No dia 17 de julho, a Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE/UFRB) promoveu o II Encontro das Mulheres Negras da UFRB, reunindo estudantes, professoras e representantes de diversos centros da universidade. O evento foi marcado por intensas discussões e reflexões sobre a Marcha das Mulheres Negras, prevista para acontecer em novembro de 2025.
Além dos debates e trocas de experiências, o encontro foi palco do lançamento do Comitê Impulsionador da Marcha das Mulheres Negras da UFRB, instância que será responsável por organizar e mobilizar a comunidade universitária para a participação na marcha.
O Centro de Formação de Professores (CFP) esteve presente com sua comissão representada pelas professoras Yérsia Assis e Cândida Moraes, e pelas discentes Beatriz Maia Gomes, Geovana Andrade de Jesus e Nathaly Kézia de Souza Santos. Durante o encontro, a comissão do CFP apresentou propostas para articulação local, com o objetivo de envolver as mulheres negras do centro e do território do Vale do Jiquiriçá na construção coletiva rumo à Marcha de novembro.
O evento reafirmou o compromisso da UFRB com a luta antirracista e com a valorização das vozes das mulheres negras, fortalecendo redes e estratégias de mobilização dentro e fora da universidade.
Com informações de Yérsia Souza de Assis.
Confira as imagens.