A Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025, sancionada na última quinta-feira (10), manteve a tendência dos últimos dez anos, destinando recursos insuficientes para a educação superior. Essa medida afeta diretamente as instituições federais de ensino, que enfrentam restrições financeiras que comprometem sua autonomia.
No caso da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), o orçamento não contempla sequer a reposição inflacionária do período. Além disso, nos dois últimos exercícios, o Ministério da Educação (MEC) retirou recursos de investimento do orçamento, comprometendo a aquisição de materiais permanentes de natureza acadêmica e administrativa.
Com contratos estimados em R$ 34,7 milhões, a UFRB projeta um déficit de aproximadamente R$ 11 milhões para este período. Mantido esse cenário, as atividades acadêmicas e administrativas correm sério risco de inviabilização.
Diante desse contexto, a UFRB será obrigada a realizar ajustes em suas despesas. A Administração Central e os Centros de Ensino estão trabalhando em estreita colaboração para garantir que os ajustes necessários sejam feitos de forma a minimizar o impacto nas atividades da universidade.
Apesar dos desafios orçamentários, a UFRB segue comprometida com a qualidade acadêmica de suas ações de ensino, pesquisa e extensão.
Cruz das Almas, 15 de abril de 2025.
Reitoria da UFRB