Fechar
Notícias UFRB lança Plano de Dados Abertos para 2025-2026 com novas iniciativas para transparência
Acesso à Informação

UFRB lança Plano de Dados Abertos para 2025-2026 com novas iniciativas para transparência

Publicado: Quinta, 28 Agosto 2025 16:22 , Última Atualização: Quinta, 28 Agosto 2025 16:22 | Acessos: 6

Já está disponível para consulta o Plano de Dados Abertos (PDA) referente ao período 2025-2026 da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). O  PDA é um instrumento de planejamento e coordenação das ações voltadas à abertura de dados. No documento estão previstas as etapas de execução da publicação, a política de gestão dos dados abertos da Universidade e quais deles serão abertos, o plano de ação e a periodicidade da atualização dos dados. 

Entre os dados disponibilizados pelo PDA estão aqueles referentes à servidores(as) públicos(as), estudantes e aos projetos e gastos da universidade.  A definição de quais dados devem ser publicados é feita a partir das solicitações realizadas pelo Serviço de Informação ao Cidadão (SIC). 

A presidente da comissão responsável pela elaboração do PDA  2025-2026 e autoridade de monitoramento da LAI Lei de Acesso à Informação, Cristiane Pereira, explica que o Plano atual ampliou o número de conjuntos de dados disponibilizados de 11 para 45. Segundo ela, “essa abertura facilita o acesso da comunidade aos dados da UFRB, o que é fundamental para o controle social, além de servir de base para pesquisas e produção de conteúdo jornalístico”. 

Outra mudança significativa no PDA, apontada por Cristiane,  é  que a Ouvidoria passa a ser a única responsável pela publicação de dados. Dessa forma, busca-se evitar a descontinuidade na divulgação das informações e, assim, garantir que o portal de dados abertos da UFRB esteja sempre atualizado.

Para além de uma obrigação legal, a abertura de dados é uma ferramenta para construir uma administração pública mais transparente, eficiente e democrática. “Quando os dados são públicos, qualquer cidadão pode fiscalizar a administração. Isso ajuda a garantir que os recursos públicos estão sendo usados de forma eficiente e correta, combatendo a corrupção. É uma forma de democratizar a informação e dar poder de fiscalização à sociedade”, conclui Cristiane.

Como acessar os dados

A comunidade pode acessar os dados de forma simples e direta. Para isso, basta ir à página do Portal de Dados Abertos do Governo Federal e utilizar a barra de pesquisa ou navegar por categorias, como "servidores públicos", "finanças", "educação". Outra alternativa é usar a ferramenta de busca para encontrar conjuntos de dados específicos. Ao encontrar o dado procurado, é possível fazer o  download dos arquivos, que  podem ser lidos por qualquer programa de planilha eletrônica ou software de análise. 

Também é possível acessar diretamente o conjunto de dados abertos da UFRB por meio do Portal da universidade. Nos dois casos — portal do Governo Federal ou da universidade —  o acesso é público e gratuito. 

Consulte o Plano de Dados Abertos da UFRB para o biênio 2025-2026 na íntegra. 

Precisa de Ajuda?
Conheça a Rádio