Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
Notícia

INED realiza última Eleição da sua Diretoria em reunião histórica

Publicado: Terça, 29 Outubro 2024 15:05

No dia 22 de outubro, na Sala de Reuniões do CETENS, realizou-se um momento histórico: a última Sessão Ordinária do Conselho Diretor do Instituto de Educação e Desenvolvimento (INED). Um dos pontos de pauta foi a eleição da Diretoria do Instituto, que apresentou apenas uma proposta, sendo aprovada por unanimidade, a seguinte composição: Presidente Josué da Silva Mello, Vice-Presidente Obede Rocha Fontes, Secretário André Luiz Matos, Tesoureiro Edson Ferreira Leite e Assessor Técnico Frederico José Coppello Maciel, resultado correspondente ao Mandato do Triênio 2024 a 2027.

Participaram desta reunião todos os membros do Conselho e os convidados Rolemberg Guimarães, Diretor de Relações Institucionais do Centro das Indústrias de Feira de Santana, Professor Jacson Machado, Diretor do CETENS, bem como a Professora Tatiana Velloso, primeira Professora do CETENS, Diretora de implantação do campus da UFRB de Feira de Santana e, embora atualmente seja a Primeira-Dama do Estado, permanece na docência e liderando Projetos de Pesquisa e de Extensão na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Em sua fala, a Professora Tatiana Velloso rememorou as suas vivências desde a infância, no espaço que hoje é ocupado pelo CETENS e recentemente doado em definitivo pelo INED para a UFRB.

O Professor Jacson Machado também teve a fala franqueada e, na oportunidade, ele agradeceu ao Conselho pela doação do patrimônio e pela responsabilidade de dar seguimento ao legado do Serviço de Integração do Migrante (SIM), que é oferecer para a sociedade uma educação pública, gratuita e de qualidade. Ele também informou aos presentes que recentemente a Direção do CETENS foi convidada pelo Instituto Pensar Feira para participar de uma reunião com o Senador Ângelo Coronel, Relator Geral do Orçamento da União para o ano 2025, que tem como prioridade de mandato o fortalecimento de cada município da Bahia.

O objetivo deste encontro foi pedir apoio político ao Senador para a implantação de uma Universidade Federal em Feira de Santana, considerando a relevância econômica, social e política do município mais populoso do interior das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sul do Brasil. Além de ocupar o sexto lugar entre os maiores municípios do interior do país, Feira tem uma população superior à de oito capitais estaduais.

Enquanto capital de sua Região Metropolitana, Feira de Santana influencia e atende diretamente demandas de diversas ordens de mais de cem municípios baianos. Logo, ter uma Universidade Federal em Feira de Santana é essencial para fortalecer o desenvolvimento econômico, social e cultural da segunda maior cidade da Bahia, atendendo demandas educacionais e profissionais de toda a região.

registrado em:
Fim do conteúdo da página