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PÓS-GRADUAÇÃO

CFP/UFRB tem credenciamento aprovado no PROFQUI - Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional

Publicado: Quinta, 22 Dezembro 2022 18:46 , Última Atualização: Quarta, 15 Fevereiro 2023 14:45 | Acessos: 342

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio do Centro de Formação de Professores (CFP), e da Coordenação do Curso de Licenciatura em Química, obtiveram aprovação no credenciamento do Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional - PROFQUI.

O funcionamento do curso está previsto para 2024 no Centro de Formação de Professores (CFP) no campus de Amargosa.

O Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional – PROFQUI é formado por uma rede de Instituições de Ensino Superior, no contexto da Universidade Aberta do Brasil/Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), e coordenado pelo Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro, tendo a cogestão da Sociedade Brasileira de Química (SBQ) e o apoio das Instituições Associadas.

O PROFQUI tem como foco proporcionar formação continuada, qualificada e atualizada em Química, considerando-se temas de pesquisa, desenvolvimento de produtos e material didático que seja relevante para os professores em pleno exercício da docência em educação básica do país.

INGRESSO

O PROFQUI realiza seleções anuais, regulamentadas em edital que descrevem orientações e informações necessárias para a realização do Exame Nacional de Acesso ao programa.

AVALIAÇÃO CAPES

O PROFQUI foi recomendado pela CAPES, reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e validado pelo Ministério da Educação com nota 4.

PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

O PROFQUI vem de encontro ao Plano Nacional de Educação (PNE), Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, cuja análise diagnóstica indicou que a qualidade do ensino só poderá acontecer se houver a valorização dos profissionais do magistério, a qual só será alcançada por meio de uma política global capaz de articular a formação inicial, as condições de trabalho, o salário, a carreira e a formação continuada. O mesmo documento coloca em sua Meta 16: formar em nível de pós-graduação, 50% (cinquenta por cento) dos professores de Educação Básica, até o último ano de vigência deste PNE, e garantir a todos (as) os (as) profissionais de Educação Básica formação continuada em sua área de atuação.