Práticas de Observação e Interpretação do Cotidiano Escolar

Minicurso organizado pelo Prof. Ricardo Henrique Resende Andrade (Filosofia UFRB/NUPEF).
O minicurso propõe uma introdução aprofundada ao uso de técnicas etnográficas na observação do estágio supervisionado escolar, compreendendo a escola como espaço cultural e lócus privilegiado de produção de significados. A partir da tradição da antropologia interpretativa e dos estudos da etnografia da prática escolar, serão discutidos os fundamentos teóricos e metodológicos da observação participante, do registro sistemático e da análise interpretativa do cotidiano educativo.
O curso buscará articular os pressupostos da descrição etnológica à prática formativa do futuro docente, possibilitando a compreensão hermenêutica das interações escolares e dos múltiplos códigos culturais que estruturam a vida pedagógica. Para tanto, enfatizar-se-á a dimensão ética da pesquisa de campo, bem como o papel do estágio supervisionado como campo investigativo e crítico, em que a etnografia se torna não apenas uma técnica de pesquisa, mas também um recurso reflexivo de formação docente.
João Caetano Brandão Andrade é antropólogo, Mestre e Doutorando em Antropologia pelo PPGA/UFBA, com estágio de pesquisa na Universidade de Barcelona.