SIEPE 2023
Seminário de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão
“O decênio da produção científica e acadêmica do CETENS e a sua contribuição para o Território Portal do Sertão”
27 a 29 de setembro de 2023 - Feira de Santana (BA)
Participem!
Sejam bem-vindos/as ao VIII SIEPE do CETENS/UFRB!
- Apresentação
- Inscrições
- Submissões de Trabalhos
- Avaliação dos Trabalhos
- Resultados
- Apresentação dos Trabalhos
- Programação
- Monitoria
- Comitê Científico
- Comissão Organizadora
- Certificados
- E-book
- Caderno de Resumos
- Edições anteriores
- Contato
Apresentação
O Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) promove a oitava edição do Seminário de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE). O evento tem por objetivo contribuir com a integração entre Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura na universidade, constituindo tempos e espaços para a socialização e difusão de trabalhos científicos, experiências acadêmicas, práticas profissionais e atividades artísticas e culturais, produzidas pelo Centro, por outras instituições de ensino e em diálogo com a comunidade externa.
O VIII SIEPE será realizado nos dias 27, 28 e 29 de setembro de 2023, com o tema “O decênio da produção científica e acadêmica do CETENS e a sua contribuição para o Território Portal do Sertão”. Trata-se de uma edição histórica e comemorativa de 10 Anos do CETENS e a programação contará com Conferências, Comunicação Oral, apresentação de Pôster, Mesa Temática, Roda de Conversa, Oficina, Minicurso e Apresentação Artístico-Cultural, de acordo com os Eixos Temáticos elencados abaixo:
Eixo 1 - Engenharias, Ciência, Tecnologia, Ambiente e Sustentabilidade;
Eixo 2 - Tecnologia em Alimentos e Desenvolvimento Territorial;
Eixo 3 – Educação do Campo, Educação Básica e Formação de Professores;
Eixo 4 - Tecnologia Assistiva e Acessibilidade;
Eixo 5 - Tecnologias Sociais, Economia Solidária e Agroecologia;
Eixo 6 - Cultura e Arte;
Eixo 7 - Diversidade, Relações Raciais e Questões de Gênero;
Eixo 8 – CETENS e suas contribuições para o Território Portal do Sertão.
O evento é presencial e será realizado no CETENS/UFRB campus Feira de Santana – Bahia. As inscrições estão abertas, são gratuitas à comunidade acadêmica e à sociedade em geral e podem ser feitas até o dia 26.09.2023 através do site: https://ppgcieventos.ufrb.edu.br/login
Inscrições
As inscrições estão abertas, são gratuitas e podem ser feitas até o dia 26.09.2023 através do site: https://ppgcieventos.ufrb.edu.br/login
Membros/as da comunidade acadêmica e da comunidade externa podem se inscrever no evento.
Submissões de Trabalhos
Atenção! O prazo para submissão de trabalhos foi prorrogado. A nova data limite é 6/9/2023.
A submissão de trabalho é totalmente on-line, pelo site do evento ou por e-mail, a depender da modalidade do trabalho.
- Para Comunicação Oral ou Pôster, a submissão é no formulário eletrônico disponibilizado no site: https://ppgcieventos.ufrb.edu.br/login
Atenção!
- Não é necessário Template para Comunicação Oral ou Pôster.
- Na última linha do Resumo preenchido no formulário eletrônico, indicar se a apresentação do trabalho será Oral ou Pôster, precedido de um asterisco. Por exemplo: *Oral (se for Comunicação Oral) ou *Pôster (se for no formato de Pôster).
- Para Mesa Temática, Roda de Conversa, Oficina, Minicurso ou Apresentação Artístico-Cultural, a submissão é através do e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Para essas modalidades, utilizar os seus respectivos Templates:
- Submissão de Mesa Temática – Templatede Resumo Expandido - Mesa Temática
- Submissão de Roda de Conversa – Templatede Resumo Expandido - Roda de Conversa
- Submissão de Oficina ou Minicurso – Template de Resumo Expandido - Oficina ou Minicurso
- Submissão de Apresentação Artístico-Cultural – Template de Resumo - Apresentação Artístico-Cultural
Atenção!
- A submissão de trabalhos deve ser feita de 7 a 31 de agosto - prorrogado até o dia 6 de setembro - de 2023 e deverá estar em conformidade com as especificações técnicas que constam no Edital de Chamada de Trabalhos - SIEPE 2023e com o Template para cada modalidade.
- É necessário, primeiro, se inscrever no VIII SIEPE para, depois, poder submeter um trabalho em qualquer uma das modalidades.
- Membros/as da comunidade externa, também, podem se inscrever e/ou submeter trabalhos em qualquer uma das modalidades.
- Cada autor/a poderá submeter até dois trabalhos, podendo ser: dois individuais ou dois coletivos ou um individual e um coletivo, em qualquer das modalidades.
- Todos os trabalhos devem estar relacionados a um dos Eixos Temáticos do evento.
CRONOGRAMA ATUALIZADO:
ETAPA |
DATA |
Lançamento do Edital de Chamadas de Trabalhos |
07.08.2023 |
Submissão de Trabalhos |
07.08 a 06.09.2023 |
Envio dos Trabalhos para o Comitê Científico |
08.09.2023 |
Avaliação |
08.09 a 17.09.2023 |
Divulgação do Resultado |
19.09.2023 |
Realização do evento |
27 a 29.09.2023 |
Avaliação dos Trabalhos
O processo de avaliação dos trabalhos submetidos ao VIII SIEPE será realizado por um conjunto de pareceristas vinculados/as ao Comitê Científico do evento, preservando-se o anonimato dos/as proponentes e do corpo de avaliadores/as.
O processo avaliativo percorrerá o seguinte fluxo:
a) Primeira Etapa: Recepção e encaminhamento dos trabalhos para os/as pareceristas (até o dia 08.09.2023);
b) Segunda Etapa: Avaliação dos trabalhos pelos/as pareceristas orientada por um Barema composto de 10 critérios avaliativos, sobre os quais serão atribuídos conceitos que variam de “insuficiente” a “bom” e, ao final, será dado um parecer se o trabalho foi aprovado ou não (até 17.09.2023);
- O parecer final será dado com base no conjunto dos critérios estabelecidos, sendo considerado apto para a apresentação no VIII SIEPE o trabalho avaliado como “regular” ou “bom” na maioria dos parâmetros estabelecidos.
c) Terceira Etapa: Envio dos pareceres para a coordenação do Comitê Científico (até o dia 17.09.2023);
d) Quarta Etapa: Divulgação dos resultados (dia 19.09.2023).
- A lista dos trabalhos aprovados para apresentação será disponibilizada na página do VIII SIEPE.
- Mesmo o trabalho sendo aprovado, poderá ser solicitado ao/à/s autor/a/s fazer/em ajustes indicados pelo/a parecerista, tendo em vista a publicação do texto no Caderno de Resumos do evento.
- Os trabalhos que necessitarem de ajustes somente serão publicados se os/as autores/as apresentarem as correções dentro dos prazos estabelecidos pelo Comitê Científico.
Resultados
Resultados dos trabalhos submetidos ao VIII SIEPE:
SIEPE 2023 - Trabalhos Aprovados e Programação das Apresentações - Comunicações Orais e Pôsteres - ATUALIZAÇÃO
SIEPE 2023 - Trabalhos Aprovados e Programação das Apresentações - Mesas, Rodas, Mostra, Oficina e Minicurso - ATUALIZAÇÃO
Apresentação dos Trabalhos
A apresentação dos trabalhos aprovados será totalmente presencial e realizada nas dependências do CETENS (salas de aula e outros espaços), nos dias, horários e locais divulgados junto com os resultados.
ORIENTAÇÕES PARA AS APRESENTAÇÕES:
COMUNICAÇÃO ORAL
- Ser realizada por seus/suas autores/as ou por, pelo menos, um/a deles/as;
- Utilizar o Template de Comunicação Oral para apresentação. Baixe o Template AQUI;
- Fazer uso de recursos audiovisuais, preferencialmente, slides (PowerPoint ou PDF) durante a exposição oral, devendo assegurar a acessibilidade na exposição desse material;
- Baixe AQUI as orientações para a apresentação em Slides Acessíveis;
- Chegar com antecedência mínima de 30 minutos, assinar a lista de frequência e testar os materiais que serão utilizados (por exemplo: computador, conexão da Internet, recursos para transmissão de áudio e vídeo etc.);
- Dispor de, no máximo, 15 minutos para a exposição oral. Recomenda-se alta capacidade de síntese para não extrapolar o tempo;
- Após a apresentação dos trabalhos, será reservado um tempo para debate, dúvidas e considerações entre autores/as e participantes;
- A Sessão de Comunicação Oral terá duração máxima de 3 horas. A dinâmica e os procedimentos das apresentações serão conduzidos pelos/as Coordenadores/as de cada Sessão.
PÔSTER
- Ser apresentado por seus/suas autores/as ou por, pelo menos, um/a deles/as;
- Utilizar o Modelo de Pôster para confecção e apresentação. Baixe o Modelo de Pôster AQUI.
- Confeccionar nas dimensões: 90 cm (largura) x 110 cm (altura);
- Ser impresso em papel ou lona recicláveis;
- Utilizar cordão (nylon) para fixação. Não será permitida a utilização de materiais que possam colar ou perfurar o local de exposição do pôster;
- Recomenda-se o uso de figuras, fotos, tabelas e recursos gráficos para apresentação e síntese dos resultados;
- Autores/as podem fazer ajustes no modelo de pôster disponibilizado, principalmente, quanto ao local e uso de imagens e gráficos, conforme a necessidade do trabalho;
- O texto do pôster deve ser legível à distância de, pelo menos, um metro;
- Chegar com antecedência mínima de 30 minutos, assinar a lista de frequência e fixar o pôster em seu local de exposição;
- Apresentar em 10 minutos e dispor de mais 5 minutos para responder possíveis perguntas;
- Deverá ficar exposto durante todo o tempo da Sessão. É responsabilidade dos/as autores/as a fixação e retirada dos pôsteres, ao final da apresentação;
- A Sessão de Pôster terá duração máxima de 3 horas. A dinâmica e os procedimentos das apresentações serão conduzidos pelos/as Coordenadores/as da Sessão;
MESA TEMÁTICA
- Ser mediada pelo/a coordenador/a proponente da Mesa ou Roda;
- Coordenador/a chegar com antecedência mínima de 30 minutos, assinar a lista de frequência e testar os materiais que serão utilizados (por exemplo: computador, conexão da Internet, recursos para transmissão de áudio e vídeo etc.);
- Dispor de um momento de abertura (boas-vindas, mensagem, apresentação dos participantes e apresentação do tema e objetivo);
- Garantir espaço para que os/as ouvintes participem das discussões;
- Assegurar que todos/as os/as participantes assinem a lista de frequência;
- A Mesa Temática ou Roda de Conversa terá duração máxima de 3 horas. A dinâmica e os procedimentos são responsabilidades do/a coordenador/a proponente.
OFICINA OU MINICURSO
- Ser realizada por seus/suas autores/as ou por, pelo menos, um/a deles/as;
- Chegar com antecedência mínima de 30 minutos, assinar a lista de frequência e testar os materiais que serão utilizados (por exemplo: computador, conexão da Internet, recursos para transmissão de áudio e de vídeo, instalação de softwares ou aplicativos etc.);
- Após a oficina ou minicurso, reservar um tempo para dúvidas e considerações dos/as participantes;
- A Oficina ou Minicurso terá duração máxima de 3 horas;
- A dinâmica e os procedimentos são da responsabilidade do/a autor/a proponente;
- Solicitar com antecedência eventuais materiais que o/a interessado/a necessitará para participar da oficina ou minicurso.
ARTÍSTICO-CULTURAL
- Ser realizada por seus/suas autores/as ou por, pelo menos, um/a deles/as;
- Chegar com antecedência mínima de 30 minutos, assinar a lista de frequência e preparar os materiais que serão utilizados na performance (por exemplo: figurino, microfone, recursos de áudio, instalação de luz etc.);
- A apresentação artístico-cultural terá duração máxima de 20 minutos;
- A Comissão Organizadora não se responsabilizará pelo transporte, por perdas e/ou danos de equipamentos, obras e materiais dos participantes para as apresentações culturais e artísticas.
ATENÇÃO
- As Sessões serão organizadas a partir dos eixos estabelecidos no evento e ocorrerão em salas identificadas com os respectivos títulos e autores/as dos trabalhos, com acesso aberto aos/às integrantes e interessados/as na temática.
- Todas as Sessões serão conduzidas ou acompanhadas por membros/as do Comitê Científico e assessoradas por monitores/as do evento. Todos indicados pela comissão Organizadora.
- Projetores multimídia (datashow) e suporte para pôster estarão disponíveis para a apresentação.
- É proibida a apresentação dos trabalhos por terceiros (não autores).
- O uso de Slides deve seguir o Template e as Orientações de Acessibilidade disponibilizadas. Baixe o Template AQUI. Baixe as orientações AQUI.
- É obrigatória a permanência até o final das apresentações.
- Caso nenhum/a dos/as autores/as compareça ao evento, a apresentação será cancelada. A não apresentação do trabalho implica no cancelamento da emissão do certificado.
Programação
As atividades do VIII SIEPE serão compostas de conferências, comunicações orais, apresentações de pôsteres, mesas temáticas, rodas de conversa, oficinas, minicursos, mostras cientificas e apresentações artístico-culturais. Todos os trabalhos estão distribuídos por eixos temáticos ligados ao evento.
PROGRAMAÇÃO
27 DE SETEMBRO DE 2023 (quarta-feira)
MANHÃ (8h às 12h30)
8h - Recepção
Local: Portaria do CETENS
Credenciamento Local: Áreas de convivência do CETENS
Abertura da Feira da Agricultura Familiar
Local: Áreas de convivência do CETENS
8h30 – Conferência de Abertura do III SIEPE 2023
Local: Auditório Paulo Freire - CETENS
Mesa de Abertura: CETENS 10 ANOS: histórias, memórias e contribuições do CETENS para o Portal do Sertão
Participantes:
- Ex-Reitores e Reitora atual da UFRB
- Ex-Diretoras e Diretor atual do CETENS e seus respectivos Vice-Diretores
- Representante Docente
- Representante Discente
- Representante dos Técnicos
- Representante da Comunidade Externa
Mediação: Prof. Dr. Jacson Machado Nunes
10h – Coffee-Break
Local: Áreas de Convivência – CETENS
Produção: Agricultores Familiares
Acolhimento Artístico - Cantor Guymeo Jumonji
10h30 – Visita Guiada às instalações do CETENS
Participantes: convidados do corpo legislativo e outras autoridades do município de Feria de Santana.
Local: Instalações do CETENS
12h30 – Encerramento
TARDE (14h às 17h)
13h30 - Recepção
Local: Portaria do CETENS
Credenciamento
Local: Áreas de convivência do CETENS (fazer a conferência da inscrição, frequência, entrega de pasta e pulseira)
14h - Mesas Temáticas
- Mesa Temática 1: O futuro profissional do Engenheiro de Materiais da UFRB
Local: Sala 101 – Pavilhão I – CETENS
Coordenação: Juliana Ricardo de Souza (UFRB)
- Mesa Temática 2: Formação por alternância e os desafios da Inserção profissional das/os egressas/os da LEDOC
Local: Sala 102 – Pavilhão I – CETENS
Coordenação: Silvana Lúcia da Silva Lima (UFRB)
- Mesa Temática 3: Permanência na Educação Superior: implicações necessárias
Local: Sala 104 – Pavilhão I – CETENS
Coordenação: Susana Couto Pimentel (UFRB)
Mostra Científica
Coordenação: Consuelo Cristina Gomes Silva (UFRB)
Local: Laboratórios 201 e 202 - CETENS
- Participação do Colégio Est. do Campo Prof. José Waldomiro Santos
- Participação do Colégio Est. General Sampaio
17h – Encerramento
28 DE SETEMBRO DE 2023 (quinta-feira)
MANHÃ (8h às 12h30)
8h - Recepção
Local: Portaria do CETENS
Credenciamento
Local: Áreas de convivência do CETENS
8h30 – Acolhimento Artístico e Cultural
Local: Áreas de convivência do CETENS
9h – Rodas de Conversa
- Roda Interdisciplinar de Ensino
Local: Sala 101 – Pavilhão I – CETENS
Coordenação: Luciana Maciel Boeira (UFRB)
- Roda Interdisciplinar de Extensão
Local: Sala 102 – Pavilhão I – CETENS
Coordenação: Kassia Aguiar Norberto Rios (UFRB)
9h - Mostra Científica
Local: Laboratórios 201 e 202 - CETENS
- Participação do Colégio de Ipecaetá
- Participação do Colégio Luiz Viana Filho
- Participação da Escola Municipal Maria Amália
9h - Oficinas e Minicursos
Minicurso: Utilização do titulador automático HI 901 HANNA INSTRUMENTS
Local: Laboratório 01 (Química Geral e Orgânica) – Pavilhão de Laboratórios - CETENS
Coordenação: Marcos Machado da Rocha (UFRB)
9h - Oficina: Acarajé e a economia solidária: é uma questão de gênero?
Local: Sala 103 – CETENS
Coordenação: Sonia Pereira de Jesus Santos
12h – Encerramento
TARDE (14h às 17h)
13h30 – Acolhimento Artístico e Cultural
Local: Áreas de convivência do CETENS
Sessões de Comunicação Oral (82 Comunicações)
Local: Salas de aulas do CETENS
Sessões de Apresentação de Pôster (29 Pôsteres)
Local: Auditório Paulo Freire – CETENS
Rodas de Conversa
- Roda Interdisciplinar de Pesquisa
Local: Sala 101 – Pavilhão I – CETENS
Coordenação: Consuelo Cristina Gomes Silva (UFRB)
- Roda Interdisciplinar de Saúde - SETEMBRO AMARELO: valorização da vida e prevenção ao suicídio.
Local: Sala 01 – Pavilhão Pós-Graduação – CETENS
Coordenação: Karoline da S. Ferreira (UNIFAN)
- Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA): implementação nos diferentes contextos socioculturais.
Local: Sala 02 – Pavilhão Pós-Graduação – CETENS
Coordenação: Luiz Carlos Soares de Carvalho Junior (UFRB)
Minicurso - Engenharia de Materiais
Parte Teórica: Sala de Reuniões – CETENS
Parte Prática: Local LAMAV
Coordenação: Juliana Ricardo de Souza (UFRB)
17h – Encerramento
29 DE SETEMBRO DE 2023 (sexta-feira)
MANHÃ (8h30 às 13h)
Sessão Solene Comemorativa aos 10 Anos de funcionamento do CETENS
Local: Câmara Municipal de Feira de Santana – Bahia
13h – Encerramento do VIII SIEPE
Monitoria
Edital 1/2023 - Edital de Monitoria Voluntária SIEPE 2023
Edital 1/2023 - Edital de Monitoria Voluntária SIEPE 2023 - Prorrogação
Formulário de inscrição para Monitoria Voluntária https://forms.gle/xCNobbksviNGRLm27
Resultado da Monitoria Voluntária para o SIEPE 2023
Alex Junior Gomes dos Santos
Alisson Silva Pereira
Allyson Silva Santos Araújo
Ana Ires dos Santos Brito
Ananda Samille da Silva Ferreira
Carlos Cristiam Machado Sousa
Cecília Silva Santos Neta
Claudia Pereira Sá Teles
Edielcio Antonio Lopes Lima Júnior
Emerson de Souza Neri
Jefferson Nascimento de Brito
Joanne Graziela Andrade Mendes
João Pedro de Alcantara Caribé
Lucas Gabriel Leite Bostock
Morgana
Nailton Dos Santos Lima
Natália Fernanda Santos Silva
Paula Souza Teixeira
Renata da Silva Santos
Samara Rebeka Pita Maciel
Sandra Ferreira da Silva
Treinamento Monitores - SIEPE 2023
Acessibilidade
Sexta-feira, 22 de setembro, às 10h30, no Auditório Paulo Freire (Professora Sátila Ribeiro e Aline Matos)
Material de apoio
Comitê Científico
Analdino Pinheiro Silva Filho (Presidente)
Aline Pereira da Silva Matos
Ana Paula Inácio Diório
Carlos Leandro das Mercês Souza
Consuelo Cristina Gomes Silva
Fabihana Souza Mendes Miranda
Iuri Santos Souza
Jadiel dos Santos Pereira
Jairo Cavalcanti Amaral
João Luiz Carneiro Carvalho
Juliana Ricardo de Souza
Kareen Edwiges Trindade Mendes
Kassia Aguiar Norberto Rios
Kilder Leite Ribeiro
Lélia Maria Sampaio Santana
Luciana Maciel Boeira
Luciene Gomes
Luiz Henrique Santos Silva
Marcos Machado Rocha
Nilson Antonio Ferreira Roseira
Priscila Brasileiro Silva do Nascimento
Raissa Tavares Vieira Queiroga
Rebeca Barbosa Nascimento
Rita de Cacia Santos Chagas
Samantha Serra Costa
Sátila Souza Ribeiro
Uilian Mozart Ferreira da Mata Cerqueira
Comissão Organizadora
Analdino Pinheiro Silva Filho (Presidente)Aline Pereira da Silva Matos
Ana Paula Inácio Diório
Carlos Leandro das Mercês Souza
Consuelo Cristina Gomes Silva
Fabihana Souza Mendes Miranda
Iuri Santos Souza
Jadiel dos Santos Pereira
Jairo Cavalcanti Amaral
João Luiz Carneiro Carvalho
José Renato Oliveira dos Santos (discente da LEDOC)
Juliana Ricardo de Souza
Kareen Edwiges Trindade Mendes
Kassia Aguiar Norberto Rios
Kilder Leite Ribeiro
Lélia Maria Sampaio Santana
Luciana Maciel Boeira
Luciene Gomes
Luiz Henrique Santos Silva
Marcos Machado Rocha
Marli dos Santos Oliveira (discente)
Nilson Antonio Ferreira Roseira
Priscila Brasileiro Silva do Nascimento
Raissa Tavares Vieira Queiroga
Rebeca Barbosa Nascimento
Rita de Cacia Santos Chagas
Samantha Serra Costa
Sátila Souza Ribeiro
Tatiana da Silva Souza
Uilian Mozart Ferreira da Mata Cerqueira
Certificados
Será emitido certificado de trabalho aceito e apresentado para cada autor/a, desde que inscrito no Evento.
No certificado, constarão os nomes de todos/as os/as responsáveis pela elaboração do trabalho.
E-book
Atenção! O prazo para submissão de originais de artigos científicos foi prorrogado. A nova data limite é 20/9/2023.
Chamada para publicação de propostas originais de artigos científicos para compor o E-book comemorativo do decênio do CETENS, cuja proposta será apresentada no SIEPE 2023 e submetida à Editora EDUFRB.
Chamada para publicação de artigos no E-Book Comemorativo CETENS 10 Anos
Anexo 1 - Portaria Normativa 10-2022 - EDUFRB
Caderno de Resumos
A comissão organizadora do SIEPE 2023 publica o Caderno de Resumos: do VIII Seminário de integração Ensino, Pesquisa e Extensão [recurso eletrônico]: o decênio da produção científica e acadêmica do CETENS e a sua contribuição para o Território Portal do Sertão. ISBN: 978-65-87743-77-6.
Faça download do Caderno de Resumos.
Contato
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB
Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade - CETENS
Rua Godofredo Rebello de Figueiredo Filho (Antiga Avenida Centenário), nº 697, Bairro SIM, Feira de Santana – Bahia,CEP: 44085-132 (Ponto de referência: após a 66ª Companhia Independente da Polícia Militar)
Telefone: (75) 3673-0576
Entre em contato conosco no e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Apoio: