Fechar
Evento

Workshop: From Linguistic Research to Classroom Practice

08/12 13:00 15:00

MS Teams - Inscrições até 26 de novembro

Acessar Site do Evento

Este workshop visa promover o diálogo aberto sobre os métodos atuais de ensino de gramática, com ênfase especial nas experiências do Brasil e do Reino Unido. Organizado por meio de uma parceria entre pesquisadores de diversas instituições do Brasil e do Reino Unido, o evento busca unir educadores e linguistas interessados ​​em explorar novas abordagens críticas e inclusivas para o ensino da linguagem, especificamente o ensino e a aprendizagem da gramática.

As sessões explorarão como a pesquisa linguística pode aprimorar a prática em sala de aula em diversas áreas-chave relevantes para o ensino e a aprendizagem da gramática, incluindo:

  • Áreas linguísticas fundamentais, como semântica (o estudo e a construção do significado), sintaxe e morfologia (a estrutura de frases e palavras)
  • Multimodalidade
  • Interação
  • Multilinguismo
  • Variação linguística e mudança linguística
  • Gramática em contexto
  • Gramática sob a perspectiva de diversas abordagens teóricas, as relações entre a teoria linguística e a prática educacional
  • Abordagens decoloniais para o ensino de gramática

Este workshop será de interesse para professores de línguas do ensino fundamental, médio e superior, pesquisadores e outros profissionais da área da linguagem, bem como para estudantes com interesse no ensino de línguas e/ou linguística.

Por favor, inscreva-se através deste formulário até 26 de novembro de 2025. Em caso de dúvidas, entre em contato com os organizadores, Dra. Isis Barros ou Prof. Sascha Stollhans.

 

Programação: 

1 de Dezembro 2025 

Session 1 (4-5pm) – Linguistic theories and active methodologies 

  • Thomas Hammond & Clare Wright – Linguistic theories and grammar teaching: Two applications 
  • Eloisa Pilati – Active Linguistic Learning and Gramaticoteca: changing theoretical and methodological ways of teaching grammar 

Session 2a (5-6pm) – Experimental approaches

  • Marcus Maia – Eye-tracking Syntax in Language Education 

Session 2b (5-6pm) – Metacognitive and semantic approaches to grammar in Basic Education 

  • Julio William Curvelo Barbosa – Linguistics-based teaching is not teaching Linguistics: towards metacognitive approaches for grammar teaching in the Brazilian educational context 
  • Thayse Letícia Ferreira – The place of Semantics in Basic Education: theory and practice 

8 de Dezembro 2025 

Session 3 (4-5pm) – Multilingualism and intercultural perspectives 

  • Judith Eberharter – Dialects in German as a Foreign Language (DaF) Teaching: Application and (Language) Political Considerations 
  • Sávio Siqueira – Rethinking grammar teaching in EFL classrooms: Insights from an ELF-aware perspective 

Session 4a (5-6pm) – Language variation and standards in teaching Portuguese  

  • Silvia Rodrigues Vieira – The concept of standard in perspective: the impact on the teaching of Portuguese 
  • Lanuza Lima – The Sociolinguistic Approach to the Teaching of Brazilian Portuguese: Morphosyntactic Variation in the Classroom 

Session 4b (5-6pm) – Research-informed innovation in grammar teaching

 

  • Michelle Sheehan, Alice Corr, Sascha Stollhans – How linguistics can support grammar teaching: the Linguistics in Modern Foreign Languages project and its implementation in the UK  
  • Ana Carolina de Castro – Active Language Learning and the Development of Technologies for Linguistic Assessment: The PREVIA Platform 

Evento publicado em: 12/11/2025

Powered by ChronoForms - ChronoEngine.com

Precisa de Ajuda?
Conheça a Rádio