Entre os dias 1 e 3 de setembro de 2025, o município de Amargosa receberá o I Seminário da Rede das Escolas Multisseriadas nos Territórios do Campo, das Águas e das Florestas (RedMulti). O evento acontecerá no Centro de Formação de Professores (CFP) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), será aberto ao público e contará com participação gratuita.
A RedMulti é resultado do projeto de pesquisa e extensão “Escolas multisseriadas nos territórios do campo, das águas e das florestas: entre precarizações, resistências e protagonismos na garantia do Direito à Educação”, financiado pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi). A iniciativa também é fruto de proposições discutidas na Diretoria de Políticas de Educação do Campo e Educação Ambiental (DIPECEA) e na Comissão Nacional de Educação do Campo (Conec).
O projeto é coordenado pela UFRB, por meio do Programa de Pós-Graduação em Educação do Campo (PPGEDUCAMPO), em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA), a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Universidade Federal de Goiás (UFG) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A ação conta ainda com o acompanhamento da Dipecea/Secadi/MEC, da Conec e o apoio do Fórum Nacional de Educação do Campo (Fonec).
O objetivo central do projeto é analisar a realidade das escolas multisseriadas no Brasil, investigando suas condições de funcionamento, práticas pedagógicas, resistências e inovações nos territórios do Campo, das Águas e das Florestas. Os resultados serão sistematizados em um relatório que pretende subsidiar a formulação de políticas públicas voltadas à garantia do Direito à Educação pública de qualidade para comunidades rurais, ribeirinhas e tradicionais.
O I Seminário da RedMulti pretende reunir gestores municipais, professores/as, pesquisadores/as, movimentos sociais, estudantes e representantes de órgãos de educação, para debater a realidade das escolas multisseriadas, compartilhar experiências e planejar as próximas etapas do projeto. A programação contará com mesas-redondas, apresentações culturais, relatos de experiências docentes e lançamento do Portal de Produções Acadêmicas sobre Escolas Multisseriadas.
Durante os três dias, o evento trará debates sobre o fechamento de escolas do campo, políticas públicas educacionais, práticas pedagógicas emancipadoras e perspectivas de fortalecimento da educação no campo. Também ocorrerão apresentações temáticas sobre alfabetização, currículo, agroecologia e gestão escolar em contextos multisseriados.
As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas por meio do formulário eletrônico. A participação é gratuita e os inscritos terão direito a um kit de materiais do evento.
O I Seminário da RedMulti representa um marco na articulação política e acadêmica em defesa das escolas multisseriadas, fortalecendo o protagonismo dos povos do Campo, das Águas e das Florestas na luta pelo acesso à educação pública, democrática e de qualidade.
Saiba mais em ufrb.edu.br/ppgeducampo/redmulti
Confira a programação:
1º Dia – Segunda-feira, 1º de setembro de 2025
9h00 Apresentação Cultural
9h30 Mesa 1 – Abertura Institucional
12h30 Almoço
13h30 Apresentação Cultural
14h00 – 15h45 Mesa 2
Escolas Multisseriadas nos Territórios do Campo, das Águas e das Florestas: entre precarizações, resistências e protagonismos na garantia do direito à Educação
15h45 Apresentação Cultural
16h00 – 17h30 Mesa 3
Direito à Educação e combate ao fechamento das escolas do campo
17h30 Apresentação Cultural
18h00 Encerramento do dia
2º Dia – Terça-feira, 2 de setembro de 2025
8h00 Apresentação Cultural
8h30 – 10h30 Mesa 4
Diagnóstico das condições de existência das Escolas Multisseriadas nos Territórios do Campo, das Águas e das Florestas
10h30 – 12h30 Mesa 5
Mapeamento de políticas, programas e práticas com as Escolas e Turmas Multisseriadas no Brasil: uma agenda de pesquisa
12h30 Almoço
13h30 Apresentação Cultural
14h00 – 15h30 Mesa 6
O Novo PRONACAMPO e as ações do MEC/SECADI para o fortalecimento das escolas multisseriadas
15h30 Apresentação Cultural
14h45 – 17h Mesa 7
Aula Inaugural do PPGEDUCAMPO 2025.2
Coord.: Ana Cristina Nascimento Givigi (UFRB e REdMulti)
17h Mesa 8
Lançamento do Portal de Produções Acadêmicas sobre Escolas Multisseriadas
19h00 Apresentação Cultural
3º Dia – Quarta-feira, 3 de setembro de 2025
8h30 Apresentação Cultural
9h00 – 11h00 Mesa 9
Professores/as de turmas multisseriadas: relatos sobre a docência em contextos heterogêneos
12h30 Almoço
13h30 Apresentação Cultural
14h00 – 17h00 Sessões Temáticas
Apresentação de Relatos de Experiências Selecionadas
Local: Salas do Pavilhão de Aulas do CFP/UFRB
Eixos temáticos:
17h00 Atividade Cultural
17h20 Encerramento Oficial do Evento
18h00 Atividade Cultural Final
Programação sujeita a alterações. Todas as atividades ocorrerão no Centro de Formação de Professores da UFRB – Campus Amargosa.