecções em sítios cirúrgicos, acne, dermatite atópica, psoríase, entre outras.
Projeto de Pesquisa: LEVANTAMENTO E ANÁLISE DE PROTOCOLOS PARA AVALIAÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA COM VISTAS A SELEÇÃO E USO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA
Coordenador: Teófilo Alves Galvão Filho
Vigência: 01/06/2020 - 07/08/2021
Os recentes e significativos avanços sociais em direção ao reconhecimento dos direitos das pessoas com deficiência obtiveram um reforço determinante em 2015, quando se passou a contar, no Brasil, com um fundamental instrumento legal que consegue sintetizar os principais aspectos desse processo de tomada de consciência social e de conquistas. Trata-se da Lei nº 13.146 de 06 de julho de 2015 (BRASIL, 2015), a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência – LBI, ou também chamada de Estatuto da Pessoa com Deficiência. O presente projeto propõe o desenvolvimento de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, por meio da qual se pretende identificar e analisar diferentes Protocolos para Avaliação de pessoas com deficiência para o uso da Tecnologia Assistiva, disponíveis na literatura e nas pesquisas acadêmicas desta área, realizadas nos últimos 10 anos no país.
Projeto de Pesquisa: PRODUÇÃO DE REVESTIMENTOS METÁLICOS A BASE DE LIGAS DE NB PARA INDÚSTRIA DE ÓLEO E GÁS COM ALTO DESEMPENHO CONTRA DESGASTE
Coordenador: Thiago Araujo Simões
Vigência: 17/02/2019 - 17/02/2022
Um dos grandes desafios para as empresas de petróleo e gás é melhorar a eficiência e a relação de custo/ benefício da extração de petróleo bruto. Existem algumas barreiras relacionadas à viabilidade para extração comercial, como a água / óleo que contém alta salinidade e areia particulada. Perdas nas tubulações e equipamentos podem ocorrer por processos químicos, mecânicos e/ou eletroquímicos que conduzem à degradação dos materiais. Além disso, fraturas relacionadas às "trincas induzidas pelo meio", podem ser iniciadas por problemas relacionados à corrosão sob tensão (SCC) ou mecanismos de fragilização por hidrogênio. Logo, uma melhoria contínua nos aços API 5L se faz necessária afim de evitar falhas e quebras de equipamento. Atualmente, os principais métodos utilizados para evitar a corrosão na escala interna são inibidores devido ao fato de que promovem a adsorção de filmes na superfície e, como resultado, aumentam a resistência à corrosão ao formar uma camada protetora. No entanto, algumas condições podem afetar a eficiência desses inibidores, como fluido, partículas sólidas e características do aço. Além disso, inibidores não conferem melhorias significantes nas propriedades mecânicas aos aços. A aplicação de filmes e revestimentos tem se mostrado uma boa alternativa para a proteção do aço carbono usado em equipamentos críticos de transporte de óleo e gás que precisam preservar sua integridade estrutural. Os revestimentos podem melhorar o transporte de óleo, reduzindo atrito, desgaste e corrosão dentro das tubulações, válvulas de controle de segurança submarinas (SSCV), pistões e bombas. Este projeto visa uma melhora em perdas por desgaste tribológico e corrosivo em tubulações e equipamentos de prospecção de petróleo através do uso de revestimento metálicos. Para tal, utilizaremos ligas a base de Nb como revestimento nos aços API 5L X52, empregados em dutos e equipamentos para condução de óleo e gás. As ligas serão produzidas por moagem e depositadas utilizando diversas técnicas como Flame Spray, Sputtering e HVOF nos substratos dos aços API 5L. Todo o material produzido terá avaliação microestrutural, determinação de propriedades mecânicas e testes de desgastes por corrosão, tribocorrosão e permeação por hidrogênio.
Projeto de Pesquisa: CONSTRUÇÃO DE PROTÓTIPO PARA TRANSMISSÃO DE ENERGIA SEM FIOS PARA ATENDIMENTO DE CARGAS AUTÔNOMAS MÚLTIPLAS
Coordenador: Wanberton Gabriel de Souza
Vigência: 31/07/2019 - 31/07/2021
Este projeto propõe a realização de investigações e estudos de transmissão de energia sem fios visando aplicações de fornecimento de energia para dispositivos autônomos múltiplos, culminando com a implementação de um protótipo capaz de transferir energia suficiente para o carregamento da bateria de um computador portátil e de um smartphone de forma concomitante.
Humanidades, Letras e Saúde
Projeto de Pesquisa: EMPREGO APOIADO: MAPEAMENTO DE ATORES SOCIAIS E DE PRODUTOS DE TECNOLOGIA ASSISTIVA NO ÂMBITO DO TRABALHO
Coordenador: Jesus Carlos Delgado Garcia
Vigência: 01/05/2020 - 31/01/2022
Esta proposta de pesquisa se debruça sobre o tema do mapeamento de atores sociais com potencialidade para prestarem serviços de Emprego Apoiado, articulados com as políticas públicas, e, também, sobre os produtos de tecnologia assistiva destinados a serem utilizados no posto de trabalho, cuja identificação, recomendação e avaliação são atividades que estão compreendidas dentro da metodologia do Emprego Apoiado.
Projeto de Pesquisa: PRÓTESES PARA DEFICIÊNCIA MOTORA: DA CONSTRUÇÃO DE PRODUTO DE BAIXO CUSTO PARA CRIANÇA À CATALOGAÇÃO
Coordenador: Luiz Carlos Soares de Carvalho Junior
Vigência: 01/08/2020 - 02/08/2021
No Brasil, segundo dados do censo de 2010 do IBGE, 23,9% relata apresentar deficiência em algum grau de incapacidade. Essa prevalência é ainda maior nos Estados da região Nordeste, como na Bahia, atingindo 25,4% da população. Esse cenário se torna ainda mais alarmante ao se considerar o estudo realizado pela Secretaria de Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social em parceira com o Instituo Social – ITS Brasil, que evidenciou que 77% dos projetos desenvolvidos de Tecnologia Assistiva estão centralizados nos estados do Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro. Essas evidências são preocupantes, tendo em vista que a Tecnologia Assistiva consiste em serviços e produtos diretamente voltados as necessidade da pessoa com deficiência e podem ser compreendido como propriamente uma extensão ou complementação de sua corporeidade, integrando o próprio ser da pessoa com deficiência, pois assim podem se expressar, se comunicar, se locomover, realizar atividades de vida diária em todos os contextos, sendo assim um direito humano. Assim, é importante que projetos sejam desenvolvidos para atender diretamente as necessidades da pessoa com deficiência em nossa comunidade, garantindo acesso não só a produtos, como também a informação. Nesse sentido, o projeto tem como objetivo desenvolver uma prótese de membro superior de baixo custo (utilizando impressora 3D) para criança em idade escolar e catalogar produtos de tecnologia assistiva da área de prótese e órteses.
Projeto de Pesquisa: CONTEXTUALIZAÇÃO DA REDE DE RECURSOS DE TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA ALUNOS UNIVERSITÁRIOS COM DEFICIÊNCIA SENSORIAL NA REGIÃO METROPOLITANA DE FEIRA DE SANTANABAHIA
Coordenadora: Nelma de Cássia Silva Sandes Galvão
Vigência: 01/06/2020 - 31/08/2022
O objetivo deste projeto é investigar a configuração das redes de suporte ao uso de TA que é oferecida ao aluno universitário com deficiência sensorial na região de abrangência do CETENS, a saber, a cidade de Feira de Santana e sua circunvizinhança, com ênfase no uso e compartilhamento de recursos de TA. Será uma pesquisa de levantamento, do tipo quantitativa, cujo instrumento previsto será no formato de questionário. Espera-se como resultado levantar as possibilidades e desafios para a configuração de rede de apoio ao aluno com deficiência sensorial que estuda em Instituições de Ensino Superior da cidade de Feira de Santana e circunvizinhança, com ênfase na aquisição e uso dos recursos de TA. Os resultados encontrados subsidiarão ações futuras sobre a temática.
Projeto de Pesquisa: AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE ACESSIBILIDADE E RISCO DE QUEDAS EM ÂMBITO DOMICILIAR DE IDOSOS COMUNITÁRIOS
Coordenadora: Renata de Sousa Mota
Vigência: 05/06/2018 - 31/08/2021
Este projeto tem como tema acessibilidade e risco de quedas de idosos em seus domicílios. Os acidentes intradomiciliares são a quinta causa de morte entre o idoso. 60% das quedas nesta população acontecem em domicílio. Quando sofrem uma queda, desenvolve medo de que ocorram novas quedas, fomentando a perda da independência, que por sua vez induz ao isolamento social. A severidade das quedas e sua frequência em pessoas após os 60 anos pode estar associada ao déficit visual, equilíbrio, fraqueza muscular e óssea decorrentes do processo de envelhecimento, elevando ainda mais seu risco. O risco de cair para esta população pode ser potencializado quando sua residência não oferece condições de acesso adequado. Este trabalho consiste em analisar os possíveis riscos de quedas que um lar não adaptado pode trazer, pois se sabe que o declínio da funcionalidade após quedas e possíveis fraturas está atribuído ao imobilismo por longos períodos levando a diminuição total ou parcial da independência funcional e autonomia, desencadeando outras patologias associadas. Consiste em um estudo de corte transversal, de caráter populacional, com uma amostra de 60 idosos na primeira velhice (60 – 80 anos). A coleta será realizada no domicilio do idoso, sendo aplicado uma ficha clínica para caracterização sócio demográfica e um questionário sobre a acessibilidade, através do Roteiro de Avaliação para o Ambiente (checklist) baseado nas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (NBR) 9050, além de avaliar risco de queda através do teste Timed Up and Go (TUG) e da Escala de Equilíbrio Funcional de Berg (EEB). Espera-se que a partir deste estudo, poder-se-á traçar o perfil de idosos comunitários caidores e assim, poder construir medidas de orientação e intervenção para prevenir quedas, assim como a construção de uma cartilha de orientação para este público e seus familiares e/ou cuidadores.
Projeto de Pesquisa: PRÁTICAS DE INCLUSÃO ESCOLAR EM FEIRA DE SANTANA: UM ESTUDO A PARTIR DE DOCUMENTOS PRODUZIDOS PELO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Coordenadora: Susana Couto Pimentel
Vigência: 01/08/2020 - 02/08/2021
Espera-se que esta pesquisa contribua para o levantamento das ações objetivas das escolas no processo de operacionalização da inclusão, bem como para oferecer, a partir da legislação e normativas já existentes, orientações sobre como proceder, beneficiando assim o estudante com deficiência matriculado do sistema escolar.
Docência, Práticas Educativas e Ensino na Educação do Campo
Projeto de Pesquisa: ENTRE DESAFIOS E APRENDIZAGENS: REPERCUSSÕES DA PANDEMIA PARA A VIDA DE JOVENS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO-CETENS/UFRB
Coordenadora: Idalina Souza Mascarenhas Borghi
Vigência: 01/08/2020 - 02/08/2021
Este projeto busca compreender as repercussões da Covid19 na vida de jovens graduandos da educação do campo- Cetens/UFRB e tem como objetivo analisar as narrativas de jovens da educação do campo, acerca da crise da pandemia, identificando implicações econômicas, sócio/culturais e políticas para a produção da condição juvenil dos estudantes. Na dinâmica dos jovens campesinos, as condições em que produzem sua condição juvenil guarda marcas de como resistem e persistem para se inserir socialmente, driblando os efeitos das desigualdades sociais que afetam diretamente as suas condições de produção de vida e, consequentemente, a permanência no campo e na universidade. Para alcançar os objetivos da pesquisa iremos trilhar pelos caminhos da pesquisa de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso descritivo, utilizando como principais dispositivos de coleta de informações o questionário, a entrevista narrativa e grupo focal. Para análise dos resultados, tomaremos como base os princípios da pesquisa qualitativa, ancorando na perspectiva interpretativa, sustentada pelos fundamentos da Hermenêutica. Com esse estudo esperamos mapear o perfil dos estudantes jovens da educação do campo, como indicativo de políticas de permanência na universidade. Do modo como os estudantes vivenciam a condição juvenil e das implicações econômicas, sócio/culturais e políticas, que afetaram a vida dos estudantes, podemos encontrar um campo vasto de conhecimentos, para lidar com as questões da permanência na universidade, no período pós-pandemia, quando teremos sujeitos diferentes, em um cenário que não será mais o mesmo.
Projeto de Pesquisa: O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO E A ABORDAGEM TEMÁTICA FREIREANA NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: CONFLUÊNCIAS EPISTEMOLÓGICAS E PEDAGÓGICAS
Coordenador: Klayton Santana Porto
Vigência: 01/04/2018 - 01/04/2021
Propomos investigar as possíveis confluências epistemológicas e pedagógicas de processos de formação de professores, considerando as perspectivas de ensino por investigação e da investigação temática, com o intuito de contribuir para o processo de ensino aprendizagem de Ciências da Natureza e da Matemática nas escolas do campo. Para isso, buscaremos desenvolver esse Projeto por meio do estreito diálogo entre a universidade, as escolas do campo, professores de Ciências e de Matemática e estudantes destas escolas. A partir destas interlocuções, pretendemos conhecer a realidade destas escolas e destes estudantes, de modo que seja possível construir e desenvolver atividades voltadas para a formação continuada destes professores, por meio de círculos dialógicos. A partir destas atividades de formação buscaremos construir sequências de ensino investigativas, para serem socializadas nas aulas de Ciências e de Matemática, que levem em consideração temas e conteúdos que sejam estruturados por meio de problemas que envolvam as vivências destes alunos em suas comunidades. De modo que os alunos envolvidos neste Projeto possam tomar consciência da realidade em que estão inseridos, o que acreditamos que poderá contribuir para a melhoria de suas condições de vida, por meio de uma intervenção consciente na realidade que os cercam e contribuir para a aprendizagem de Ciências e de Matemática.
Projeto de Pesquisa: ENSINO DE CIÊNCIA POR MEIO DE ABORDAGEM TEMÁTICA FREIREANA NUMA PERSPECTIVA INVESTIGATIVA NAS ESCOLAS DO CAMPO.
Coordenadora: Maricleide Pereira de Lima Mendes
Vigência: 12/04/2019 - 12/04/2022
Buscaremos desenvolver esse Projeto por meio da constituição de um espaço de interlocução e articulação entre a universidade, as escolas do campo, professores de Ciências e estudantes destas escolas. Partindo desta constituição, tencionamos conhecer a realidade destas escolas e dos estudantes de maneira que seja possível a construção e o desenvolvimento de atividades voltadas para a formação continuada dos professores destas escolas, por meio de rodas de conversas/ciclos dialógicos. A partir destas atividades de formação buscaremos elaborar oficinas temáticas investigativas e sequencias de ensino por investigação, para serem socializadas nas aulas de Ciências, que levem em consideração conteúdos e temas estruturados por meio de problemas que envolvam o cotidiano destes alunos em suas comunidades, para que os mesmos tomem consciência da realidade em que estão inseridos. Acreditamos que o desenvolvimento deste projeto poderá contribuir para a melhoria de suas condições de vida, por meio de uma intervenção consciente na realidade que os cercam e contribuir para a aprendizagem de Ciências.
Física
Projeto de Pesquisa: DETERMINAÇÃO DO PERÍODO DE ROTAÇÃO DE COMETAS
Coordenador: Alberto Silva Betzler
Vigência: 28/07/2017 - 28/07/2021
Asteróides e cometas são corpos primordiais do sistema solar. O estudo estes objetos pode proporcionar uma melhor compreensão da formação de nosso sistema planetário e das outras centenas de sistemas exosolares conhecidos. Questões em aberto são a definição da transição asteróide-cometa e a evolução colisional dos corpos que compõem o sistema solar. Esta proposta visa contribuir no estudo destes temas determinando períodos de rotação de cometas.
Projeto de Pesquisa: FOTOMETRIA DE METEOROS
Coordenador: Alberto Silva Betzler
Vigência: 28/07/2017 - 28/07/2021
Meteoros são fenômenos luminosos decorrentes da ionização do ar. Esta ionização é gerada pela colisão de microscópicos grãos de poeira interplanetária com atmosfera. Estes grãos são oriundos de asteroides e cometas. Com o estudo dos meteoros se pode inferir as propriedades dinâmicas e mineralógicas de asteroides e cometas. O estudo dos meteoros pode ser feito com câmeras de TV distanciadas por algumas dezenas de quilômetros. Este projeto se propõe a estudar os meteoros a partir de seu brilho.
Projeto de Pesquisa: ASTROMETRIA DE COMETAS
Coordenador: Alberto Silva Betzler
Vigência: 06/06/2018 - 06/06/2022
Neste projeto, pretendo obter as coordenadas equatoriais celestes (ascensão reta e declinação) de cometas. As coordenadas obtidas serão enviadas ao Minor Planet Center, um centro de referência mundial na determinação das órbitas de cometas e asteróides.
Projeto de Pesquisa: ESTAÇÃO SSA DA BRAMON
Coordenador: Alberto Silva Betzler
Vigência: 11/06/2018 - 11/06/2022
A proposta deste projeto é instalar uma câmera de TV para detecção de meteoros em Salvador. Dada à carência de iniciativas semelhantes no hemisfério sul, se espera a confirmação ou descoberta de novas chuvas de meteoros, podendo também registrar eventos incomuns como o super-bólido visto na região metropolitana de Salvador, em 20 de fevereiro de 2018. Os resultados obtidos deverão ser publicados em revistas especializadas no exterior. Este projeto é uma extensão da tese de doutorado do prof. Alberto Silva Betzler, coordenador da proposta.
Projeto de Pesquisa: ESPALHAMENTO A TEMPERATURA FINITA
Coordenadora: Andréia dos Santos Simões
Vigência: 18/10/2018 - 19/10/2022
Neste Projeto, usaremos a estrutura do espaço de Fock para aplicar a dinâmica de campos térmicos (TFD - Thermofield Dynamics) na teoria relativista de espalhamento. Partiremos da equação de Dirac como descrevendo um campo de matéria relativística; a estrutura do espaço de Fock será aplicada ao sistema original e ao seu dual, e a transformação de Bogoliubov será usada para determinar o valor esperado dos observáveis quânticos na temperatura finita. Com esta estrutura do espaço de Fock e o método da segunda quantização uma teoria de espalhamento a temperatura finita é desenvolvida e a aplicamos a processos de espalhamento de interesse atual em Física Atômica e Molecular , como o processo colisional entre pósitrons e elétrons.
Projeto de Pesquisa: ESTUDO DE SISTEMAS SOLARES FOTOTÉRMICOS
Coordenador: Érico Gonçalves de Figueiredo
Vigência: 04/04/2016 - 05/04/2021
Sistemas solares fototérmicos são aqueles cujo funcionamento é baseado na conversão da energia eletromagnética da radiação solar em energia térmica. São exemplos destes sistemas fornos solares, aquecedores de água, dessalinizadores de água salobra entre outros. O funcionamento destes sistemas deve ser compreendido via a interação da radiação com a matéria alterando o estado termodinâmico dos meios contínuos. Esse fenômeno requer para sua melhor compreensão, uma formulação teórica que introduza nas equações de estados termodinâmicas termos oriundos da energia eletromagnética. O ponto central deste projeto é estudar essas relações, via eletrodinâmica dos meios contínuos, e a partir delas modelar alguns sistemas fototérmicos simples construídos com material reaproveitável.
Projeto de Pesquisa: MEDIDA DA RADIAÇÃO SOLAR
Coordenador: Jadiel dos Santos Pereira
Vigência: 16/03/2016 - 15/01/2022
O que faremos no desenvolvimento deste projeto é estudar captadores de energia solar buscando compreender os principais fatores que alteram o rendimento destes sistemas, juntamente com o desenvolvimento de aparelhos de medida de radiação solar.
Projeto de Pesquisa: ESTUDO TEÓRICO DA ESTABILIDADE E DAS PROPRIEDADES ESTRUTURAIS, ELETRÔNICAS E MAGNÉTICAS DE NANOESTRUTURAS HÍBRIDAS DE BXCYNZ
Coordenadora: Jemima Pereira Guedes
Vigência: 20/09/2018 - 30/08/2021
Em linhas gerais, o presente projeto de pesquisa tem como objetivo central investigar teoricamente a estabilidade e as propriedades estruturais, eletrônicas e magnéticas de nanoestruturas compostas de átomos de B, C e N e com variadas estruturas atômicas. Para tal, empregaremos cálculos de primeiros princípios como implementado no código computacional SIESTA (Spanish Initiative for Electronic Simulations with Thousands of Atoms) - um programa amplamente empregado em cálculos de estrutura eletrônica de moléculas e sólidos. Adicionalmente, consideraremos alguns métodos que têm sido empregados, tanto teoricamente quanto experimentalmente, tais como inserção de defeitos na rede, adsorção, hidrogenação e o corte em nanofitas, no intuito de obter algum controle sobre o bandgap dessas nanoestruturas.