Processos seletivos Língua Inglesa Básica
Inscrições de 02/09 a 11/11/24

Língua Inglesa Básica

Publicado: Terça, 20 Agosto 2024 13:57 , Última Atualização: Terça, 20 Agosto 2024 13:57 | Acessos: 10
imagem sem descrição.

Objetivo Geral: o processo de ensino de língua inglesa proposto, visa a integrar as aprendizagens individuais e colaborativas, considerando o discente como indivíduo ativo, capaz de construir conhecimentos sobre uma língua estrangeira. O(a) aluno(a) tem um papel central no processo de aprender, sendo ele responsável por realizar atividades de manutenção do aprendizado e por se comprometer em buscar opções de práticas. O(a) docente, por sua vez, irá acompanhar e mediar esse andamento, conduzindo o(a) estudante ao desenvolvimento das competências em um ciclo contínuo de aprendizagem. Objetivo Específicos: a) estudar estruturas linguísticas e funções comunicativas básicas da língua inglesa a partir de tópico sociais e culturais; b) associar o significado, forma e uso dos elementos léxico-gramaticais, de maneira contextualizada; c) utilizar funções sociais e estruturas simples da língua inglesa para a produção oral, dentro do contexto de saúde, raça e gênero; d) desenvolver estratégias de leitura e compreensão em língua inglesa para fins instrumentais, a partir de discussões, recortadas por aspectos identitários e culturais.

Conteúdos Programados:Reading strategies: gêneros textuais, recursos tipográficos, scanning, skimming, cognatos; *Vocabulary: learning strategies and specific contexts. PRODUÇÃO ORAL (função social da língua) Produção oral com a utilização de funções sociais e estruturas simples, desenvolvidas no componente língua Inglesa dentro do contexto de saúde. Para tanto, a participação oral em sala de aula é de fundamental importância nesse componente. Também será proposto a gravação de um podcast, utilizado como ferramenta avaliativa (se houver tempo) GRAMMAR: To be “the heart”; Question Words - Introducing ourselves: asking and answering personal questions * Produção oral –personal information Present Tense – Adverbs of frequency / Time / Days of the week / Months / Year / Prepositions of time; *Produção oral – speak about your routine / personal information *Asking and answering questions about habits/routine: Present Tense - affirmative, negative, interrogative sentences *Produção oral – speak about someone’s routine / personal information d) Verbo there is/are versus verbo have *Produção oral – Describing places *Produção oral – what is happening in the pictures (scenes)/ future plans with present continuous *Future: going to *Produção oral – making plans / agenda Modal verbs: can, could, may, might, should, must, have to *Produção oral – giving suggestions and advice Describing ongoing activities: Present continuous; *Produção oral – tell me what is happening in the pictures/ scenes; what are you currently doing Future: going to *Produção oral – making plans / agenda Simple Past – is past in the past? *Produção oral – talking about past activities (last time you did something; last weekend; childhood; past experiences, etc)

Metodologia: A metodologia utilizada para a construção e desenvolvimento do componente Língua Inglesa Básica tem como fundamento basilar os cinco pilares da Educação a Distância propostos por Cardoso (2018): 1) ensino e aprendizagem pautados na perspectiva do Letramento Racial Crítico; 2) práticas de ensino centradas no desenvolvimento de competências e promotora de multi-habilidades; 3) colaboração e risco para se jogar em uma língua estranha-estrangeira; 4) ensino socioconstrutivista – a língua como função social para a cidadania; 5) os princípios da flexibilidade, interação e inclusão social Como base nisso, o processo de ensino-aprendizagem proposto visa a integrar as aprendizagens individuais e colaborativas, considerando o discente como individuo ativo, capaz de construir conhecimentos e de se integrar a uma comunidade de aprendizagem. O(a) aluno(a) tem um papel central no processo de ensino a distância, sendo o docente, o responsável por dialogar, acompanhar e mediar esse processo, conduzindo o estudante ao desenvolvimento das competências em um ciclo contínuo de aprendizagem. O componente de Língua Inglesa Básica será organizado em aulas assíncronas, fazendo uso de diferentes plataformas e recursos, tais como SIGAA, Google Meet, aplicativos e jogos, vídeos, textos, sites, etc. Serão realizados diferentes tipos de atividades, tais como videoaulas expositivas, fórum de discussão, chat, vídeos de demonstração e aplicação do conteúdo, produção de textos colaborativos e individuais, murais colaborativos e individuais, gravação de podcasts etc. Em relação a contabilização da frequência serão considerados os seguintes aspectos: 1) aulas síncronas – presença nas aulas, no dia e horário delimitado e 2) aulas assíncronas – leitura/visualização do conteúdo e realização das atividades até o prazo delimitado. Mediante o caráter da proposta dessa ementa, o/a discente deverá assumir o compromisso de se propor a participar das aulas de maneira efetiva, através dos recursos da plataforma e, isso implica no uso do microfone (aberto) para o registro da produção oral.

Inscrições de 02/09/2024 a 11/11/24, através do SIGRH: https://sistemas.ufrb.edu.br/sigrh/login.jsf

Precisa de Ajuda?
Web Rádio CFP