Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Ingressantes

Questionário para Alunos Ingressantes

O Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Filosofia da UFRB convida o Aluno Ingressante para responder o Questionário para Ingressantes - Semestre 2024.1. As informações detalhadas colhidas aqui são sigilosas e servirão de banco de dados para que o NDE e o Colegiado do Curso possam desenvolver ações de acompanhamento ao estudante durante o Curso.


Trabalho de acolhida e acompanhamento

O (NDE) e o Colegiado de Filosofia fazem um acompanhamento do Aluno Ingressante desde o primeiro semestre. Na primeira semana, o Colegiado realiza, tradicionalmente, entre outras atividades: apresentação estrutural e funcional da Universidade e do Curso, apresentação do seu Corpo Docente, convida um professor para realizar uma aula inaugural do semestre e aplica anualmente um questionário sócio-econômico para conhecer melhor o perfil e a particularidade do seus Alunos Ingressantes naquele ano para desenvolver ações de acompanhamento.

O acompanhamento é feito de modo mais sistemático através dos dados gerados pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades (SIGAA), que é uma plataforma com registro da vida acadêmica do estudante (faltas, lançamentos de notas, histórico, matrículas, etc.) fornecida pela Universidade. Além disso, o NDE desenvolve o Projeto de Tutoria Acadêmica que permite acompanhar o aluno de modo mais personalizado, em pequenos grupos sob supervisão de um professor tutor, semestralmente, do primeiro semestre até o final da graduação.


Perfil do Ingressante no Curso

O Questionário para Ingressantes, aplicado pelo Colegiado anualmente desde 2018, sob responsabilidade do NDE a partir de 2021, tem mostrado, de modo geral, que o estudante do Curso de Filosofia da UFRB é, em sua maioria (acima de 77%) de família cuja renda é de até um salário mínimo; é negra ou parda (mais 70%); oriunda de Escola Pública (acima 90%); e reside no Estado da Bahia (mais 90%).

 

Fim do conteúdo da página