Em 2025, o Programa Universidade Aberta à Maturidade (PROMAT) celebra uma década de atuação na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, com resultados expressivos. A iniciativa já ofertou 439 vagas em 71 componentes curriculares e 13 atividades extensionistas, ampliando o acesso de pessoas com mais de 50 anos à vida universitária.
O PROMAT permite que o público da maturidade participe de aulas, grupos de pesquisa e projetos de extensão, garantindo o direito à aprendizagem ao longo da vida e promovendo o encontro entre gerações. As vagas são disponibilizadas semestralmente em edital publicado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC). As atividades formativas acontecem nos centros de ensino da UFRB e já beneficiaram participantes de 36 municípios, abrangendo sete territórios de identidade da Bahia.
“Celebrar uma década do PROMAT é reafirmar o compromisso da UFRB com uma educação verdadeiramente inclusiva e intergeracional. O programa simboliza a potência transformadora da extensão universitária, ao garantir às pessoas da maturidade o direito de acessar o conhecimento, circular nos espaços acadêmicos e participar ativamente da vida universitária. Trata-se de uma política que impacta diretamente os territórios e amplia as possibilidades de aprendizagem ao longo de toda a vida”, destaca o Pró-Reitor de Extensão e Cultura da UFRB, Danillo Barata.
Esse impacto também é percebido internamente. “O programa contribui para renovar práticas institucionais, tornando a burocracia mais inclusiva, promovendo integração efetiva entre ensino, pesquisa, extensão e políticas afirmativas, além de reforçar as ações de ampliação do acesso e da permanência no ensino superior”, avalia a pedagoga e coordenadora do programa, Tábata Figueiredo.
Regulamentado em 2025, o PROMAT passou a contar com um Núcleo Gestor composto por representantes de diversos setores da UFRB e dos territórios, incluindo pessoas da própria maturidade. A estrutura fortalece a governança participativa e sensível às demandas do público. A nova regulamentação também garantiu aos(às) participantes número de matrícula no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), assegurando acesso a serviços acadêmicos como a biblioteca.
A metodologia adotada pelo programa valoriza o encontro entre gerações e o compartilhamento de vivências, estimulando a construção colaborativa do conhecimento. Essa experiência tem incentivado muitas pessoas da maturidade a darem continuidade aos estudos e ingressarem como estudantes formais da instituição, reafirmando a UFRB como espaço inclusivo.
A edição de 2025 — a primeira após a institucionalização — registrou mais de 80 inscritos, distribuídos entre os campi de Cachoeira, Cruz das Almas, Feira de Santana, Santo Amaro e Santo Antônio de Jesus. Além de participarem de componentes curriculares e atividades extensionistas, os estudantes estiveram presentes em eventos acadêmicos como o Fórum Pró-Igualdade Racial e Inclusão Social e o Simpósio de Extensão da UFRB, fortalecendo sua integração às dinâmicas formativas da universidade.
O PROMAT é um programa institucional da PROEXC, que segue ampliando oportunidades e fortalecendo o compromisso da UFRB com uma universidade democrática, intergeracional e dedicada à educação ao longo de toda a vida.