Evento
Workshop: From Linguistic Research to Classroom Practice
08/12 13:00 15:00
MS Teams - Inscrições até 26 de novembro
Acessar Site do Evento
Este workshop visa promover o diálogo aberto sobre os métodos atuais de ensino de gramática, com ênfase especial nas experiências do Brasil e do Reino Unido. Organizado por meio de uma parceria entre pesquisadores de diversas instituições do Brasil e do Reino Unido, o evento busca unir educadores e linguistas interessados em explorar novas abordagens críticas e inclusivas para o ensino da linguagem, especificamente o ensino e a aprendizagem da gramática.
As sessões explorarão como a pesquisa linguística pode aprimorar a prática em sala de aula em diversas áreas-chave relevantes para o ensino e a aprendizagem da gramática, incluindo:
- Áreas linguísticas fundamentais, como semântica (o estudo e a construção do significado), sintaxe e morfologia (a estrutura de frases e palavras)
- Multimodalidade
- Interação
- Multilinguismo
- Variação linguística e mudança linguística
- Gramática em contexto
- Gramática sob a perspectiva de diversas abordagens teóricas, as relações entre a teoria linguística e a prática educacional
- Abordagens decoloniais para o ensino de gramática
Este workshop será de interesse para professores de línguas do ensino fundamental, médio e superior, pesquisadores e outros profissionais da área da linguagem, bem como para estudantes com interesse no ensino de línguas e/ou linguística.
Por favor, inscreva-se através deste formulário até 26 de novembro de 2025. Em caso de dúvidas, entre em contato com os organizadores, Dra. Isis Barros ou Prof. Sascha Stollhans.
Programação:
1 de Dezembro 2025
Session 1 (4-5pm) – Linguistic theories and active methodologies
- Thomas Hammond & Clare Wright – Linguistic theories and grammar teaching: Two applications
- Eloisa Pilati – Active Linguistic Learning and Gramaticoteca: changing theoretical and methodological ways of teaching grammar
Session 2a (5-6pm) – Experimental approaches
- Marcus Maia – Eye-tracking Syntax in Language Education
Session 2b (5-6pm) – Metacognitive and semantic approaches to grammar in Basic Education
- Julio William Curvelo Barbosa – Linguistics-based teaching is not teaching Linguistics: towards metacognitive approaches for grammar teaching in the Brazilian educational context
- Thayse Letícia Ferreira – The place of Semantics in Basic Education: theory and practice
8 de Dezembro 2025
Session 3 (4-5pm) – Multilingualism and intercultural perspectives
- Judith Eberharter – Dialects in German as a Foreign Language (DaF) Teaching: Application and (Language) Political Considerations
- Sávio Siqueira – Rethinking grammar teaching in EFL classrooms: Insights from an ELF-aware perspective
Session 4a (5-6pm) – Language variation and standards in teaching Portuguese
- Silvia Rodrigues Vieira – The concept of standard in perspective: the impact on the teaching of Portuguese
- Lanuza Lima – The Sociolinguistic Approach to the Teaching of Brazilian Portuguese: Morphosyntactic Variation in the Classroom
Session 4b (5-6pm) – Research-informed innovation in grammar teaching
- Michelle Sheehan, Alice Corr, Sascha Stollhans – How linguistics can support grammar teaching: the Linguistics in Modern Foreign Languages project and its implementation in the UK
- Ana Carolina de Castro – Active Language Learning and the Development of Technologies for Linguistic Assessment: The PREVIA Platform
Evento publicado em: 12/11/2025