Os desafios da Filosofia no Ensino Fundamental no contexto da matriz curricular da escola Eustáquio Alves Santana - BA
Neste encontro será apresentado um relato da trajetória do ensino de Filosofia nos anos finais do Ensino Fundamental na rede municipal de Camaçari-Ba. Será apresentada como uma experiência pioneira e bem sucedida, que já dura 21 anos, reflete sobre o processo de implantação da Filosofia como disciplina da parte diversificada do currículo de Camaçari para turmas do 6⁰ ao 9⁰ ano. Apresenta, também, outras possibilidades de inserção em conformidade com a legislação vigente. E reflete sobre os desafios que envolvem implantação, a estruturação e a luta pela permanência da Filosofia no currículo, apontando possíveis estratégias de fomento e resistência, como a construção de documentos norteadores tais como Referencias e Matrizes Curriculares, a articulação das diversas entidades educacionais e da comunidade acadêmica ligada à Filosofia no acompanhamento e defesa dos movimentos de implantação, a necessidade de levar a luta ao âmbito político e a visibilidade de exemplos bem sucedidos como o de Camaçari, que podem servir de modelo para outras redes de ensino.