Fechar
Notícias Prêmio Mulheres em Química está com inscrições abertas
Inscrições até 22/03/2024

Prêmio Mulheres em Química está com inscrições abertas

Publicado: Terça, 19 Março 2024 18:35 , Última Atualização: Terça, 26 Março 2024 21:59 | Acessos: 126
imagem sem descrição.

O "Prêmio Mulheres Brasileiras na Química", uma iniciativa da American Chemical Society e da Sociedade Brasileira de Química, tem como objetivo promover a igualdade de gênero, com foco na comunidade química brasileira, e reconhecer o impacto da diversidade na pesquisa científica em química. Assim, o prêmio busca reconhecer mulheres cientistas com contribuições relevantes e pesquisas de destaque no campo da química e ciências afins.

O prêmio é concedido em três categorias: "Líder Emergente em Química e Ciências Correlatas", "Liderança na Indústria" e "Liderança na Academia". O prêmio é patrocinado pela CAS e ACS Publications, duas divisões da ACS, e as inscrições são analisadas em conjunto pela SBQ e pela ACS.

O prêmio oferecerá a cada vencedora:

  • Um prêmio em dinheiro no valor de US$ 2.000;
  • Um ID de acesso ao SciFinder válido por um ano;
  • Filiação à ACS e SBQ pelo período de um ano;
  • Um certificado do prêmio em inglês;
  • Uma placa de homenagem em português;
  • Cobertura na C&EN e no Boletim SBQ, bem como nas redes sociais oficiais da SBQ e do Núcleo Mulheres SBQ.
  • Inscrição gratuita para um curso oferecido pelo ACS Institute.

Qualquer pessoa que se identifique como mulher é bem-vinda para se candidatar aos prêmios, que serão dados em três categorias:

Líder Emergente em Química e Ciências Correlatas: Este prêmio reconhecerá as realizações de uma jovem cientista ou empreendedora notável na Química ou em áreas relacionadas. Esta líder emergente excepcional deverá ter até 40 anos de idade, ou não ter concluído seu doutorado há mais de 10 anos, completados em 2023. Em caso de maternidade, para uma licença-maternidade acrescentam-se dois anos ao limite de idade ou ao período após a conclusão do doutoramento. Para duas ou mais licenças-maternidade, acrescentam-se três anos. As indicações serão avaliadas de acordo com três aspectos principais: (a) campo do ensino, com base nas atividades da candidata relacionadas ao ensino e orientação de discentes de graduação e pós-graduação; (b) campo da pesquisa, com base na contribuição da candidata para o avanço da ciência e da sua área de pesquisa, avaliada por meio de seus artigos científicos publicados de forma independente (como autora correspondente), patentes, apresentações em congressos e palestras, e (c) atividades de extensão e projetos sociais, alinhados à comunicação pública da ciência e às ações de promoção da equidade de gênero na ciência.

Requisitos mínimos para esta categoria:

  • Cinco artigos publicados (como autora correspondente) em periódicos científicos indexados no JCR;
  • Quatro teses de doutorado e/ou dissertações de mestrado defendidas como orientadora principal;
  • Quatro palestras plenárias apresentadas fora da instituição de origem;
  • Um projeto (como coordenadora) aprovado por uma agência de fomento.

Liderança na Indústria: Este prêmio reconhecerá uma mulher que trabalhe nas indústrias química, farmacêutica ou de biotecnologia, cujas pesquisas e inovações criativas tenham gerado descobertas que contribuíram para o sucesso comercial e o benefício da sociedade. As indicações serão avaliadas de acordo com quatro aspectos principais: (a) campo da inovação, com base em patentes depositadas e produtos ou processos desenvolvidos; (b) campo da liderança, baseado na coordenação de equipes, projetos ou grupos de trabalho, na transferência de conhecimento para suas equipes e grupos de trabalho ou na criação de start-ups; c) reconhecimento profissional, com base em prêmios, destaques e promoções dentro e fora da sua empresa; (d) campo da interação externa, baseado no desenvolvimento de projetos de pesquisa em parceria com universidades, instituições de pesquisa e empresas parceiras.

Requisitos mínimos para esta categoria:

  • Um artigo publicado (como autora principal) em periódicos científicos indexados no JCR;
  • Duas patentes submetidas a órgãos nacionais ou internacionais de propriedade intelectual;
  • Desenvolvimento de soluções inovadoras (novos produtos, serviços, processos etc.) que são/foram comercialmente viáveis – é necessária documentação comprobatória.

Liderança na Academia: Este prêmio reconhecerá uma mulher com uma carreira consolidada na academia e cuja contribuição para a pesquisa científica na Química tenha um impacto global e social. As indicações serão avaliadas de acordo com três aspectos principais: (a) campo do ensino, com base nas atividades da candidata relacionadas ao ensino e orientação de alunos de graduação e pós-graduação; (b) campo da pesquisa, com base na contribuição da candidata para o avanço da ciência e da sua área de pesquisa, avaliada por meio de seus artigos científicos publicados de forma independente (como autora correspondente), patentes, apresentações em congressos e palestras, e (c) atividades de extensão e projetos sociais, alinhados à comunicação pública da ciência e às ações de promoção da equidade de gênero na ciência.

Requisitos mínimos para esta categoria:

  • 25 artigos publicados (como autora correspondente) em periódicos científicos indexados no JCR;
  • 20 teses de doutorado e/ou dissertações de mestrado defendidas como orientadora principal;
  • 10 palestras plenárias apresentadas fora de sua instituição de origem;
  • Cinco projetos (como coordenadora) aprovados por agências de fomento.

Inscrições e demais informações, acesse: www.acs.org/funding/

Com informações da American Chemical Society.